Você me aceita, eu te respeito!
Abordar os conceitos de raça e etnia num país como o nosso, é bem complicado. Somos formados por muitos e muitos povos que durante a formação do nosso país, após o descobrimento, viram na Terra de Vera Cruz a possibilidade do "Novo Mundo". No início, os portugueses trataram de desembarcar nos portos de Santos e Bahia de São Salvador em busca de uma vida nova e cheia de riquezas. Além disso, recebemos muitos outros povos, além dos patrícios vieram italianos, alemães, japoneses, árabes... e continuamos assim, sempre com nossas fronteiras abertas para todos que quiserem por aqui desembarcar em busca de possibilidades e oportunidades.
Claro, não podemos jamais esquecer que o termômetro principal deve ser sempre o respeito quando se trata de uma "Pátria mãe gentil" como a nossa.
Conceito de raça e etnia
Mas, depois de tanta gente chegar por aqui, será que ainda temos uma raça definida? A resposta é não!
O Brasil hoje é composto por etnias. Mas afinal de contas, o que é isso? É conceituada como sentimento de pertencer à um determinado grupo no qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições, território e religião. Essas são características tão marcantes que de inúmeras maneiras, acabam tornando-se pontos basilares da construção indenitária do indivíduo, definindo certos aspectos da convivência social da população, que constitui o grupo étnico.
Já raça liga-se ao âmbito biológico, referindo-se a seres humanos, sendo um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas e as diferenças mais comuns se baseiam na cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.
Como o Brasil é formado
Portanto, a cultura Brasileira é resultado da miscigenação de diferentes grupos étnicos, essa diversidade é consequência da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. A principal causa da miscigenação é de indígenas, negros e de imigrantes europeus se fundirem.
Difícil? Nem um pouco quando colocamos a Empatia e o Respeito em primeiro lugar!