Sustentabilidade

Compreende a preservação e manutenção do meio ambiente, cujo principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade. 

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica

Segundo a Resolução Nº 400/2021 do CNJ

As ações ambientalmente corretas devem ter como objetivo a redução  do impacto no meio ambiente, tendo como premissas a redução do consumo, o  reaproveitamento e reciclagem de materiais, a revisão dos modelos de padrão de consumo  e a análise do ciclo de vida dos produtos. 

As ações economicamente viáveis devem buscar critérios de  eficiência contínua dos gastos, levando em consideração a real necessidade da  compra/contratação dentre as propostas mais vantajosas (análise custo-benefício) para  sustentação da instituição, tendo em vista as inovações nos processos de trabalho.

As ações socialmente justas e inclusivas devem fomentar na  instituição e em ações externas a adoção de comportamentos que promovam o equilíbrio  e o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de atividades voltadas ao cuidado  preventivo com a saúde, acessibilidade e inclusão social dos quadros de pessoal e auxiliar.

As ações culturalmente diversas têm como objetivo respeitar a  variedade e a convivência entre ideias, características, gêneros e regionalismos no  ambiente de trabalho.