A Psicologia do Esporte é uma ciência integrada com outras ciências afins,assim como, a medicina do esporte a fisiologia a sociologia a educação física,treinamentos e aprendizagem motora entre outras. Seu objetivo é pesquisar, descrever, explicar fazer prognósticos sobre as ações esportiva dos atletas e pessoas outras, em suas ações no esporte. A psicologia do esporte estuda através de pesquisas colhem dados analisa os efeitos dos processos psíquicos básicos do individuo, mais de forma integrada (COGNIÇÃO, MOTIVAÇÃO e EMOÇÃO) para enfim diagnosticar e fazer intervenção. Tudo isto, porém sem ferir os princípios éticos. Segundo WEINBERG & Gould os psicólogos do esporte precisam entender e ajudar atletas de elite, crianças atletas jovens, portadores de limitações físicas e mentais, pessoas de terceira idade e pessoas que praticam atividades desportivas no seu tempo livre,com finalidade de desenvolver um bom desempenho,uma satisfação pessoal e um desenvolvimento da personalidade por meio da participação. A psicologia do esporte surge, portanto como disciplina fundamental ao desenvolvimento dessa área do conhecimento humano.
Atribuições do Psicólogo do Esporte no Brasil
1- Procede ao exame das características psicológicas dos esportistas, visando o diagnóstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram.
2- Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes.
3- Realiza atendimento individual ou em grupo de esportistas, visando a preparação psicológica no desempenho da atividade física em geral.
4- Acompanha, assessora e observa o comportamento dos esportistas, visando o estudo das variáveis psicológicas que interferem no desempenho de suas atividades específicas(treinos, torneios e competições).
5- Orienta pais ou responsáveis visando facilitar o acompanhamento e o desenvolvimento dos esportistas.
6- Realiza atendimento individual ou em grupo com esportista, visando a preparação psicológica no desempenho da atividade física em geral.
7- Realiza estudos e pesquisas individualmente ou em equipe multidisciplinar, visando o conhecimento teórico-prático do comportamento dos esportistas, dirigentes e públicos no contexto da atividade esportiva.
8- Elabora e participa de programas e estudos educacionais, recreativos e de reabilitação física orientando a efetivação de um trabalho de caráter profilático ou corretivo, visando o bem-estar dos indivíduos.
9- Colabora para a compreensão e mudança, se necessário do comportamento de educadores no processo de ensino-aprendizagem e nas relações inter intrapessoais que ocorrem no ambiente esportivo.
10- Elabora e emite pareceres sobre aspectos psicológicos envolvidos na situação esportiva, quando solicitado.
11- Encaminha o esportista a atendimento clínico quando houver necessidade de uma intervenção psicológica que transcenda as atividades esportivas.
12- Ministrar aulas de psicologia no esporte em cursos de psicologia e educação física, oportunizando a formação necessária a estes profissionais, a prática das atividades esportivas e seus aspectos psicológicos.
Estas atribuições foram enviadas ao Ministério do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia em 17 de outubro de 1992, como contribuição para fazer parte do catalogo brasileiro de ocupações
Links Relacionados.
Recomendações da Sociedade de Psicologia do Esporte (ISSP)
Para reduzir o índice Agressão no Esporte
(1) A entidade responsável deve revisar as penalidades fundamentais para que as regras de violação no comportamento resultem em punições que possuam um valor punitivo maior que o potencial de reforço.
(2) Particularidades em categorias juvenis e entidades responsável deve ser apoiar no treinamento correto e apropriado das equipes,o qual enfatiza o código de conduta de um jogo limpo (fairplay) entre os participantes de todas equipes.
(3) A entidade responsável deve banir o uso de bebidas alcoólicas durante os eventos esportivos.
(4) A entidade responsável deve assegurar-se de que as facilidades físicas são adequadas considerando o sortimento,espaço necessário a provisão de modernas comodidades.
(5) A mídia deve colocar em perspectivas apropriadas os incidentes isolados de agressão ocorridos no esporte,ao invés de enfatizá-las como primeira pagina.
(6) A mídia deve promover uma campanha para diminuir a violência e agressões hostis no esporte e que deve também envolver a participação e compromisso de atletas, treinadores, administradores, oficiais e espectadores.
(7) Treinadores, dirigentes, atletas, oficiais, mídia e autoridades devem participar de conferência sobre agressão e violência para se assegurar do tópico agressão e como o comportamento agressivo deve ser controlado.
(8) Treinadores, dirigentes, oficiais e a mídia deveriam encorajar os atletas se ajustar ao comportamento pró-social e punir aqueles que executam atos de hostilidades.
(9) Atletas devem participar de programas direcionados a ajudá-los a reduzirem as tendências comportamentais agressivas. A revisão das regras, imposição de duras penalidades e a mudança de reforço nos padrões são simplesmente parte de respostas para se inibir a agressão no esporte. Como ultima instâncias os atletas devem assumir as responsabilidades de seus comportamentos.