GLOBALIZAÇÃO X DIVERSIDADE CULTURAL
A globalização, por sua vez, se liga às questões da diversidade, pois se trata de um processo de expansão, abrangendo a economia, a política e a cultura em níveis mundiais.
O processo de comunicação, dentro da expansão do mundo globalizado, trouxe mudanças principalmente na maneira como as relações e conhecimento dessa diversidade acontece. No mundo globalizado, o advento da internet reduz drasticamente as distâncias, ultrapassando as barreiras geográficas. Logo, o diferente se aproxima e faz com que estranhemos prontamente aquilo que não conhecemos.
Embora sejamos tão diferentes, somos todos resultado de um processo que a cada dia nos aproxima mais. Questões que envolvem a aceitação do "outro" estão sempre em pauta, criando inúmeros conflitos. Conflitos esses que por sua vez, em situações mais extremas, levam grupos inteiros a se rebelarem contra outros grupos, fazendo com que haja situações de intolerância, racismo, homofobia, xenofobia e demais preconceitos.
Empatia é sinônimo de alteridade. Mas... o que é isso?
É o reconhecimento de que no mundo existem pessoas e culturas únicas e subjetivas, que possuem características próprias: pensam, agem e compreendem o mundo de acordo com suas realidades. O primeiro passo para reconhecer a formação de uma sociedade justa, equalizada e democrática, com direitos de livre expressão, é a prática da empatia ou da alteridade.