Site pessoal de apresentação
Business Analyst
A carreira profissional como Business Analyst (também conhecido apenas como BA) caracteriza-se pelo desempenho de diversas funções ligadas às áreas de TI e de Gestão. As suas funções caracterizam-se pelo desenvolvimento de actividades como: Analista Funcional; Analista de Sistemas; Gestor de Projecto; Consultor; Gestão e Análise de Negócio ou em funções de Coordenação de Formação.
De acordo com o IIBA (International Institute of Business Analysis), o Business Analyst aplica um conjunto de métodos e técnicas no sentido de melhor compreender a estrutura, as politicas e as operações de uma organização. O seu papel, funciona como um dos elementos de interligação entre os diferentes stakeholders, recomendando as melhores soluções.
Este profissional, executa outras funções transversais aos processos de negócio da organização, o que lhe confere em muitos casos competências como gestor de produto ou mesmo gestor da qualidade (Quality Assurance), já que muitas das suas capacidades e área de conhecimento lhe permite assegurar estas tarefas.
No seu portefólio de intervenção e área de conhecimento, utiliza diversas de técnicas e metodologias de trabalho que lhe possibilitam ser reconhecidos ao nível do conhecimento de vários assuntos. O seu papel é muitas das vezes de profunda análise documental, interpretação de gráficos, mapas e outros documentos que circulam dentro da organização.
O Business Analyst tem à sua responsabilidade um conjunto de deveres e funções, não sendo, por isso, uma profissão por natureza monótona ou rotineira. Antes pelo contrário, tem a seu cargo um conjunto de atribuições que lhe impõem um ritmo de trabalho bastante elevado, onde a sua capacidade de desempenho é analisada momento a momento.
Business Development
A carreira profissional como Business Development, independentemente da disciplina ou do sector onde actua, concentra-se principalmente na forma como o seu trabalho pode promover, estimular e desenvolver negócios. A sua actuação, quer do ponto de vista comercial, quer do ponto de vista estratégico e operacional, deve, por isso, estar em sintonia com os objectivos, missão e valores da empresa onde está inserido. A sua função, ao estimular o desenvolvimento de novos negócios, deve ser um forte contributo para a identificação de novos caminhos e estratégias que consolidem o posicionamento da empresa face ao mercado e que lhe possibilitem o seu crescimento.
Assim sendo, o trabalho que desenvolve deve ter uma forte componente ao nível organizacional, comercial e de marketing. Como tal, a sua actuação deve estar em perfeito alinhamento com os diversos objectivos da empresa e no relacionamento com clientes e fornecedores.
Abaixo segue uma figura ilustrativa das funções exercidas ao nível do Bussiness Development