NOTÍCIAS





Foi realizado no último dia 
5/6 nas dependências do Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Engenheiro Goulart, um evento destinado a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. 

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi à data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

O objetivo da ação coordenada pela DHU/RHPS em parceria com o PET - Área de Educação Ambiental e Oficinas Culturais tinha como público alvo alunos de escola públicas e pessoal de terceira idade, buscando fomentar a importância do meio ambiente, dos recursos hídricos, em especial a água, oportunizando-se esta data para educação de jovens e adultos e aproveitando para divulgar o trabalho realizado pela Autarquia. 

Na parte da manhã, foram realizadas 03 oficinas de terrário - voltado a conscientizar crianças sobre a importância de preservação do meio ambiente, 01 oficina de rosas, volta a conscientizar e integrar pessoas da terceira idade, com uma atividade que envolvesse reciclagem e aproveitamento de materiais.  

    
  
  

No período da tarde, os artistas da Cia Arueira, apresentaram a peça teatral intitulada: "A água que fugiu do Lago", onde participaram adultos e crianças. A abordagem com muito humor e interativa como público sobre tema tão importante, ajudou a reforçar conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente.  

Foram atendidos 250 pessoas nas atividades desenvolvidas gratuitamente no Parque Ecológico do Tietê
O evento contou ainda com a parceria da COOPERHIDRO/SESCOOP, responsáveis pela contratação dos oficineiros e Cia.Teatral.


P A R T I C I P E
LOCAL: Parque Ecológico do Tiete / Núcleo Engenheiro Goulart

                                                             P R O G R A M A Ç Ã O

1. Oficina de Terrário e Flores:  Atividade que oportuniza a aproximação com a natureza (Arte e Vivência). 

Objetivo: conhecer e aplicar técnicas para a preparação de terrário aliando aos conceitos de educação ambiental e preservação do meio ambiente. 

Local: Centro de Educação Ambiental 

Público alvo: Crianças acima de 06 anos e/ou grupos de terceira idade. 

Horários: 
 09h30min (Terrario)
 10h30min (Flores)
 15h15min (Terrario)

2. Oficina para confecção de brinquedo com sucata (Arte e Vivência)
Objetivo: Promover a educação ambiental e a reflexão dos conceitos: “reduzir, reutilizar, restaurar e reciclar” por meio da construção de brinquedos com materiais recicláveis e sucata, desenvolvendo as habilidades dos participantes e despertando sua criatividade para a preservação ambiental.

Local: Oficina Cultural 

Público Alvo: Grupos de Terceira Idade e/ou crianças acima de 06 anos

Horário: 10h00. 


3. Apresentação de Peça Teatral: “A água que fugiu do lago”, da Cia Arueira.  

Local: Oficina Cultural 

Público Alvo: Crianças, grupos de terceira idade, comunidade, servidores do PET. 

Horário: 14:00 horas

Descrição: Num lugar muito distante e muito especial existia um lago cheio de vida. Com muitos bichos e muita vegetação. Viviam em harmonia. Até que um dia ouviram um barulho muito estranho. Era o ronco do motor de um carro com toda a família para um alegre pic-nic. Comeram, beberam, se divertiram. Quando foram embora deixaram todo o lixo por ali. Choveu. Toda a sujeira foi parar dentro do lago. Aquela família avisou outras famílias, que avisaram outras sobre o maravilhoso lugar e todo o lixo dos seus pic-nics foram deixados também por lá. Logo o lago se encheu de lixo. Foi então que a água do lago, sempre muito sabia resolveu fugir dali antes que ficasse totalmente sufocada....


Coordenação: DAEE/DHU/RHPS e PET/OFICINA CULTURAL E CENTRO DE ED. AMBIENTAL.
Parceiros: COOPERHIDRO/SESCOOP/SP




C O N Q U I S T A !

FUNCIONÁRIOS DO DAEE RECEBERAM

VALE REFEIÇÃO EM AGOSTO

Priscila e Luciana

Entre os dias 13 e 19 de agosto, o chefe de gabinete do DAEE, Giuliano Savioli Deliberador, e a diretora de Recursos Humanos, Elizabeth Trovão, visitaram as regionais da autarquia selando oficialmente a distribuição do vale refeição.

O VR tem valor diário de 20 reais, sendo que os funcionários arcarão com 10% desse total. 

Há três anos a atual gestão vem batalhando por isso. Ao todo, serão 1.325 servidores beneficiados com o vale.

Em fevereiro desse ano, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, assinou um despacho autorizando o início do processo de licitação para a escolha da empresa fornecedora do vale refeição para os funcionários. 

afirmou o secretário.

                        

ENTREGA NAS BACIAS E CAPITAL



Entrega BMT - "Vale Refeição" - Ago 2013









Para ver mais fotos clique aqui

C O N Q U I S T A

SECRETÁRIO GIRIBONI AUTORIZA

LICITAÇÃO PARA VALE REFEIÇÃO

 

 

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, assinou na terça-feira, 26/2, o despacho autorizando o início do processo de licitação para escolha da empresa que fornecerá o vale refeição para os funcionários do DAEE. Ao todo, serão 1.314 servidores beneficiados com a decisão.

"Trata-se de um investimento no ser humano, uma retribuição ao trabalho e dedicação de todos", afirmou Giriboni, durante cerimônia realizada com diretores e representantes de funcionários. O secretário ainda disse que esta é uma reivindicação legítima e justa e, por isso, foi buscar o aval do governador Geraldo Alckmin, "que a atendeu prontamente", completou.

 

 

O vale refeição é uma exigência da atual gestão do DAEE, como enfatizou o superintendente, Alceu Segamarchi Jr., antecedendo a assinatura do "autorizo". "Nossa diretora de Recursos Humanos, Elizabeth Trovão, tinha a incumbência de acelerar o processo e isso ocorreu entre outras prioridades preparadas para nossos funcionários.

"Essa é apenas a primeira de uma série de grandes notícias que pretendemos dar às equipes do DAEE", ressaltou Segamarchi Jr., lembrando que, além do vale refeição, 1.043 funcionários já receberam algum tipo de movimentação salarial, para cima, inclusive atendendo ao artigo 133, que não era cumprido pelas gestões anteriores.

O vale refeição terá um valor diário de R$ 20,00, ou, R$ 440,00 mensais, sendo que os funcionários arcarão com 10% desse total.

A equipe da DHU já está elaborando o edital para a contratação de empresa e espera concluir todo o processo em três meses.


P E T

RH PROMOVE INTEGRAÇÃO

DE NOVOS FUNCIONÁRIOS DO PET

POR: DAEE – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Encontro nas dependências do parque da zona leste contou com a presença do Chefe de Gabinete do DAEE, Giuliano Savioli Deliberador, para dar as boas vindas aos recém-chegados

 
Organizado pela diretoria de Recursos Humanos do DAEE, foi realizado no dia 19 de fevereiro, no Núcleo Engenheiro Goulart do PET (Parque Ecológico do Tietê), o evento de integração dos 44 novos colaboradores da empresa no parque.

A atividade teve início às 9h, com um café da manhã, e às 9h30, no auditório da Oficina Cultural do rio Tietê, o Chefe de Gabinete do DAEE, Giuliano Deliberador, juntamente com a diretora de RH, Elizabeth Trovão, deram as boas vindas aos funcionários.

O diretor do PET, Edison Aparecido Cândido, e o responsável pelo Museu do Tietê, Vitor Maniero, também falaram aos presentes sobre o DAEE e o parque para o Estado de São Paulo, ressaltando a importância do trabalho de seus colaboradores pelo sucesso das ações voltadas à preservação da água, o combate a enchentes, etc.

Em seguida, os funcionários assistiram a vídeos motivacionais e de promoção à integração, e participaram de uma dinâmica com um quebra-cabeças das bacias do Tietê.



 

APRESENTANDO "SP-PREVCOM"

AOS FUNCIONÁRIOS DO DAEE

Vídeo do YouTube

 

O Governo do Estado de São Paulo lançou em 2011 o programa de previdência complementar - SP-PREVCOM.

Após reunião da equipe da DHU com a SP-PREVCOM, foi distribuido a todos os funcionários a cartilha elaborado por eles além de uma pesquisa de interesse para adesão.

Em cima do resultado dessa pesquisa e com o número de interessados, a DHU preocupada em divulgar a todos os funcionários essa nova opção de complementação salarial quando de sua aposentadoria, programou reuniões esclarecedoras inicialmente em São Paulo e nas unidades descentralizadas no interior de São Paulo.

O Sr. Edson Baptista da Silva - Diretor do Serviço de Pagadoria de Pessoal - RHIP visitou no mês de março as unidades da BPG, BPP, BBT, BPB, CTH e PET e para o mês de Abril tem programado reuniões com a BMT e BAT.

Em conjunto com técnicos da SP-PREVCOM todas as dúvidas puderam ser resolvidas e consequentemente o funcionário que fez sua adesão ao programa, o fez com conhecimento e seguro dessa opção.

 

 

 
R E A L I Z A D O

Encontro de Engenheiros: Cobrança pelo Uso da Água

Entre os dias 16 a 18 de outubro de 2012 realizou-se em Araraquara o encontro sobre Cobrança pelo Uso da Água. O evento contou com a participação de 43 funcionários dos quais 9 ministraram este evento, compartilhando experiências e discutindo os modelos de cobrança adotados em suas diretorias.

 

Os temas apresentados nesse encontro foram, conforme seu cronograma:

 

Encontro de Engenheiros: Cobrança pelo Uso da Água - Out 2012

16 de outubro de 2012

Legislação da Cobrança pelo uso da Água,

porLuiz Roberto Moretti – Diretoria da Bacia do Médio Tietê – BMT;

Panorama geral da cobrança no Estado de São Paulo (estado da arte)

por Eliseu Ayabe; Diretoria de Recursos Hídricos e Coordenador da CTCOB;

 

17 de outubro de 2012:

Sistema de Cobrança (Prodesp)

por Luiz Setsuo Aragaki - Diretoria de Procedimentos de Outorga - DPO

Ato Convocatório

por Leila de Carvalho Gomes e Luiz Setsuo Aragaki - Diretoria de Procedimentos de Outorga - DPO

Procedimentos Operacionais da Cobrança adotados no Paraíba do Sul (Paulista)

por Nazareno Mostarda e Marcos Leal - Diretoria de Bacia do Paraíba do Sul e Litoral Norte

Procedimentos Operacionais da Cobrança adotados no Alto Tietê e Baixada Santista

por Seica Ono e Rui Selmer – Diretoria da Bacia do Alto Tietê - BAT

Procedimentos Operacionais da Cobrança adotados no PCJ. E Atividade: Exercícios sobre cobrança (exemplos)

por Caroline Tubero Bacchi – Diretoria de Recursos Hídricos da Bacia do Médio Tietê – BMT

 

18 de outubro de 2012:

Atividade: Questionamento dos usuários;

por Caroline Tubero Bacchi – Diretoria de Recursos Hídricos da Bacia do Médio Tietê - BMT

Discussão das atividades e levantamento das principais dificuldades do DAEE para implementação da cobrança.

 
 

 


CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DA

AUTARQUIA 
- CAPITAL E INTERIOR

POR DHU - RHPS - RHIP

Foi realizada no dia 2 de maio, com a presença de aproximadamente 50 profissionais responsáveis dos Recursos Humanos das várias unidades (Capital e Interior) reunião para esclarecimentos, aprimoramentos e capacitação nos assuntos de RH.

Sob a coordenação da Divisão de Recursos Humanos - Serviço Técnico Social e Serviço Técnico de Informações Gerenciais, foram apresentados e discutidos os seguintes temas:

  • RH - Folha - Gestão Pública
  • Sistema de Consultas
  • Controle de Frequência
  • Controle de Licença Prêmio
  • PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
  • Laudos de Segurança e Medicina do Trabalho
  • Recadastramento Anual
  • Direitos dos Servidores em situação de Pré-Aposentadoria
  • Cursos em parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP

Naquela oportunidade foi apresentada também uma nova ferramenta criada pelo RHIP - Serviço Técnico de Informações de RH do DAEE, um sistema a ser utilizado pelas unidades descentralizadas que facilitará e otimizará o trabalho das áreas de RH.



PESQUISA PROGEP/FIA APONTA TENDÊNCIAS

EM GESTÃO DE PESSOAS ATÉ 2015
POR DHU - RHPS
        
Gerenciar talentos é a principal preocupação dos profissionais de RH. O Progep/FIA (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas, da Fundação Instituto de Administração) apresenta os resultados de pesquisa Delphi RH 2010, que aponta quais as políticas e práticas de Recursos Humanos mais aplicadas durante a última década e as tendências para o setor até 2015. 

A amostra do estudo é avaliada por um grupo de especialistas no tema, acadêmicos, consultores e profissionais das melhores e maiores empresas brasileiras. Eles constataram que os cinco desafios considerados prioritários em RH na última década foram: alinhar a gestão de pessoas às estratégias de negócio; o alinhamento das pessoas, desempenho e competências humanas às estratégias de negócio; o desenvolvimento e a capacitação dos gestores; reter os atuais talentos e os potenciais; buscar o comprometimento da alta direção com a gestão de pessoas. 

Já como tendências de gestão para 2015 a pesquisa indica que as preocupações dos gestores de Recursos Humanos se concentrarão em: gestão de talentos (31,9%); avaliação de resultados em gestão de pessoas (18,1%); gestão estratégica de pessoas (11,1%); gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional (8,3%); e gestão de pessoas e a integração das novas gerações no trabalho (8,3%). 

Para o professor doutor André Fischer, autor do estudo, nos curto prazo, haverá uma inversão no mercado de trabalho. “O desenvolvimento de infraestrutura no País nos próximos cinco anos com o PAC, pré-sal, eventos esportivos internacionais, por exemplo, demandarão uma grande quantidade de profissionais altamente capacitados e essa pesquisa confirma que trabalhar a gestão de talentos será fundamental para as empresas”, completa o acadêmico.

Comments