A Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá foi fundada em 1987, parte integrante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ainda que chamada, na época, de DPD (Departamento de Produção e Difusão Cultural). Lá, começaram a acontecer os cursos de extensão e formaram-se os grupos artísticos que por muitos anos teceram a história da cultura na Universidade: Fogança, Oficina de Dança, Grupo Apis, Grupo Terra, Grupo TUM e Grupo TAP UEM. Além disso, o Coral Universitário surgiu junto com a Escola de Música (EMU), e permanece até hoje fortemente na Universidade. Os grupos, juntamente com os cursos de extensão vinculados com a cultura na UEM, fomentavam diversas linguagens artísticas para a extensão universitária: música, dança, teatro, artes plásticas, culturas populares etc.
Por muitos anos, inúmeros alunos/as passaram pelos grupos e pelos cursos de extensão que foram ofertados por tanto tempo na UEM. Todos/as criaram histórias e memórias que construíram a arte e a cultura na UEM, que contribuíram para a existência de uma Diretoria de Cultura.
Com isso, o projeto Memórias DCU surge para, muito respeitosamente e cuidadosamente, trazer a Memória que construiu essa Diretoria. Por meio de pesquisas, tanto por meio digital, quanto por inúmeros arquivos encontrados na própria DCU, levantamos dados para iniciar esse projeto.
O projeto Gira Cultura visa circular ações culturais e intervenções artísticas entre os campi regionais da UEM, buscando integrar a comunidade acadêmica e externa de todas as regiões onde a UEM está presente. As ações são realizadas por meio de parcerias entre a Diretoria de Cultura, os campi regionais e as prefeituras dos municípios envolvidos.
A SAU surgiu em 1995 com o objetivo de acessar a comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do compartilhamento das atividades artísticas desenvolvidas dentro da Universidade. Ao longo das edições, o evento integrou apresentações de vários grupos artísticos de Maringá e ocupou diversos espaços culturais da cidade, como o teatro Calil Haddad, o Museu da Bacia do Paraná e o SESC Maringá. Reconhecendo a importância do evento, sua influência na cidade e sua potência histórica, a DCU propõe o resgate e a atualização do evento em 2024, 20 anos após sua última edição.
Como uma iniciativa do Diretório Central de Estudantes (DCE) há mais de 10 anos, e em parceria com a Diretória de Cultura (DCU), ao torná-lo um evento de extensão oficial e contínuo, estudantes de todos os cursos trabalham para ampliar o acesso à arte e cultura para a Universidade através do PALCO LIVRE.
Atuamos na frente do Restaurante Universitário (RU), num palco modesto e acolhedor, todas as quintas-feiras, às 11h30. Vem ver a gente! Convide amigos/as que gostariam de participar, o microfone é aberto para todos/as!
Aguardamos ansiosamente a sua participação.
A Semana de Integração das Artes e Comunicação é produzida pela Diretoria de Cultura e os cursos de graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios e Música da Universidade Estadual de Maringá.
O evento tem o intuito de recepcionar os(as) novos(as) estudantes e integrar os cursos envolvidos à programação da Calourada da UEM.
O EAEX (Encontro Anual de Extensão Universitária UEM) é um evento multidisciplinar que reúne áreas fundamentais da produção do conhecimento, incluindo Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.
Este encontro integra os projetos de extensão da Universidade Estadual de Maringá, e a Mostra de Artes proporciona que as ações desenvolvidas nos projetos de extensão em arte e comunicação possa compartilhar seus construtos artísticos, mostrando inovações, colaborações interdisciplinares e soluções para desafios contemporâneos no campo da arte e a edcuação.
Esse projeto de extensão, coordenado pelo violonista Jairo Botelho, busca cultivar as formações cameristas diversas, de suaves duos até poderosos quartetos, compartilhando suas pesquisas, treinamentos e repertórios em diversos teatros e espaços culturais de Maringá.