Globalização: o que mudou no mundo em relação a diversidade?
Já pautamos todas as informações até aqui: diversidade cultural, raça, etnia, globalização, preconceito e tudo mais em relação aos tipos de preconceito. Mas afinal de contas, o que mudou depois da globalização em relação a diversidade?
Ficou claro que um dos processos que mais influenciou tanto positivo quanto negativamente para o crescimento das relações entre os povos foi o desenvolvimento das tecnologias que envolvem a comunicação e a aplicação prática dessa tecnologia, desenvolvendo o mundo globalizado.
A primeira questão que muda em relação a globalização é a formação de "Aldeias Globais". Nada mais é do que se referir aos países como aldeias, pelo significado que a expressão traduz: a ideia de que aldeia é algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, e consequentemente, uma integração mundial no meio tecnico-informacional faz com que o planeta fique menor.
Antes e depois da globalização
Lógico que o fato de diminuir as distâncias, mesmo que virtualmente, traz mudanças imensas no cotidianos das civilizações. Tudo que anteriormente era feito de forma morosa e dispendiosa, através da rede mundial de acesso remoto tem seu custo reduzido e seu tempo abreviado.
Antes da globalização todas as informações e comunicações aconteciam normalmente via fax-simile ou via carta (via Correios).
A partir do momento que conseguimos transmitir dados remotamente, o mundo tem suas distâncias encurtadas. Aquilo que se passa do outro lado do globo, em segundo é sabido no mundo todo. A verdade vem a tona, sem nenhuma curva com a tecnologia avançada, com smart-fones de última geração, sacados em qualquer lugar e compartilhando aquilo que estão registrando.
Esses são apenas alguns dos fatores que impulsionaram o mundo de forma positiva o mundo. Mas negativamente, podemos entender que as diferenças sociais anteriores, ficaram cada vez mais marcadas e que o poder de renda acabaram se encontrando em maior parte nas mãos de uma minoria.
Além disso, também levar em consideração que as formas de preconceito proporcionada dela marca da desigualdade da forma de comunicação, faz com que os países que detêm a uma maior renda, passam a ter uma ideologia dominante, exercendo controle ou maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas.
Relação entre os países
Embora seja uma ocorrência considerada como um entrave à globalização, uma vez que acordos feitos por determinadas regiões impediriam uma interação econômica global, ela foi fundamental em relação a permitir uma gigantesca troca comercial, além de conjunturas em grupos.
Assim, o sistema Capitalista se consolidou com a globalização, permitindo sua rápida transformação, mesmo com a difusão da ideia de que o Estado deva interferir minimamente na economia.
Buscar por mudanças
Estamos em constantes transformações. A tecnologia tem avançado absurdamente, e mesmo assim ainda vivemos tempos sombrios e desacreditando que ao mesmo passo que a tecnologia evolui, os indivíduos regridem em conceitos que envolvem moral, respeito e empatia.
Novamente, a chave de todas as relações é compreendermos que o respeito é fundamental e que colocar-se no lugar do outro pode verdadeiramente mudar o futuro de forma positiva e maravilhosa!