A Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (SSAI) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região já realiza o recolhimento de plástico, papel, vidro e metal que são destinados à reciclagem. Agora, a SSAI está promovendo a expansão da coleta desses materiais em todas as unidades do Tribunal. O objetivo é ampliar o número de unidades com coletores. Os materiais recolhidos são destinados a cooperativas, que realizam o processo de reciclagem.
Além dos coletores coloridos, localizados no térreo do prédio-sede no Cais do Apolo, e que contam com compartimentos específicos para cada um dos materiais descartados, a SSAI também trabalha com os coletores azuis para o descarte de papéis de escritório (papel comum, cartolina, papel cartão etc).
Conheça os pontos de coleta seletiva já existentes no TRT-6
1ª e 2ª VTs de Barreiros
1ª e 2ª VTs de Igarassu
1ª e 2ª VTs de Paulista
1ª, 2ª e 3ª VTs de Petrolina
Prédio da Escola Judicial e do Memorial (Espinheiro)
Prédio-Sede (Cais do Apolo)
A SSAI sugere que o descarte das embalagens oriundas das refeições realizadas no prédio-sede seja direcionado a esses coletores e não ao lixo comum.
Eletrônicos e Pilhas
O TRT-6 mantém, no térreo da Sede do Cais do Apolo, e nas unidades de Olinda, Petrolina, Ejud-6 / Memorial coletores para o descarte de pilhas e eletrônicos, podendo ser utilizados pelo público interno e por toda a sociedade.
Devido ao seu potencial de contaminação ambiental, as pilhas e baterias possuem um fluxo específico de descarte, no qual elas são armazenadas em recipientes apropriados e, posteriormente, levadas para locais que realizam a reciclagem segura desses materiais.
TRT-6 entrega pilhas para reciclagem
Óleo de cozinha
O Tribunal participa do projeto Mundo Limpo Vida Melhor, desenvolvido pela empresa ASA. O programa consiste em reutilizar óleos de frituras na fabricação de sabão, reduzindo o impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do insumo e, ao mesmo tempo, colaborando com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), pois reverte recursos financeiros provenientes da reciclagem para essa entidade.
As pessoas que desejarem colaborar devem, após usar o óleo de cozinha, armazená-lo em uma garrafa PET, ao invés de jogá-lo no ralo, e depois trazer o recipiente para o ponto de coleta seletiva na Sede do Cais do Apolo.
Lacres
Também é realizada no prédio-sede do TRT-6 a coleta de lacres de latas que, além de serem reciclados, são utilizados para beneficiar instituições sem fins lucrativos. Recentemente, o Tribunal, em parceria com as instituições Tia Sônia e Lacre do Bem, realizou a entrega de uma cadeira de rodas para a Associação Rodas da Liberdade, fruto da coleta de lacres - cada cadeira é trocada por 105 kg de lacres recolhidos
TRT-6 faz doação de cadeira de rodas para associação beneficente
Tampinhas de garrafa PET
Outra ação de gerenciamento de resíduos promovida pelo TRT-6 é a coleta de tampinhas de garrafa PET. Assim como os lacres de latas, as tampinhas são destinadas para instituições sem fins lucrativos. Essas instituições, por sua vez, trocam as tampinhas por recursos financeiros que as ajudam na manutenção das atividades desenvolvidas.
A última instituição beneficiada por essa ação foi o Grupo de Apoio às Crianças Carentes com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). Ao todo, foram doados 107 kg de tampinhas.
TRT-6 doa 107 quilos de tampinhas de garrafas plásticas para o GAC-PE
Nos próximos meses, a SSAI estará promovendo a expansão e a revitalização desses espaços de gestão de resíduos. Todas estas ações fazem parte do Plano de Logística Sustentável do TRT-6.
Contribua com a gestão de resíduos sólidos do TRT-6. Convide a sociedade para a promoção do descarte responsável desses materiais aqui na nossa instituição !
Informações adicionais
Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (SSAI)
🕿 (81) 3225-1301