O acervo físico do Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região está aberto ao público e fica localizado no 4º andar do Edifício Fórum, na Sede do Tribunal. É composto por fotografias, insígnias, medalhas e objetos distintivos de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, livros, cartazes, panfletos, mobiliário e outros objetos conexos com a memória do judiciário trabalhista capixaba. Conta ainda com um acervo de documentos: livros de atas de audiência de junta de conciliação, atas de audiência de dissídios coletivos, livros de ofícios expedidos pelas juntas de conciliação e julgamento, livros de ponto, de protocolo, brochuras e fragmentos de jornais e certificados. Compõe também o fundo documental do Memorial, um acervo de processos trabalhistas produzidos no âmbito da Justiça do Trabalho do Espírito Santo.
O acervo de documentos e processos antigos em catalogação, que reúne os casos considerados relevantes, julgados pela Justiça do Trabalho do Espírito Santo desde o tempo em que era jurisdição da 1ª Região, está à disposição do público, como fonte de pesquisa.
Do acervo, destacam-se processos envolvendo trabalhadores e indústrias públicas e privadas, instituições bancárias, sindicatos patronais e de empregados nas áreas portuária, de petróleo e de mineração, que tiveram ou ainda têm importância socioeconômica no Espírito Santo.
O Memorial possui ainda um acervo digital.
Mais informações sobre o acervo podem ser acessadas nos ícones abaixo.