O projeto foi uma colaboração entre os Tribunais de Justiça do Amazonas (TJAM), do Acre (TJAC), do Amapá (TJAP), de Roraima (TJRR) e de Rondônia (TJRO), por meio do Laboratório de Inovação Gênesis, vinculado à Emeron. O objetivo é modernizar o processo, que atualmente exige a presença física de todos os envolvidos, tornando-o mais simples e rápido.
Com a ferramenta, os pais poderão preencher os dados e enviar a documentação online, comparecendo ao fórum apenas para finalizar a emissão da autorização. Isso diminui a burocracia e agiliza o atendimento, garantindo mais acesso à justiça.
Acesse a matéria completa aqui.
O Centro de Memória do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Escola da Magistratura (Emeron), lançou o "Museu Vivo" e a edição 2026 do "Projeto Escola no Judiciário". O evento de lançamento ocorreu com a presença de estudantes da Escola Municipal Miguel Ferreira e teve como objetivo principal aproximar o Poder Judiciário da sociedade, destacando a memória e a educação como ferramentas de cidadania.
A proposta do Museu Vivo é tornar o Centro de Memória um espaço interativo, utilizando tecnologias imersivas, como o jogo "MemórIAVerso", que foi experimentado pelos alunos. O Laboratórario Gênesis participou diretamente do desenvolvimento da plataforma.
Acesse a matéria completa aqui.
No dia 10 de outubro de 2025, o Laboratório Gênesis realizou a Oficina novação Pública com IA na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Neste encontro inaugural, servidores e servidoras do TJRO se reuniram com o objetivo de amadurecer o envolvimento com Inteligência Artificial, desenvolvendo por meio dos métodos Project Model Canvas e Design Thinking, habilidades práticas para problematizar, mapear dados e desenhar funcionalidades de IA aplicadas às rotinas do Judiciário.
A formação contou com a participação de membros do Laboratório de Inovação Gênesis, Magistrados do TJRO, membros do MPRO, DPERO, TRT14, TRERO, PCRO, PMRO e TCERO. Acesse a matéria completa aqui.
De 30/09 a 02/10, os servidores do Labin estiveram presentes no maior evento de inovação em governo da América Latina em Brasília/DF. Na oportunidade, puderam participar de palestras, oficinas e vivências voltadas para a inovação pública, fortalecendo estratégias e parcerias.
O Fest Lab é um evento de inovação, criatividade e tecnologia que conecta pessoas e impulsiona ideias transformadoras. O festival reúne magistrados(as) e servidores(as) de todo o Brasil.
Com uma programação interativa, o Fest Lab oferece palestras, workshops, oficinas, desafios criativos e gamificação, criando um ambiente único para experimentação e troca de conhecimento. Cada edição do festival traz tendências, debates e experiências imersivas, tornando-se um verdadeiro laboratório para a inovação.
A programação completa pode ser acessada aqui.
De 1 a 03 de setembro, em São Paulo/SP, a EMERON proporcionou a ida de 6 servidores do TJRO, entre eles a laboratorista de inovação Anles Silva, para o evento executivo de imersão tecnológica xTech Legal - Turma 11.
A programação possibilitou uma perspectiva ampliada, explorando uma gama de questões não convencionais. Por meio de palestras, workshops e experiências práticas, o evento estimula líderes da Justiça a identificar oportunidades de uso das novas tecnologias, a pensar exponencialmente e, assim, traçar caminhos para suas instituições.
A matéria completa pode ser acessada aqui.