Site pessoal de apresentação
Ao exercer a minha carreira profissional no mercado das TI à mais de duas décadas, permite-me ter uma boa visão sobre do mercado e suas tendências, bem como um bom conhecimento dos diversos "players". Tendo sempre como objectivo o desenvolvimento de novos negócios e dessa forma possibilite o incremento do volume de negócios à empresa e uma maior capacidade para alcançar novas metas e desafios.
- Análise Funcional;
- Gestão de Projecto;
- Coordenação de Equipas;
- Análise de Stakeholders;
- Elaboração de PoC (Proof of Concept), mapa de Stakeholers (RACI Table) e outros documentos auxiliares ao bom desenvolvimento do projecto;
- Validação da Documentação do Projecto, expectativas do cliente, objectivos a atingir;
- Acompanhamento do cronograma e dos entregáveis;
- Recomendações de melhoria e análise de risco;
- Acompanhamento das actividades exercidas pelo Gestor de Projecto;
- Elaboração de documentação útil à boa execução do Projecto, Status Report, Post Implementation Review (PIR);
- Melhorias no desenvolvimento do Projecto, participação em reuniões de âmbito, lessons learned.
A acção de um analista de negócio (Business Analyst) é muito vasta em termos de competências técnicas e comportamentais, já que existem diversos factores ao nível da gestão (quer de negócio, quer de pessoas). Em muitas situações onde é requerida a acção do analista de negócio, é necessária a experiência em Análise Funcional e a consequente Análise Orgânica para que possa existir uma compreensão do que é transmitido em termos de funcionalidades, especificações e objectivos e a sua "tradução" para uma linguagem mais técnica.
Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas, assim como modelos e matrizes auxiliares ao desenho de um determinado sistema a implementar. Destaco modelos onde sejam utilizados o UML, as tabelas de decisão, as árvores de decisão e fluxogramas de alto nível ou de processo (BPMN).