Para melhorar a condição física é preciso desenvolver um programa que ofereçam condições para os desenvolvimentos básicos do condicionamento físico, assim como; exercícios de força muscular para aumentar sua resistência, exercícios para melhorar a resistência cardiorrespiratória, alem de exercícios de flexibilidade e alongamentos.
Antes do inicio de uma seção de treinamento e importante não desconsiderar a importância dos exercícios de alongamentos e flexibilidades para prevenir possíveis lesões ou estiramentos na pratica das atividades. Estes exercícios oferecem uma maior capacidade de mover os músculos e as articulações em maior grau possível, e que varia consideravelmente em relação à estrutura de cada atleta.
A força muscular se consegue através de exercícios físicos regulares, que ofereçam aos músculos capacidade para vencer a resistência ao movimento (atrito, vento forte, clima entre outros) na pratica de uma modalidade esportiva. Entre eles se pode citar, o peso do próprio corpo e do equipamento utilizado na pratica da uma modalidade. Para melhorar a resistência muscular se podem utilizar exercícios aeróbicos a fim de oferecer aos músculos (grupos de músculos) uma capacidade de trabalho com maior tempo de duração. Convém lembrar que atividades aeróbicas melhoram a condição do ritmo cardíaco icas (freqüência cardíaca) através do fortalecimento dos músculos cardíacos, alem de propiciar uma melhora da resistência muscular e da capacidade respiratória. Estes são os fundamentos através do qual se pode melhorar o condicionamento físico. Cabe, por conseguinte ao atleta e ao seu treinador desenvolver um programa que se adéqüe melhor a sua modalidade.
Link VO2 Máximo