Em 17 de dezembro de 2025, o Laboratório Gênesis realizou reunião inicial com parte da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação (CPCAD), a fim de dar início a uma jornada de inovação para melhoria da gestão das atividades realizadas pela Comissão.
Nos dias 04 e 16 de dezembro de 2025, o Laboratório Gênesis realizou uma jornada de inovação com a equipe do Juiz Muhammad Hijazi e representantes da Corregedoria, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para melhoria da gestão de gabinete no 1º grau do TJRO.
Em dezembro de 2025, o servidor Felipe Idalgo esteve presente no I Rondônia Startup Connect no painel Desafios Públicos, Soluções Privadas: Como Startups Podem Colaborar com o Governo de Rondônia. Mais detalhes do evento podem ser encontrados aqui.
Em novembro de 2025, os servidores Felipe Idalgo e Anles Silva participaram do III Conecta UNIR – Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia com o pitch "Como inovamos o Poder Judiciário? Desvendando o Laboratório de Inovação Gênesis". O evento visa fomentar a integração e a troca de experiências entre pesquisadores, alunos, profissionais e a sociedade, fortalecendo o ambiente de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia.
Nos dias 10 e 24/10 e 28/11 de 2025, o Laboratório Gênesis realizou Oficinas de Inovação Pública com IA na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Nestes encontros, magistrados, servidores e servidoras do TJRO se reuniram com o objetivo de amadurecer o envolvimento com Inteligência Artificial, desenvolvendo por meio dos métodos Project Model Canvas e Design Thinking, habilidades práticas para problematizar, mapear dados e desenhar funcionalidades de IA aplicadas às rotinas do Judiciário.
De 30/09 a 02/10, os servidores do Labin estiveram presentes no maior evento de inovação em governo da América Latina em Brasília/DF. Na oportunidade, puderam participar de palestras, oficinas e vivências voltadas para a inovação pública, fortalecendo estratégias e parcerias.
O Centro de Memória do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Escola da Magistratura (Emeron), lançou o "Museu Vivo" e a edição 2026 do "Projeto Escola no Judiciário". O evento de lançamento ocorreu com a presença de estudantes da Escola Municipal Miguel Ferreira e teve como objetivo principal aproximar o Poder Judiciário da sociedade, destacando a memória e a educação como ferramentas de cidadania.
A proposta do Museu Vivo é tornar o Centro de Memória um espaço interativo, utilizando tecnologias imersivas, como o jogo "MemórIAVerso", que foi experimentado pelos alunos. O Laboratórario Gênesis participou diretamente do desenvolvimento da plataforma.
Acesse a matéria completa aqui.
De 1 a 03 de setembro, em São Paulo/SP, a EMERON proporcionou a ida de 6 servidores do TJRO, entre eles a laboratorista de inovação Anles Silva, para o evento executivo de imersão tecnológica xTech Legal - Turma 11.
A programação possibilitou uma perspectiva ampliada, explorando uma gama de questões não convencionais. Por meio de palestras, workshops e experiências práticas, o evento estimula líderes da Justiça a identificar oportunidades de uso das novas tecnologias, a pensar exponencialmente e, assim, traçar caminhos para suas instituições.
A matéria completa pode ser acessada aqui.
A formação contou com a participação de membros do Laboratório de Inovação Gênesis, Magistrados do TJRO, membros do MPRO, DPERO, TRT14, TRERO, PCRO, PMRO e TCERO. Acesse a matéria completa aqui.