DNA Recombinante

O que é DNA recombinante?

São moléculas de DNA produzidas a partir da combinação de sequências de DNA proveniente de diferentes fontes.

A técnica central da metodologia do DNA recombinante é a clonagem molecular.

A tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas que permitem a manipulação do DNA.

Denominadas de endonucleases de restrição. São enzimas bacteriana que reconhecem sequências de pares de bases específicas na molécula de DNA e as cortam nesses pontos.

Muito antes dessa tecnologia, Gregor Mendel demonstrou a existência a recombinação do DNA (1866) por meio de seus experimentos envolvendo o cruzamento de ervilhas. Qualquer organismo vivo (gerado por reprodução sexuada) é um “recombinante” do DNA de seus pais. Nesse caso a recombinação ocorre de forma aleatória.

A combinação de diferentes fragmentos de DNA de forma controlada só foi possível após a descoberta das enzimas de restrição e das DNA ligases, na década de 60. Elas serviram de base para tecnologia do DNA recombinante.

Aplicações

Tais descobertas acarretaram em uma revolução tecnológica no início da década de 1970. Utilizando as enzimas recém descobertas, os cientistas, pela primeira vez, conseguiram manipular o DNA. A partir de então, isolar e manipular genes se tornou uma realidade.

A grande vantagem dessa técnica é a rapidez para selecionar as características desejadas. Antes, na agricultura, dependíamos da aplicação das leis de Mendel para melhorarmos geneticamente as plantas por meio da seleção de características de interesse e do cruzamento entre indivíduos com essas características. A ideia era que, com sorte, a planta filha herdasse dos pais os aspectos desejáveis.

Com a tecnologia passou a ser possível selecionar essa característica e incluí-la na planta, evitando um enorme número de cruzamentos vegetais que, a depender da espécie, poderiam levar anos ou até décadas para gerar o resultado esperado.

Essa inovação foi, sem dúvida, um divisor de águas para a biologia molecular. A partir dela, os cientistas passaram a ter controle sobre os genes que resultam em diversas características.

Resultados do dna recombinante

São resultados da técnica:

  • Clonagem gênica

– Bactérias que produzem Insulina para pacientes com diabetes ou o hormônio do crescimento, importante para crianças diagnosticadas com nanismo.

– Produção de proteínas que, após purificadas e analisadas, podem se tornar produtos farmacológicos.

– Sequenciamento de DNA, testes de paternidade e análise forense de crimes.

– Estudo da função de genes das mais diversas espécies em animais modelos.

– Produção de animais e plantas transgênicas.

– Tratamento de doenças através da terapia gênica.

Pesquisadores

  1. Mayke Gabriel Marques Barga
  2. Ruan Pablo Brito dos Santos
  3. Rubens Ribeiro Reis Junior
  4. Robert Costa dos Santos
  5. Tarcisio Pinheiro da Cruz