Documentação

O Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia foi criado no ano de 1999, com a função inicial de recuperar os registros da memória das práticas jurídicas na região, para construir a história do Poder Judiciário do Estado. O acervo é composto por documentos datados da instalação da comarca de Santo Antonio do Rio Madeira, em agosto de 1912, até os anos de 1990.

Além de organizar e preservar a memória da instituição, o Centro mantém intercâmbio com universidades, memoriais de outros Tribunais de Justiça, historiadores, arquivos públicos e outros, com o espaço permanentemente à disposição de interessados e oferecendo curso de organização de acervos e tratamento documental.

Encontram-se sob a guarda do CCDH aproximadamente 8 mil documentos, o que significa 8 mil processos. Estão à disposição dos pesquisadores 145 caixas já catalogadas, higienizadas e sistematizadas, de processos originários da comarca de Santo Antonio do Rio Madeira, que compreende o período de 1912 a 1930; da comarca de Guajará-Mirim, do período de 1929 a 1960, e da comarca de Porto Velho, de 1914 a 1969. Há, ainda, uma coleção em fase de análise e organização, que vai de 1970 a 1990.

Em 2015, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) instala seu Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (Cepep), com o objetivo de fomentar a pesquisa e a publicação de cunho acadêmico, no intuito de aprimorar a prestação jurisdicional, bem como de disseminar o conhecimento científico produzido no âmbito no judiciário. Com isso, tornou-se uma das escolas pioneiras na pesquisa científica, sendo a terceira no país a ativar seu Cepep.

Em 2019, o Centro de Documentação Histórica é integrado à estrutura da Emeron com o objetivo de, junto com a biblioteca da instituição de ensino, fornecer dados e ser espaço para pesquisas aos usuários, mediante seleção, recuperação e disseminação de informações e documentos nas áreas de Direito e ciências afins.

Atualmente, o Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia fica localizado na Avenida Brasília, 2468, na região central de Porto Velho, e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 16h às 18h.

Apresentação Centro Cultural e de Documentação Histórica


Contextualização da Exposição de Documentos


Acervo

- 60 livros cartoriais, tanto das atividades judiciais como dos cartórios extrajudiciais: livros de procurações, casamentos, registros de nascimento e compra e venda de imóveis.

Esses livros foram recuperados parte na comarca de Guajará-Mirim e pertenceram às comarcas de Santo Antonio do Rio Madeira e Guajará-Mirim, com as atividades do judiciário de 1912 a 1969. Outra parte pertencia à comarca de Porto Velho, registrando atividades de 1914 a 1969, com ênfase principalmente para as quatro primeiras décadas do século XX. Alguns livros referem-se às atividades da comarca de Porto Velho nos anos de 1970. Compõem coleção de acervo:

100 Volumes de Clippings de Notícias

- 100 volumes de clippings de notícias publicadas em jornais, revistas de divulgação da Coordenadoria de Comunicação, produzidos a partir do ano de 1983 e que guardam notícias sobre o Poder Judiciário de Rondônia.

Grande Material Fotográfico

- grande material fotográfico, aproximadamente 5 mil fotografias, incluindo material ainda não catalogado.

Arquivo de História Oral

- arquivo de História Oral (em construção), com entrevistas com desembargadores, juízes, advogados e servidores.

Todo o material já organizado permite a produção de trabalhos acadêmicos e artigos científicos.