O que foi a Bolsa Incentivo-Arte?
O Programa de Bolsa Incentivo-Arte da UEM teve o objetivo de incentivar a participação e produção artística de acadêmicos e da comunidade local e regional, e foi uma importante iniciativa para estimular e apoiar atividades relacionadas à Arte na Universidade. Por meio dele, desde 1997, tanto estudantes quanto membros da comunidade externa tiveram a oportunidade de se dedicar a ações no campo artístico que trazem diversos benefícios nos âmbitos pessoal, acadêmico e artístico para esses participantes.
Entre esses benefícios, estão incluídos o aprimoramento de habilidades técnicas e artísticas, o desenvolvimento de habilidades interpessoais, a criação de um portfólio artístico, a profissionalização na área artística e o incentivo à produção e circulação de artefatos artísticos. Além disso, fortalecer e promover a divulgação dessas atividades artísticas também trouxe vantagens institucionais para a UEM, que consolidou sua imagem como promotora de Arte e de Cultura.
O Programa, durante a sua vigência, atendeu inúmeros grupos, entre eles: Grupo de Artes Visuais - APIS, Grupo Parafolclórico Fogança, Grupo Oficina de Dança, Grupo de Teatro Universitário - TUM, Grupo TAP de Sapateado e o Grupo Núcleo de Teatro de Bonecos.
A importância do Programa Bolsa Incentivo-Arte foi indispensável e possibilitou a continuidade da produção de cultura na UEM por mais de duas décadas.
Nesse contexto, para expandir o trabalho de incentivo do programa, percebeu-se a necessidade de atualização do Programa de Bolsa Incentivo-Arte para refletir a realidade atual da instituição e garantir que o programa chegue ao público-alvo adequado ー isto é, aqueles(as) que necessitam de bolsas para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo da Arte.
Então, no ano de 2024, foi transformado em PIBIART (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Arte), para que, desta forma, continue fomentando a continuidade das atividades artístico-culturais.
Segue abaixo o registro dos últimos anos de vigência da Bolsa quando ainda nomeada Incentivo-Arte.
RESOLUÇÃO No 286/2003-CAD
Aprova Regulamento de Bolsa-Incentivo e revoga a Resolução 112/2001-CAD.