A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) inaugurou, no dia 11 de novembro de 2025, o novo espaço do Laboratório de Inovação Gênesis, que integra o Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep). O ambiente foi projetado para potencializar o desenvolvimento de soluções criativas e colaborativas, reforçando o papel da inovação como instrumento de modernização e melhoria dos serviços prestados pelo Poder Judiciário de Rondônia.
O Gênesis foi projetado para sediar tanto as atividades regulares do Laboratório, como as oficinas de ideação e as jornadas de inovação, promovendo a disseminação da cultura de inovação na instituição. Ele abrigará as estações de trabalho da equipe fixa e funcionará como um ponto de encontro para colaboradores e voluntários de times multidisciplinares.
Acesse a matéria completa aqui.
O projeto foi uma colaboração entre os Tribunais de Justiça do Amazonas (TJAM), do Acre (TJAC), do Amapá (TJAP), de Roraima (TJRR) e de Rondônia (TJRO), por meio do Laboratório de Inovação Gênesis, vinculado à Emeron. O objetivo é modernizar o processo, que atualmente exige a presença física de todos os envolvidos, tornando-o mais simples e rápido.
Com a ferramenta, os pais poderão preencher os dados e enviar a documentação online, comparecendo ao fórum apenas para finalizar a emissão da autorização. Isso diminui a burocracia e agiliza o atendimento, garantindo mais acesso à justiça.
Acesse a matéria completa aqui.
A programação conta com palestras de temas como liderança na era exponencial e casos de sucesso em inovação no Poder Judiciário, além de oficinas sobre MLCTI, design e inovação no setor público.
No hall da Escola foram montados estandes de diversas instituições para trocas entre equipes sobre iniciativas de inovação. A exposição contou com a participação da Universidade Federal de Rondônia, Instituto Federal de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), os ministérios públicos do Acre (MPAC) e de Rondônia (MPRO) e os tribunais de Justiça de Rondônia, do Acre (TJAC) e do Tocantins (TJTO).
Acesse a matéria completa aqui.