CURSO ATENDIMENTO DE QUALIDADE A PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA NO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Foi realizado no dia 08/06 o curso de "Atendimento de Qualidade a pessoas com deficiencia" aos servidores do Parque Ecológico do Tietê, com a participação de 28 servidores.  

O curso ministrado pela Assistente Social Maria Aparecida Soler, especialista em questões relacionadas a inclusão e da Empresa Obios Vita, abordou questões técnicas, de legislação além de atividades práticas que reforçaram o entendimento dos servidores do PET que atendem usuários em suas atividades profissionais.
















Foram debatidas questões práticas levantadas pelos servidores em seu cotidiano e os mesmos foram orientados sobre a maneira correta de atender este público de acordo com suas especificidas, deficientes físicos, auditivos, visuais, mentais, etc.














Foi um capacitação importantíssima, reforçada na oficina teórica onde os servidores se colocavam no lugar do público a ser atendido, criando um compartilhamento de experiencias com riqueza de detalhes e aprendizado. A avaliação e nota dos participantes referente ao curso foi de 9,2.    

O Curso foi realizado graças a parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, e coordenado pela DHU/RHPS.

Veja as fotos originais aqui  


OFICINA DE ATIVIDADE FÍSICA / RITIMOS MUSICAIS NO PET


Foi realizado no dia 5/5 uma oficina de atividade fisica, com aula de ritimos musicais à comunidade no Parque Ecológico do Tietê.

A DHU/RHPS em parceria com a área de eventos do PET, buscou oferecer algo novo aos grupos frequentadores do parque, que la vão em busca de atividades fisicas e integração. 

O dia apesar de chuvoso, atraiu 32 participantes, que puderam aprender, se divertir e exercitar com a aula ministrada pelo Prof. Felipe da empresa Fly Time

O objetivo da oficina: Aula de ginástica proporcionando atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional dos indivíduos.

A atividade é o resultado da parceria entre DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, que oferece oficinas, ações teatrais, treinamentos aos seus cooperados/servidores/comunidade. 

Veja mais fotos (originais) aqui


INTEGRAÇÃO PROGRAMA JOVEM CIDADÃO DAEE 2017
Dia 23 de março de 2017 o RHSD, Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos, juntamente ao CEA-PET, Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê, promoveu a realização de mais um Treinamento Ambiental com os estagiários do Programa Jovem Cidadão

Essa ação teve por objetivo propiciar aos jovens o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental bem como o conhecimento sobre as atividades do Parque e a integração entre as equipes de trabalho do DAEE.

O treinamento iniciou-se às 9h30 min e contou com a caminhada de 4 km pelas Trilhas da Água e do Rio Tietê em que foi possível observar aspectos históricos do parque e seu importante papel na conservação da várzea do Rio e Controle de Enchentes. 

Foram realizados estudos de meio com observação de fauna e flora local, mata ciliar, brejo, plantas aquáticas flutuantes, relações antrópicas entre outros.

Ás 13h foi realizado visita ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS, em que foi possível observar o trabalho realizado por essa unidade e a importância da reabilitação dos animais silvestres recolhidos pela fiscalização e entregues ao CRAS para sua soltura e retorno ao habitat natural. Após foi realizada visita as antigas instalações de porto de areia e olaria, finalizando com plantio de árvore.

Esta ação contou com a presença de 40 jovens do período da manhã e tarde e que estagiam em diversas diretorias do Departamento de Águas e Energia Elétrica em São Paulo – Capital.
Veja mais Fotos (originais) aqui 



R E A L I Z A D O
EVENTOS COORDENADOS PELA BACIA DO BAIXO TIÊTE - BBT

Foram realizados Eventos Coordenados  pela  Bacia do Baixo Tietê - BBT, com objetivo de integrar os servidores, no dia Internacional das Mulheres, trazendo cultura e entretenimento aos servidores, com a disponibilização de fotos.


Palestra: "Orientação Postural" Data: 07/03/2017
Palestrante: Profª. Simone Galbiati Terçariol - UNISALESIANO

 
 
 



DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Bacia do Pardo Grande – BPG, em Ribeirão Preto ofereceu uma tarde de descontração e confraternização em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Foi realizado um chá da tarde e entregues brindes a todas às servidoras.

O trabalho com apoio do Diretor da Unidade, foi coordenado pela Área de Recursos Humanos da BPG.


A seguir mais fotos dos eventos:


 
Comemoração do Dia Internacional das Mulheres - Data: 08/03/2017
   
Maquiagem feita pela servidora Juliana Pupo Guerrero Rodrigues
  


Confraternização com café da Tarde com as Servidoreas da BBT
 
 

Fotos originais (palestra) aqui 

Fotos originais (dia internacional da mulher) e café da tarde aqui 


R E A L I Z A D O
Treinamento e 1ª Reunião da Nova Comissão da CIPA 2017/2018




No dia 17 de março foi realizado o Treinamento e a 1ª reunião da nova gestão de CIPEIROS represetando os Ed. Cidade I, Cidade II, e CTH

Na ocasião estiveram presentes os Presidentes, Vice-Presidentes, Suplentes e secretários.

O treinamento, ministrado pela Técnica em Segurança, do Trabalho, Adriana (DHU/RHPS), teve como objetivo apresentar as atribuições da CIPA, que visa identificar os riscos no ambiente de trabalho a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Vale ressaltar  também  que foi estabelecido o Plano de Trabalho da Comissão que, durante a gestão atuará nos setores do DAEE dos Edificios dos quais representam, colhendo sugestões junto aos servidores a serem repassadas pela equipe à Administração.

Bom desempenho a todos!


Fotos originais aqui


R E A L I Z A D O

POSSE DA CIPA - GESTÃO 2017 /  2018

No dia 02 de março de 2017, foi realizada a Posse da Gestão da CIPA 2017/2018.

Objetivo: Atender aos dispositvos da Norma Regulamentadora nº5, da Portaria 3214/1978 (prevenção de doenças e acidentes de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde)

Membros: Os membros, juntamente com os secretários, foram empossados pela Diretora de Recursos Humanos, Sra. Elizabeth Trovão, quais sejam:.                             

Representantes do Edifício Cidade I
Henrique Jorge de Lima -  atua na DOF - Presidente 
Bruno Azevedo de Melo -  atua na DOF - Suplente do Presidente
Adriano Roque Silva  - atua na STI - Vice-Presidente
Henrique Carbone de Medeiros  - atua na DOF - Suplente do Vice-Presidente
Adriana Malagoli de Sousa - atua no RHPS - Secretária

Representantes do Edifício Cidade II
Meire Quintino Rogério - Presidente
Larissa Gonçalves Reis - Suplente do Presidente
Olga Ribeiro da Silva - Vice-Presidente
Adriano Paulo Pereira - Suplente do Vice-Presidente
Adriana Malagoli de Sousa - atua no RHPS - Secretária
Karoline Alves dos Santos - atua na DPO - Secretária Substituta

Obs: Na apresentação ao lado os representantes não estão apresentados na mesma ordem do texto



Anualmente, cabe ao  DHU/RHPS gerenciar as atividades da CIPA, que, além do exposto da referida norma, atua diretamente com a Administração da Autarquia e CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços - administradora dos Ed Cidade I e II)

Atuação: Dentre as atividades específicas, a comissão também participa da elaboração da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), geralmente realizada no mês de outubro.

Periodo de Mandato: De 02/03/2017 a 02/03/2018

Informamos que a CIPA possui um Canal de Comunicação aberto aos servidores para sugestões de melhoria no ambiente de Trabalho:  cipa@daee.sp.gov.br 

Fotos originais aqui


R E A L I Z A D O
MAIS UMA CAPACITAÇÃO PARA LÍDERES CONCLUÍDA
COM SUCESSO: COACHING E FEEDBACK

 
Dia 07/12/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital o último curso do ano via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP voltado para a capacitação de líderes e assistentes de direção: Coaching e Feedback.

A ação, ministrada por Leila Regina Gonçalves Rockert de Magalhães e Luis Antonio da Silva, da consultoria Global Culture teve como objetivo aprimorar as habilidades de liderança de seus participantes por meio do coaching e do feedback assertivo a partir do autoconhecimento e da percepção do estilo pessoal de liderança, trazendo os modelos mais atuais de gestão de pessoas.

CAPACITAÇÃO PARA LÍDERES CONCLUÍDA COM SUCESSO COACHING E FEEDBACK (07-12-2016)


Este contou com a participação ativa de 27 funcionários, diretores, gestores de áreas e de equipes, assistentes de direção das unidades da Capital e Interior e obteve nota média  9,23 (em uma escala de 1 a 10).


Abaixo, depoimentos e fotos evento:

“Foi muito importante o aprendizado adquirido e principalmente a prática superando as expectativas, pela qualidade das abordagens e técnicas apresentadas, pois os exemplos citados foram de cada participante. O curso coaching propicia uma visão de novos horizontes tanto profissional quanto pessoal e nos capacita a acreditar que tudo é possível quando se crê.”

 


Daniela Cristina Garcia

BPG – Bacia do Pardo Grande

Diretor Técnico I

Tempo de atuação No DAEE – 10 Anos


 

“O curso me fez refletir e aprofundar o autoconhecimento em busca do desenvolvimento pessoal e profissional e nos processos de definição e desdobramento de estratégias, na condução das mudanças e habilidades para exercer influência e no entendimento do ambiente do trabalho. Desta forma, me permitiu compreender as diferentes gerações presentes em nossa Autarquia, proporcionando reflexão a respeito, favorecendo assim as relações interpessoais de como lidar com situações complexas.”

 

Meire Quintino Rogério

Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos - RHSD

Diretor Técnico I

Tempo de atuação No DAEE – 41 anos

 


“Com referência ao curso Coaching e Feedback gostaria de deixar registrado que, para mim, enquanto gestor de área, foi de extrema importância pois, com as ferramentas e técnicas disponibilizadas ficou mais fácil passar o aprendizado para os meus funcionários, bem como aplicá-las no dia a dia na Autarquia, sendo que, não só atendeu como superou as minhas expectativas. E que venham outros cursos tão bons quanto esse.”

 

Katia Maria Manffrenatti Martinelli

Procuradoria Jurídica - PJU

Diretor Técnico II

Tempo de atuação no DAEE - 42 anos



Fotos originais aqui e editadas aqui


R E A L I Z A D O
CAPACITAÇÃO EM "TRABALHO EM EQUIPE E COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL"

Dia 29/11/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, o curso "Trabalho em Equipe e Comunicação Interpessoal", ministrado por Leila Regina Gonçalves Rockert de Magalhães e Luis Antônio da Silva, da consultoria Global Culture. O evento proporcionado pela parceria do DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP teve como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam compreender que o autoconhecimento, a cooperação, a automotivação e a boa comunicação são ferramentas chave para quem deseja pertencer e participar efetivamente de uma equipe.


Esta ação contou com a participação ativa de 22 funcionárias que atuam em áreas estratégicas do DAEE e obteve nota média  9,7 (em uma escala de 1 a 10), atendendo as expectativas das participantes e contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

CAPACITAÇÃO EM TRABALHO EM EQUIPE E COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL



Seguem depoimentos e fotos evento:

“Esse curso foi especialmente importante pois, além da troca de experiências com as demais colegas e do aprendizado através dos palestrantes, me deu a oportunidade de agir segundo o que eu absorvi do curso. A teoria veio em perfeita hora e foi colocada em prática com um resultado satisfatório. Estou bem feliz e motivada!”

CAROLINA RIBAS CEZAR 
DGO – Diretoria de Gestão de Obras 
Atua no DAEE desde 2011







“Foi muito gratificante e valeu a pena o curso realizado, pois, na oportunidade aprendemos muito. Nos trouxe grandes  melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as de outras áreas da vida como: a familiar, afetiva, social. Vale a pena investir, afinal, os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.”

EMILIANA MARIA DE C. MACHADO
SCG – Chefia de Gabinete
Atua no DAEE desde 1982







“Gostei muito do curso, foi de bastante utilidade para o meu desenvolvimento e aplicação no meu setor de trabalho. Tivemos exercícios em grupos dinâmicos para melhorar nossos conhecimentos e nossa profissão. Bom aprendizado!”
 
MARIA DE FÁTIMA APARECIDA IRENO BARROZO
SAF - Assessoria de Orçamento e Finanças
Atua no DAEE desde 2004










Fotos originais aqui e editadas aqui


R E A L I Z A D A

SIPAT DE 25/11 -  REALIZA PALESTRA DE INTELIGENCIA EMOCIONAL E PREMIAÇÃO PARA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS: “MEU CANTINHO DE TRABALHO”

Foi realizada na ultima sexta feira, dia 25/11, a ultima ação educativa da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho do DAEE

No dia 21/11 foi realizada uma peça teatral: “Fio Magico” e no dia 23/11 a palestra: “Como curar doenças através dos alimentos”

No ultimo dia da SIPAT foram realizadas duas ações:

1. A primeira a palestra: “Inteligência Emocional” com o consultor Juscelino Neves da Kriar Gestão de Pessoas, cujo objetivo: “Entender o conceito da Inteligência Emocional como recurso para a melhora da qualidade de vida e diminuição do estresse, assim como sua aplicação no âmbito profissional para estabelecer relações sustentáveis”.

2. A segunda a premiação do Concurso de Fotografia: “Meu Cantinho de Trabalho”, que tinha por objetivo prestigiar, destacar, apresentar os servidores em seus locais de trabalhos e também as sedes do DAEE localizadas nos mais diversos municípios de São Paulo

Analisadas por um júri técnico foram premiadas as fotos que atendiam os objetivos do concurso prestigiando e dando enfoque aos locais, sedes, atividades, realizadas pelos servidores em seus locais de trabalho.

Coube ao Superintendente do DAEE: Dr. Ricardo Daruiz Borsari, fechar o evento, destacando a importância da SIPAT e a necessidade de ações desta natureza no sentido de conscientizar e prevenir acidentes e ainda trazer informações úteis aos servidores em geral.

Como foram recebidas mais de 180 fotos das mais diversas unidades do DAEE, o Superintendente do DAEE premiou as três escolhidas pelo júri técnico (composto por dois servidores lotados na Assessoria de Comunicação: Charles Souza e Manuel Antônio da Silva e José Aparecido de Luca da GTGPI).


· 1º Lugar – “Servidor atuando no viveiro de mudas na Barragem de Ponte Nova”, enviada pela Eng. Ana Paula Nunes  Camargo da Silva, lotada na BAT/BAPN  – Prêmio uma maquina fotográfica.  


· 2º Lugar – “Servidores da área de informática do DAEE prestando serviços e reparos em equipamentos do DAEE”, enviada por Ubiraci A.Salomão da SCG/STI,  Prêmio uma caixa de ferramentas; 


· 3º Lugar – “Mulher lendo Autos”, enviada pela servidora Paula Andreia B. Sipnelli da DPO/Araraquara - Prêmio: Sanduicheira;  


Premiou-se também a foto mais curtida no Facebook, e postada com a #sipatdaeepremia

Junior Amorim 344 curtidas
Angelita Monteiro – 295 curtidas
Angelita Monteiro – 295 curtidas
Angel amaria de Souza – 183 curtidas
Victor Bruno Ferreira 154 curtidas
 
Foram estas e muitas outras as fotos postadas no Facebook prestigiando e dando destaque aos servidores e atribuições do DAEE.

Vídeo do YouTube


SIPAT DE 25/11 - fotos das sedes escolhidas pelo júri técnico que receberam prêmios


Das fotos das sedes escolhidas pelo júri técnico: CTH e BAIT/Itanhaém – foi escolhida pelo público presente a foto da sede de Itanhaém  para receber a premiação: uma cafeteira e uma torradeira e ao CTH coube uma radio portátil com entrada de USB e som potente  – utensílios que podem ser utilizadas na unidade para todos os servidores

O Júri técnico ainda escolheu além destas três mais 07 fotos para ficarem exposta no local, sendo estas  mais as premiadas as “top dez”, que foram reveladas e exposta aos presentes no dia.


As fotos escolhidas foram: 
1. Servidor atuando no viveiro de mudas em Ponte Nova (foto acima, início da matéria) 

2. Servidores atuando  na piscicultura em Ponte Nova


3. Fotos dos servidores da área de informática atuando junto a aparelhos (foto acima, início da matéria) 

4. Foto da Sede de Itanhaém com arco íris ao fundo


5. Foto da Sede do CTH – Hidráulica


6. Servidores da DPO/Araraquara junto a maquinário do DAEE


7. Sede da sala de situação da BRB/Registro


8. Fotos dos servidores da CADA fazendo 5’S na barragem de Jundiaí


9. Servidores do PET – reunidos em maquinário do Parque 


10. Mulher da DPO/Araraquara lendo autos (foto acima, início da matéria) 

Participaram também da exposição às fotos de todas as sedes do DAEE que enviaram  mostrando seus locais de trabalho: Registro, Birigui, Itanhaém, CTH, São José do Rio Preto, Estaleiro, Ribeirão Preto, Novo Horizonte, Piraju,  PET

Esta é uma forma democrática para que todos possam conhecer as diversas unidades e sedes da Autarquia.


Veja fotos originais aqui: 1, 2, 3, 4, 5 e 6



R E A L I Z A D A

Palestra sobre "como se curar através dos alimentos" e "massagem inclusiva" no segundo dia da SIPAT/DAEE/2016


Foi realizado no dia 23/11, como segunda ação educativa da SIPAT/DAEE/2016, a palestra: “Como curar doenças através dos alimentos”, com o nutricionista Anderson Thiago Lima Fagundes, que há 12 anos ministra palestras em órgãos públicos de todo Brasil e realizou Projeto Qualidade de Vida em Órgãos Públicos e Empresas Privadas

A palestra que contou com a presença de 60 servidores, das mais diversas áreas do DAEE, abordou como se alimentar da forma correta para prevenir doenças, adquirindo melhor qualidade de vida, prevenindo enfermidades e obtendo maior longevidade de vida.  Abordou ainda o tratamento, prevenção e cura de enfermidades através dos alimentos Naturais e ensinou métodos através dos alimentos naturais para curar doenças como Gastrite, Úlcera, Esofagite, Colesterol Alto, Pressão Alta, Depressão, Ansiedade, Estresse, Sobrepeso, Ácido Úrico Elevado, Diabetes, Enxaqueca, Artrose, Artrite, Reumatismo, Bronquite, Pneumonia entre outras.


Na parte da manhã foi realizada massagem inclusiva, ou seja, realizada por deficientes visuais, a 70 servidores que puderam relaxar nas mãos de excelentes profissionais da empresa Toque de Serenidade. Este serviço foi obtido e custeado através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP

Neste dia foram beneficiados com a ação 130 servidores

A SIPAT é  organizada pelos Cipeiros e coordenada pela Técnica de Segurança do Trabalho do DAEE: Adriana M. dos Santos e apoiada pelos servidores do RHPS – Serviço Técnico Social.


Veja fotos originais aqui e as editadas (publicadas) aqui




R E A L I Z A D O

SIPAT 2016 - Apresenta Peça teatral: Fio Mágico e também premiação e final do Programa GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso

Como abertura oficial da SIPAT 2016, foi apresentada no dia 21/11, a peça teatral Fio Magico com os artistas do Instituto Visão& Futuro.  A peça teatral Fio Mágico

discorria sobre a importância de se aproveitar e aprender com as nossas vivencias, com o tempo e as experiências proporcionadas por ele. Ao final os artistas interagiam com a plateia e falavam sobre seu conteúdo. 


Após isto ocorreu à premiação dos vencedores do Programa GAPP, coordenado ao longo do ano pelo RHPS – Serviço Técnico de Promoção Social, que através de oficinas e palestra faz com que seus participantes mudem seus hábitos alimentares. Os mesmos são pesados mensalmente e acompanhados os seus resultados quanto à perda ou não de peso. 


Este ano excepcionalmente, o DAEE realizou o programa juntamente com o RH do CDHU, portanto foram realizadas 09 atividades entre elas para um grupo de 42 participantes ativos. Ao final do programa os que mais perdessem peso seriam premiados. 


Os servidores que receberam o premio estes ano foram: Daniela Antunes (PJU), Maristela Bucci (CDHU)  e Robert Cardoso (PJU)

além de varias outras premiações distribuídas ao público em geral


A nutricionista Neusa Moura da NB Nutrição e Bem Estar que acompanhou o grupo durante o ano apresentou os resultados quando ao programa em geral. 


Tivemos ainda uma aula de shibam proporcionada pela Professora. Rosilda Silva da Academia Curves que lá esteve pra prestigiar o evento e também oferecer prêmios aos participantes.


A peça teatral foi patrocinada através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP, e os prêmios através da Healthwork que presta serviços na área de medicina e segurança do trabalho ao DAEE

SIPAT 2016 - Apresenta Peça teatral Fio Mágico 21-11-2016


A SIPAT é organizada pelos Cipeiros do DAEE, em conjunto com a Técnica de Segurança do trabalho do DAEE: Adriana Malagodi dos Santos (RHPS)

Participaram da ação 70 servidores.


Veja fotos originais aqui e editadas: premiação aqui1,  dança aqui2 e teatro aqui3



R E A L I Z A D O

9. TREINAMENTO DA EQUIPE DE RH DO DAEE

Foi realizado nos dias 9 a 11/11 na Barragem de Ponte Nova, Salesopolis, a 9. Capacitação dos Profissionais de Rh do DAEE.

O tema deste ano foi "Fortalecimento de Equipes Metodo Vivencial" com carga horaria de 12 horas e foi ministrado por dois psicologos da Global Culture.

O objetivo desta temática: Promover conhecimentos e habilidades por meio da metodologia vivencial que permitam a melhor integração do profissional nos diferentes grupos existentes dentro de uma organização, a reflexão sobre seu papel nos mesmos e a percepção sobre as competências que necessita possuir para bem realizar seu trabalho, utilizando a cooperação para a busca dos melhores resultados.

9 Treinamento da Equipe de RH do DAEE - 9 a 11/nov/ 2016
























Participaram da ação 32 representantes de RH das Unidades do DAEE da Capital e das unidades descentralizadas

Este ano através de um trabalho diferenciado, onde as equipes tiveram que trabalhar juntas para um objetivo comum, o treinamento obteve pontuação de 9,7 obtidos com avaliação dos participantes,  quanto a satisfação quanto ao conteúdo e práticas levadas pela consultoria.

O evento é coordenado pela DHU/RHPS e contou com a parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP, para custear a consultoria.

Veja fotos (editadas) aqui e originais aqui


R E A L I Z A D O
Treinamento de Brigada de Incêndio 2016

"Nos dias 18 e 26/10,/2016 o DAEE treinou, em parceria com a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) seu quadro de brigadistas 2016. Conforme  dimensionamento da Instrução Técnica  nº16 do Corpo de Bombeiros, 40 brigadistas deveriam ser treinados entre servidores lotados no CIDADE I e II.

Até o momento treinamos 38 brigadistas entre servidores e funcionários dos Consórcios do DAEE, restando 02 servidores para treinamento no mês de novembro.


Abaixo, seguem os nomes dos participantes que, voluntariamente, deixaram um pouco seus afazeres para comporem um grupo, cujas atividades apesar de nobres, são ainda pouco valorizadas:

Treinamento de Brigada de Incêndio 2016



Adilson Munhoz - DGO - 9º andar Cidade I

Adriana Malagoli de Sousa - RHPS - 1º andar  Cidade II

Alessandra Nigri Basaglia - SCG - 10º andar Cidade I

Alexandrina do Nascimento - ADAEE - 3ss - Cidade I

Alfredo Pisani -  SUP/UGIC - 11º andar - Cidade I

Aline Pereira Gonçalves - DEP - 8º andar - Cidade I

Amauri Donizete S. Junior - PJU - 1º andar A - Cidade II

Ana Cristina Farias de Araujo - DOF - 4º andar - Cidade I

Anderson da Silva Almeida Amorim - DGO - 8º andar - Cidade I

Aparecida Assis Ribeiro -  DSD - 7º andar - Cidade I

Carlos Albero Alves de Souza - DPO - 1º andar - Cidade II

Carlos Henrique de Almeida Amarante - DSD - 3ss - Cidade I

Carolina Thomaz - GTGPI - Sobreloja - Cidade II

Charles de Sousa Malagoli - SCG - 10º andar - Cidade I

Corina Alves Rodrigues - STI - 10º andar -Cidade I

Denildo Rodrigues de Souza - DLC - 7º andar - Cidade I

Fabio Freitas dos Santos - DSD - 1º andar  - Cidade II

Felipe Juan Justiniano - DSD - Sobreloja - Cidade II

Glalcon Rogerio da Silva - DSD - 3ss - Cidade I

Helio Koga - DPO - 1º andar Cidade II

Henrique Carbone de Medeiros - DOF - 4º andar - Cidade I

Henrique Jorge Lima - DOF - 4º andar - Cidade I

Jessica Palmeira da Silva - Gerenciadora - 9º andar - Cidade I

Jorge Luiz Gonçalves Junior - STI - 10º andar -Cidade I

Karoline Alves dos Santos - DPO - 1º andar Cidade II

Lissawer Sergio Vitorino - SAR - 9º andar - Cidade I

Lucas Magno da Silva -   DLC - 7º andar - Cidade I

Maicon Gabriel dos Santos - Programa Agua Limpa - 8º andar - Cidade I

Marcelo Dias Costa - Gerenciadora - 8º andar - Cidade I

Maria Mercedes Mariano - PJU - 1º andar A - Cidade II

Nelson Aparecido Andre Junior -  SUP/UGIC - 11º andar - Cidade I

Olga Ribeiro da Silva - DPO - 1º andar Cidade II

Oscar Kleber Monteiro da Silva -   DOF - 4º andar - Cidade I

Queila Rayssa de Souza Trajano -   SUP/UGIC - 11º andar - Cidade I

Rafael Felipe da Silva - RHIP - 1º andar - Cidade II

Sergio Augusto dos Santos - Gerenciadora - 8º andar - Cidade I

Vinicius Ferreira Batista -  DOF - 4º andar - Cidade I

Yuri Bertelli Correia Lima - DPO - 1º andar Cidade II


Parabéns aos Brigadistas 2016!


Veja fotos aqui


P A R T I C I P E !


R E A L I Z A D O !
Oficina Pitadas de Nutrição do GAPP


Foi realizada no dia 24/10 a última oficina do GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, programa coordenado pelo RHPS com objetivo de que os participantes aprendam noções sobre alimentação saudavel e consequentemente percam peso. Participaram da ação 35 servidores

A oficina pitacos de nutrição, com a duração de 50 minutos, proporcionou aos participantes a possibilidade de  aprender, degustar, sentir, os alimentos além de mudar habitos e preparar alimentos saudaveis com temperos e versões caseiras totalmente inversas as industrializadas.

Oficina Pitadas de Nutrição do GAPP


Os participantes se dividiram em grupos e puderam também aproveitar  um gostoso café da manha saudavel oferecido atraves da parceria com as nutricionistas da NB Nutriçao e Bem Estar, a empresa Dasmaris Frutas, que ofereceu 03 tipos de frutas, sucos, agua de coco, frutas secas, e milho cozido aos participantes.

Ao final todos puderam dar seu depoimento como o programa o ajudou a melhorar seus habitos alimentares. 

No dia 21/11 será feito o encerramento do programa, onde os tres participantes que mais perderem peso serão premiados. Haverá também uma apresentação da peça teatral: Fio Mágico

As palestras e oficinas do GAPP e apresentações teatrais são realizadas através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP.

Vejas fotos aqui.







P A R T I C I P E !

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS PARA SIPAT
              
        MEU CANTINHO/LOCAL DE TRABALHO 

(reprodução do cartaz)

A SIPAT deste ano terá um concurso de fotografia que visa prestigiar os servidores, atraves dos seus ambientes, locais, sede de trabalho do DAEE. 

Isto será uma das atividades da nossa SIPAT a ser realizada nos dias 21,23,15/11/2016.

Haverá um juri técnico que escolhera as tres fotos a serem premiadas.

As fotos devem atender os requisitos do concurso, ou seja, a foto tem que relevar os locais de trabalho onde os servidores atuam, com suas peculiaridades, sejam escritorios, sedes, ambientes externos. As equipes de trabalho, ambientes, sedes, escritórios, mecanicas, parques, etc é que serão destaques pra os jurados.

As fotos também poderão ser postadas no facebook dos participantes com a #sipatdaeepremia. A foto com mais curtida também receberá um premio. 

A exposição das fotos e premiação acontecerá no ultimo dia da SIPAT, dia 25/11.


R E A L I Z A D O
CURSO DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES VOLTADO
AS SECRETARIAS E ASSISTENTES DE DIRETORIA DA AUTARQUIA








Foi realizado no dia 10/10, o curso Relacionamento com os clientes, voltado às secretarias e assistentes de diretoria do DAEE.

O curso foi uma demanda apresentada pela Chefia de Gabinete do DAEE, uma vez que há necessidade de atualização constante destas profissionais, considerando as mudanças no cenário da Autarquia e mesmo pela própria característica da profissão que precisa se reciclar constantemente. 

O objetivo do curso foi: “Proporcionar aos participantes as habilidades que permitam entender o processo de recepção e atendimento das necessidades de clientes e as formas de melhorar procedimentos no atendimento”.

O conteúdo ministrado pela psicóloga Leila Rockert da Global Culture foi: 
o Perfil e responsabilidades do profissional do Século XXI
o Eficiência no relacionamento com o cliente
o Prestação de serviço: a hora da verdade
o Por que atender bem
o Como descobrir a necessidade do cliente solução de problemas e habilidades de negociação

Durante o curso as participantes puderam levantar necessidades e dificuldades em suas áreas, bem como discutir, compartilhar experiências apresentar soluções a estas dificuldades.


Depoimento do curso das secretarias

O curso trouxe aprendizado e utilidade para o desenvolvimento do seu trabalho?


"Sim, trouxe bastante utilidade para o desenvolvimento do meu trabalho. Houve um exercício em que, em grupos, citamos pontos críticos e possíveis soluções para cada um em nossa profissão, que me deu um novo ânimo e um direcionamento para me posicionar em algumas situações específicas. Assim como pude compartilhar experiências que deram certo também. Uma troca de aprendizado bastante favorável!"

Carolina Ribas Cezar
DGO










"Toda mudança exige um começo e acredito que este curso foi o primeiro passo para repensarmos o nosso papel profissional, tanto como secretárias, quanto no que podemos contribuir como funcionárias da Autarquia. É preciso, antes de tudo, conhecermos melhor a estrutura organizacional do DAEE, trocarmos experiências entre nós, aproveitarmos o conhecimento que cada uma pode oferecer à outra em termos de melhorar a qualidade do nosso trabalho e este primeiro contato nos propiciou esta oportunidade.
As ideias que surgiram no decorrer deste curso, devem ser aproveitadas para a elaboração de novos encontros e também, para formalização de alguns curos de ordem prática, como técnicas de redação, elaboração de fluxogramas de trabalhos etc."

Ivone Aparecida do Rozario
DOF








Participaram do curso de 04 horas, 26 secretarias das diversas diretorias do DAEE.

O curso foi coordenado pela DHU/RHPS.

Fotos aqui


R E A L I Z A D O
CURSO CULTURA ORGANIZACIONAL

Mais uma ação proporcionada via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP


Dia 29/09/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, o curso "Cultura Organizacional", ministrado por Leila Regina Rockert de Magalhães e Luis Antônio da Silva, da consultoria Global Culture. 

O evento contou com a participação de 26 funcionários/cooperados e teve como objetivo proporcionar aos participantes o aprofundamento da compreensão da cultura da organização como dimensão estratégica para o sucesso e a sustentabilidade do negócio, avaliando suas ações e estabelecendo metas em prol das necessidades da empresa.

CURSO CULTURA ORGANIZACIONAL - 29-09-2016


O evento obteve nota média  9,7 (em uma escala de 1 a 10), atendendo satisfatoriamente as expectativas de seus participantes e contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 


Seguem depoimentos:

"Quando me inscrevi para participar desta ação, confesso que não sabia muito sobre o tema. Porém logo que os instrutores começaram a discorrer sobre o assunto, foi ficando tudo mais claro. Percebi que a cultura organizacional é a essência daquilo que vivemos dentro da empresa, que faz parte do nosso cotidiano e sem nos dar conta, parte do nosso trabalho também. O que contribuiu para o desenvolvimento deste treinamento foi o engajamento das equipes nas atividades práticas que demonstrou sintonia com o assunto abordado. O desenvolvimento deste projeto superou minhas expetativas".
ADRIANA MALAGOLI DE SOUSA
DHU/RHPS - Segurança do Trabalho
Assistente Técnico III
Administração em Comércio Exterior – Especialista em Qualidade, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social
4 anos de DAEE






"O aprendizado extraído neste encontro serviu como potencializador para as mudanças necessárias. Os resultados foram muito positivos e a análise feita pelo próprio grupo foi extremamente saudável e clara sobre nossos pontos fortes e aqueles que precisam ser reforçados. Superou minhas expectativas e tenho certeza de que a equipe absorveu muito o conteúdo, trazendo assim grandes melhorias para os processos da empresa. Acredito que o mais importante foi o reflexo no retorno ao seu local de trabalho, onde as mudanças estarão a todo o vapor. O desafio agora está em nossas mãos e a base concedida nos fará o diferencial em nosso exercício prático."
ANTONIO FERNANDO DA SILVA VELEZ
DSD/ADA
Assistente Técnico III
Administrador de Empresas
Três anos e meio de DAEE





"Foi um curso muito interessante que conseguiu unir várias gerações de servidores do DAEE de diversas bacias em que todos interagiram muito. O tema foi abordado com muita clareza e trouxe muitos detalhes sobre o DAEE que muitos não conheciam".
IVONE THAL BRAMBILLA
DHU/SRH/RHAP
Diretor Técnico I
Recursos Humanos
34 anos de DAEE


“Primeiramente, agradeço a oportunidade de poder fazer este curso e também a Leila e ao Luiz por serem esses ótimos profissionais que passaram um pouco de seus conhecimentos de uma forma clara e divertida, unindo e integrando as diversas unidades nas atividades desenvolvidas ao longo do dia e, ao mesmo tempo, fez com que relembrasse alguns conceitos e resgatasse valores esquecidos, assim como histórias do início da formação da empresa DAEE.”
JEAN CARLOS FERMINO SEMENSI
BPG/PGIG 
Diretor Técnico I
Engenheiro da Computação
6 anos e 8 meses de DAEE







Veja as fotos aqui


P A R T I C I P E !
CONCURSO DE FOTOGRAFIA!
(reprodução do cartaz)

A DHU/RHPS esta promovendo um concurso de fotografia, para destacar os locais de trabalho, sedes, escritórios, enfim todos os espaços onde os servidores da Autarquia atuam, de forma a prestigiar seus trabalhos.

As fotos devem ser enviadas até 11/11, em JPG aos emails: adsantos@sp.gov.br, mbarrozo@daee.sp.gov.br

Haverá um juri técnico que escolherá as tres primeiras colocações para premiação. 

As fotos podem ser postadas no facebook com a inclusao de #sipatdaeepremia, a foto com maior numero de curtida será premiada também. 

Informações: 3293 8456 e 3293 8317.

Veja mais informações no cartaz aqui


R E A L I Z A D A
Palestra de Inteligência Emocional na Unidade de Taubaté

Foi realizado no dia 07/10 a palestra de Inteligência Emocional Aplicado ao trabalho, na unidade de Taubaté.
A palestra foi ministrada por Juscelino Neves da Kriar Gestão de Pessoas e teve a participação de 30 servidores da unidade.
O proposito do tema era: “Entender o conceito da Inteligência Emocional como recurso para a melhora da qualidade de vida e diminuição do estresse, assim como sua aplicação no âmbito profissional para estabelecer relações sustentáveis”. 
A palestra, organizada pela DHU/RHPS, foi realizada através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP e foi patrocinada pela COOPERHIDRO a unidade,
A Cooperhidro ofereceu um café da manha aos cooperados e servidores da unidade pela Cooperativa, e aproveitou para integrar e divulgar os serviços e benefícios do Cooperativismo. 

Ver foto (albuns) aqui

R E A L I Z A D A
Palestra GAPP em Setembro











Foi realizadas na sexta feira (30/09) as 15h00 min a palestra: "É possível aliar saúde e prazer na alimentação" com a nutricionista Bianca Iuliano.
A palestra é a penúltima de uma serie que se iniciou em maio deste ano, na qual os participantes aprendem sobre alimentação saudável e utilizam este conhecimento para perda de peso e melhoria de hábitos alimentares, o programa é denominado GAPP - Grupo de Apoio para perda de peso

Participaram da ação 38 servidores.
A ultima ação do programa será uma oficina no dia 24/10, no horário da manhã. Haverá uma surpresa preparada pelas nutricionistas, que querem prestigiar os participantes do programa, que se empenharam ao longo do ano. 
A premiação do GAPP será no dia 21/11 após a apresentação da peça teatral “Fio Magico”, e a premiação considerará os participantes que perderem mais peso e ainda que tenham tido frequência e participado das oficinas e palestras.
As palestras e oficinas são realizadas através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP

Ver fotos aqui

R E A L I Z A D A
"BRIGADA CONTRA O AEDES AEGYPT"
Por Diva Aparecida Sales (BMT/Campinas)

Equipe engajada e satisfeita no combate à Dengue

"Atendimento ao Decreto nº 62.130 de 29/7/2016 que estabelece a criação de um grupo denominado “Brigada contra o Aedes Aegypti. No dia 15/08/2016 por conta do Escritório de Apoio Técnico de Campinas estar instalado em outro órgão público, solicitei uma reunião junto à Administração do órgão sobre a necessidade de realizar um mutirão no combate ao mosquito Aedes Aegypti, com intuito de disseminar as informações, bem como instigar os servidores a traçar estratégias de combate ao mosquito. Abordamos as características específicas do Aedes aegypti que o diferenciam de outros mosquitos, bem como o ciclo de vida. 
     

Conscientizamos os servidores sobre as precauções que todos devem ter para evitar a presença de larvas e consequentemente o mosquito. Observou-se a necessidade de prevenção dos funcionários através de ações que poderão contribuir para amenizar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Como primeiras orientações foram verificadas todas as instalações dos órgãos, bem como pátio e imediações. Foram recolhidos todos os recipientes que acumulavam água como vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e restos de materiais de construção."

    

    
"Conscientizar que a ação mais simples de combate à Dengue é evitar o nascimento e que para isto é necessário eliminar todo criadouro em potencial.  "

Foram apresentadas as descrições de todas as ações realizadas nas dependências do prédio. Os entulhos retirados devidamente ensacados. Nenhum foco foi encontrado. 

Esta ação foi realizada em parceria com a CIPA da sede do DAEE


Ver fotos aqui

R E A L I Z A D A
Oficina GAPP de 06-09 - Tema: Bate papo sobre lanches intermediários


Foi realizado no dia 6/09 a oficina do GAPP com o tematica sobre lanches intermédiários e sua importancia para uma alimentação adequada e também para perda de peso, uma vez que estes diminuem a fome das refeições principais.

A nutricionista Neusa Moura, atendeu os participantes do GAPP em grupo, no período de 50 minutos, possibilitando assim uma conversa e bate papo mais informal para troca de informações.  

Participaram da ação 34 pessoas.

Para finalização do Programa que ocorrerá em novembro, faltam quatro ações, sendo 02 oficinas, 01 palestra e 01 apresentação teatral

Ver fotos aqui

R E A L I Z A D O
Palestra: Administrando Gerações

Palestra: Administrando Gerações - 31-08-2016




Dia 31/08/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, a palestra "Administrando Gerações", ministrada por Adiliana dos Santos Peres via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP. O evento contou com a participação de gestores, supervisores de estagiários e profissionais das mais diversas áreas do DAEE.  Esta ação oportunizou aos participantes uma reflexão sobre principais características das Gerações Baby Boomer, X, Y e Z visando e prevenir possíveis conflitos de gerações em nossa autarquia.  O evento obteve nota média  9,78 (em uma escala de 1 a 10), atendendo as expectativas de seus participantes e contribuindo com o seu desenvolvimento. 

Seguem depoimentos e fotos do evento:

“Adorei a palestra, foi muito esclarecedora, a palestrante abordou o tema de forma atual  e com uma linguagem que facilitou a compreensão do assunto. Foi possível me identificar e identificar as  gerações ao meu redor tanto na área profissional como na pessoal. Perceber que apesar da idade as pessoas não devem ser rotuladas, pois muitas vezes  não agem de acordo com o que se espera.Esse conhecimento me fez compreender melhor as pessoas ao meu redor e repensar a melhor maneira de interagir, para que assim consigamos chegar ao objetivo comum.A gestão de conflitos geracionais exigem um empenho de todos os envolvidos, com certeza obtive o suporte para saber como devo agir." 
Angelita Monteiro - BAT/BAIT
Unidade de Serviços e Obras de Itanhaém 
Atua no DAEE desde 2004


“A palestra ‘Administrando Gerações’ contribuiu muito para a compreensão das diferenças nas visões de mundo, comportamentos e necessidades das várias ‘gerações’ que compõem nossas equipes de trabalho. Essa compreensão qualifica-nos para o desenvolvimento de uma relação de trabalho mais tolerante, inclusiva e compatível às transformações da sociedade na atualidade, sempre repercutindo na eficiência dos trabalhos desenvolvidos junto ao público participante de nossas atividades de Educação Ambiental no Parque Ecológico do Tietê.”
Fernando Antonio Pinto Teixeira - BAT/PET/CEA
Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê
Atua no DAEE desde 1980


“A palestra ‘Administrando Gerações’ contribuiu positivamente para compreensão das divergências de pensamentos e comportamentos entre as diferentes gerações que prestam serviços no setor de minha responsabilidade. Melhor ainda foi poder reconhecer através dos ensinamentos da palestrante que essa diferença é fundamental para a dinâmica dos processos, levando em consideração as qualidades de cada geração e não os ‘defeitos’ e que a adequada modulação gera produtividade.”
Liliane Milanelo - BAT/PET/CRAS
Centro de Recuperação de Animais Silvestres
Atua no DAEE desde 1996




Ver fotos aqui

R E A L I Z A D O
GAPP - Piquenique Cooperativo e Caminhada no
Parque Ecológico do Tietê em 03/09

GAPP - Piquenique Cooperativo e Caminhada no Parque Ecológico do Tietê em 03-09-2016



Foi realizado no ultimo sábado dia 3/09, o Piquenique Cooperativo e a caminhada no Parque Ecológico do Tietê.

A ação é parte do Programa GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso, que é coordenado pelo RHPS, visando à mudança de hábitos dos participantes e consequentemente o controle e perda de peso e melhoria da qualidade de vida. 

Esta atividade especificamente teve por o reforço da importância da atividade física na redução de peso, que é nosso foco.  Foi feita una caminhada por um percurso de quatro quilômetros, orientados por profissional formado em educação física e servidor do PET e ao final realizado o piquenique ao ar livre no qual foram saboreados alimentos saudáveis levados pelos participantes.  

Participaram da ação 25 pessoas.

Agradecimentos especiais à equipe do PET que atendeu com enorme profissionalismo e calor humano os participantes do GAPP.

Veja fotos

R E A L I Z A D O
Capacitação sobre Fortalecimento de Equipe, para servidores 
da Bacia do Paraíba e Litoral Norte

Capacitação sobre Fortalecimento de Equipe, para servidores da Bacia do Paraíba e Litoral Norte - 1-9-2016


Sob a responsabilidade da DHU/RHPS, foi realizado no dia 01/09, o Curso: “Fortalecimento de Equipes Método Vivencial”, com a consultoria Global Culture. A contratação dos dois psicólogos da Global Culture é viabilizada através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP.  

O curso com carga horaria de 06 horas, tinha por objetivo: “Promover conhecimentos e habilidades por meio da metodologia vivencial que permitam a melhor integração do profissional nos diferentes grupos existentes dentro de uma organização, a reflexão sobre seu papel nos mesmos e a percepção sobre as competências que necessita possuir para bem realizar seu trabalho, utilizando a cooperação para a busca dos melhores resultados”. 

O curso faz parte de umas das politicas da área de RH, que vem procurando aproximar-se das Diretorias descentralizadas, buscando desta forma capacitar as equipes, integrando as e criando sinergia para que os objetivos e missão da Autarquia sejam atingidos.  

Duas profissionais da DHU: Elizabeth Trovão e Maria Silvia Barrozo acompanharam o curso na unidade. 

Este ano o foco deste trabalho do RH foi a BPP – Taubaté, já em 2014/2015, foram realizados aos servidores da BAT – Bacia do Alto Tietê, cursos com o mesmo objetivo. 

Na BPB a capacitação teve total apoio do Diretor da Unidade: Eng.º Wanderley de Abreu Soares Junior, que alinhado ao RH planejou, customizou e apoiou a ação na sua unidade, convocando servidores de varias unidades, cargos, e perfis pra participação, o que colaborou ainda mais para o sucesso do curso. 

Ao final e após a avaliação de reação/individual, pudemos observar que além da consultoria e capacitação terem sido muito bem avaliadas, o mesmo atingiu o seu proposito e deixou uma mensagem de otimismo, confiança e clara a necessidade do trabalho em equipe.

Agradecemos e parabenizamos todos os participantes pelo excelente desempenho!

Veja fotos

R E A L I Z A D O
30 e 31/8/2016 - CAPACITAÇÃO SOBRE TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS
PARA SERVIDORES DAS BARRAGENS

30 e 31/8/2016 - Capacitação sobre Trabalhos em Espaços Confinados, para servidores das barragens




Em parceria com o Sescoop/Cooperhidro, a empresa Laboral Seg Segurança do Trabalho , com a coordenação da DHU/ RHPS - Segurança do Trabalho, foi realizado nos dias 30 e 31/8 o  treinamento de capacitação para os servidores das Barragens  que tem suas atividades expostas ao risco ocupacional Espaço Confinado. A carga horaria foi de 16 horas e realizado nas depedencias da Barragem de Ponte Nova, buscando assim aliar conteudo teorico com o prático. 

O treinamento consistiu em promover medidas de segurança para os servidores que realizam a manobra para abertura e fechamento das válvulas das comportas das barragens, um trabalho extremamente importante e cuidadoso, coordenado pela BAT/BAO, sob comando do Engº Ernesto Nobuo Mory.

Participaram do treinamento 21 servidores lotados nas barragens do DAEE, Taiaçupeba, Paraitinga, Biritiba, Jundiai. O Eng. Ernesto coordenador das barragens, bem como o Eng. Rodrigo e Enga. Ana Paula, participaram com seus subordinados do treinamento, colaborando para que o mesmo tivesse exito. 

A técnica de Segurança do Trabalho, responsável por esta área no DAEE, Adriana Malagoli de Sousa, acompanhou o treinamento junto com a equipe. 

Agradecemos e parabenizamos todos os participantes pelo excelente desempenho!!

Veja fotos


IX ENCONTRO DOS APOSENTADOS DO DAEE - 19-8-2016

R E A L I Z A D O
IX ENCONTRO DOS APOSENTADOS DO DAEE


Foi realizado no ultimo dia 19/08 o IX Encontro dos Aposentados do DAEE, com a presença de 100 participantes.

O evento realizado desde 2008 tem por objetivo prestigiar os servidores que dedicaram parte de suas vidas e carreiras a Autarquia, além de proporcionar uma integração entre o grupo e aproximação com os servidores ativos.  É na realidade um grande encontro e congraçamento entre amigos.

O Evento organizado pela DHU/RHPS sempre conta com temáticas que possam agregar a este público e a esta nova etapa de suas vidas: a aposentadoria. 

Este ano contamos com a apresentação de um musical com a Cia Pompacômica que levou o espetáculo: O Brasil de Cabelos Brancos, que abordou o envelhecimento das famílias brasileiras e suas varias facetas.  O espetáculo foi disponibilizado através da parceria COOPERHIDRO/SESCOOP/SP.

O público presente se divertiu bastante e também pode participar de massagens inclusivas realizadas por portadores de deficiência visual e ainda levaram lembranças do evento, como as fotos que contem um painel ao fundo com lugares como Paris, Itália, Grécia, etc.

Neste ano tivemos ainda o recital de um servidor aposentado Sr. Antônio Carlos F Rainho, que fez um poema sobre a velhice, especialmente para recitar no evento (foi muito aplaudido pelos colegas). O ex-servidor, que tem por formação a engenharia civil, ajudou a construir a Divisão de Transporte do DAEE na Vila dos Remédios, tem 89 anos e é um assíduo frequentador destes encontros.  

O evento foi realizado em parceria DAEE/COOPERHIDRO/AADAEE/ADAEE. 

Veja fotos aqui


PALESTRA DE INTELIGENCIA EMOCIONAL APLICADA AO TRABALHO REALIZADA NAS DEPENDÊNCIAS DO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Foi realizado no ultimo dia 18/8 na Unidade do Parque Ecológico do Tietê a palestra: "Inteligência Emocional aplicada ao Trabalho"

O objetivo desta temática é: "entender o conceito da Inteligência Emocional como recurso para a melhora da qualidade de vida e diminuição do estresse assim como sua aplicação no âmbito profissional para estabelecer relações sustentáveis"

PALESTRA DE INTELIGENCIA EMOCIONAL PARQUE ECOLÓGICO DO TIETE - 18-8-2016



A palestra foi ministrada pelo palestrante Juscelino Neves da Kriar Gestão de Pessoas, que com seu conhecimento, dinâmicas e musica encantou os servidores, que puderam aprender de uma forma dinâmica e participativa.  Os servidores gostaram muito da palestra e na avaliação geral do evento, obtivemos a  nota: 9,75%

Este evento foi organizado pela COOPERHIDRO, que busca através da educação e eventos desta natureza, aproximar-se dos seus cooperados/servidores, mostrando que além do papel financeiro da entidade, esta também apoia e fomenta a educação cooperativista e temas que possam agregar a vida pessoal e profissional de seu quadro de cooperados. 

Participaram do evento, 73 servidores do Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Engenheiro Goulart e Jacuí
Coube ao Diretor do PET: Edison Aparecido Candido a abertura do evento, seguido pelo Presidente da Cooperativa: José Carlos Pissaia.

A Cooperhidro ainda proporcionou aos cooperados um café da manhã para integração do grupo, além de sortear entre os participantes 05 relogios com a logomarca da entidade
Veja fotos aqui


I N S C R E V A - S E !
Curso: “CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS ENVOLVIDOS NOS PROCEDIMENTOS DA LEI FEDERAL Nº
12.334/2010 DE SEGURANÇA DE BARRAGENS - FASE I”, oferece 400 vagas para todas as regiões
do Estado de São Paulo
Maiores detalhes no folder em pdf: aqui

R E A L I Z A D O
OFICINA DE ATIVIDADE FÍSICA DO GAPP - AULA DE DANÇA DE SALÃO

Foi realizada no ultimo dia 11/08, uma oficina de atividade física - aula de dança de salão com o professor Felipe da empresa Fly Time.
A aula é parte das ações do Programa GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, que é coordenado pela DHU/RHPS, que tem por objetivo a perda de peso dos servidores  após a participação em oficinas/palestras de reeducação alimentar.

Oficina de Atividade Física do GAPP - Aula de Dança de Salão ‎(11-08-2016)‎


Este ano já foram realizadas diversas palestras e oficina e neste mês em especial deu-se ênfase a importância da prática de atividade física para perda de peso.
Participaram da ação 25 servidores, que gostaram muito da oficina, pela energia, alegria, proporcionados pela dança e interação do grupo. 
No mês de setembro, haverá ainda varias ações para o grupo entre as quais o Piquenique Cooperativo e Caminhada no Parque Ecológico do Tietê no dia 3/09 - sábado.   
O Programa GAPP será finalizado em outubro na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, onde os tres participantes que perderem mais peso ao longo do programa, serão premiados.

Ver fotos aqui



PALESTRA "ADMINISTRANDO GERAÇÕES"
Informamos que estão abertas as inscrições para a palestra “Administrando Gerações” a ser realizada em São Paulo/SP (Rua Boa Vista, 170 - Auditório C/CPOS) no dia 31/08 (quarta-feira) das 9h45 às 12h00.

A nova realidade do ambiente de trabalho, as conquistas no campo da comunicação e da globalização impõem que trabalhadores de diferentes gerações convivam juntos. Não há como uma renegar a outra. Diante disso e necessário saber administrar essa miscigenação de gerações, trazendo o entendimento que o caminho para o sucesso não é restritivo, embora muito competitivo. As gerações podem e devem se ajudar na caminhada. 
Desta forma, buscamos por meio dessa ação apresentar as principais características das gerações XYZ, a fim de proporcionar uma reflexão sobre quais as melhores maneiras de administrar esses conflitos de gerações.
Contamos com sua colaboração na divulgação e indicação de servidores estratégicos que atendam a esse perfil nas Unidades da Capital, Bacias e Escritórios de Apoio para o preenchimento das 30 vagas disponíveis. 

As inscrições deverão ser realizadas até dia 18/08 (quinta-feira) pelos próprios interessados via link: goo.gl/nux24

Esta ação será ministrada por Adiliana dos Santos Peres, Consultora Empresarial, Coach e Docente em cursos de Pós-Graduação e Graduação e acontecerá via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP. Quaisquer dúvidas, entrar em contato com Larissa/RHSD: 11 3293-3753.


R E A L I Z A D O

PALESTRA DO GAPP NO DIA 29/7 - TEMA "CINCO AO DIA"











Foi realizada no dia 29/7, a palestra "5 ao dia", com a nutriconista Bianca Iuliana da NB Nutrição

A palestra "cinco ao dia", tratou sobre os alimentos que nos tornam mais bonitos(a), saudáveis e felizes (frutas, legumes e verduras).

A palestra faz parte do Programa GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, iniciado em 2015 e com continuidade em 2016, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos participantes, a perda de peso e também a reeducação alimentar, obtidas nas palestras e oficinas realizadas mensalmente.

Participaram da ação 40 servidores, que puderam aprender, trocar informações e serem orientados pela nutricionista da NB Nutrição e Bem Estar.


As ações são coordenadas pela DHU/RHPS, em parceria com a COOPERHIDRO/SESCOOP/SP

P A R T I C I P E !!!
IX Encontro dos Aposentados do DAEE em 2016
Será realizado no dia 19/8 o IX Encontro dos Aposentados do DAEE. O objetivo desta atividade, é reintegrar os ex-servidores do DAEE ao convívio e de volta a Autarquia, além de valoriza-los e prestigia-los pela dedicação e anos de trabalho prestados ao longo de suas vidas ao DAEE.
O evento é organizado pelo RH do DAEE em parceria com a ADAEE, AADAEE, COOPERHIDRO.
Este ano traremos uma peça musical, denominada: "O Brasil de Cabelos Brancos" com a Cia Pompacomica, que abordará a questão do envelhecimento da população.
O evento não é reservado só aos servidores aposentados, mas aqueles que se interessem pelo tema, e queiram rever amigos neste encontro, que esta em sua noma edição. 
Os dados do conteúdo do evento e para inscrição encontram-se no cartaz (acima).


R E A L I Z A D O
"OFICINA DE NUTRIÇÃO - Mitos e Verdade"
Turma das 9 hs

Turma das 11 hs.

Foi realizada no dia 5/7, mais uma oficina de nutrição do GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, com a participação de 40 servidores que foram divididos em seis equipes para facilitar o aprendizado.

A oficina Mitos e Verdades sobre a alimentação, foi em  formato de Jogo interativo, utilizando cartas com mitos e verdades com temas variados sobre alimentação e atividade física. A cada perguntada lançada pela nutricionista, cabia aos participantes afirmarem se era mito ou verdade e esclarecer o motivo da sua escolha. Após isto a nutricionista discute e orienta sobre a resposta correta.

O Programa GAPP ainda realizará ações até outubro, entre as quais oficinas, palestras, jogos, piqueniques, oficina de atividade física, visando que com o aprendizado as pessoas se conscientizem da necessidade de mudar hábitos e consequentemente perder peso. 

A finalização do Programa será na SIPAT do DAEE


R E A L I Z A D O












PALESTRA GESTÃO DO TEMPO - 28/06/2016











Dia 28/06/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, a palestra "Gestão do Tempo", ministrada por Silvio Geraldo Fieno, da consultoria Gente & Gestão via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP

O evento contou com a participação de lideranças, gestores de equipes, profissionais de Recursos Humanos e jovens “futuros líderes” do DAEE.  Esta ação oportunizou aos participantes uma reflexão sobre técnicas que promovam o gerenciamento eficiente do tempo a fim de proporcionar melhorias em sua gestão no cotidiano profissional.  O evento obteve nota média  9,3 (em uma escala de 1 a 10), atendendo as expectativas de seus participantes e contribuindo com o seu desenvolvimento. 


       

Seguem depoimentos e fotos do evento:

"A Palestra foi muito bem exposta, rica em exemplos e bastante elucidativa. Durante toda duração levou-me à reflexão não só sobre minha vivência profissional mas também fora dela, reforçando em mim, como é importante ter-se objetivos claros e planejados, para tudo. Alertou-me para a importância de definir as prioridades no trabalho, na vida familiar, no lazer. Fez com que eu refletisse o quão importante é gerenciar o tempo, para tudo na vida. Que o trabalho e os desafios devem ser encarados como meios de se alcançar o prazer da conquista, da realização profissional. O sentimento de missão bem cumprida. Sou grato em ter tido mais esta oportunidade de aprendizado. Recomendo"
.

MARCOS KOCIN
Responsável pela Auditoria - SAU 
Administrador e Advogado - Atua há 40 anos no DAEE








"Gostei muito da palestra, por ser um tema pertinente a todos os profissionais das mais diversas áreas. No meu caso, já utilizava algumas das ferramentas mencionadas pelo palestrante, porém ele foi além da temática, abordando trabalho em equipe, delegação, tomada de decisão, enfim assuntos que impactam diretamente na gestão do nosso tempo. Eu aprendi muito e espero com isto, aperfeiçoar a qualidade do meu trabalho, sem estresse"
.

MARIA SILVIA BARROZO
Diretora do Serviço Técnico Social – DHU/RHPS
Assistente Social - Atua há 38 anos no DAEE










"A palestra “Gestão do Tempo”, ministrada por Silvio Geraldo Fieno, por intermédio da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP, foi altamente instrutiva e me ajudou a melhor entender e a gerir meu escasso tempo diário, tanto pelo lado profissional como pelo lado pessoal. Achei muito interessante as dicas ministradas e já as estou aplicando no meu dia a dia aqui no DAEE".

RENALDO DO AMARAL
Diretor da Divisão Técnica de Serviços da Administração - DSD/ADA
Administrador e Contador - Atua há 44 anos no DAEE











As fotos aqui

Oficina de “Escolhas Conscientes” do
Programa: GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso
Foi realizado no dia 14/6, a oficina de escolhas conscientes, na qual os participantes  aprenderam a ler os rótulos dos alimentos.

Esta ação faz parte  programa coordenado pela DHU/RHPS, na qual os participantes participam de palestras, oficinas, etc., e a tem orientações sobre alimentação saudável,  novos hábitos, a importância da atividade física. Este é o segundo ano do programa, que iniciou-se em 2015. 

Nesta ação participaram 45 servidores, que foram divididos em grupos, que durante 50 minutos discutiram, compartilharam e foram orientados por uma nutricionista da NB Nutrição e Bem Estar. 

Esta  oficina é de grande importância, já que é essencial para que aprendamos a ler os rótulos dos alimentos, e assim ter a consciência e informação suficiente para optarmos por alimentos saudáveis e que são os mais adequados aquilo que desejamos: perder peso, diabéticos, hipertensos, etc. 

Este programa é fruto da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, e ainda estão previstas mais 08 ações até o outubro, mês da finalização do programa.


 

OFICINA DE NUTRIÇÃO E CINE DEBATE


Foi realizado no dia 31/5, o Oficina de Nutrição denominada: Debate CINE-DEBATE "Muito além do peso" cujo objetivo:  motivação para controle do peso; momento de retomada e troca de experiências entre os participantes. 

OFICINA DE NUTRIÇÃO E CINE DEBATE - 31-5-2016

A oficina é a primeira ação deste ano e parte do Programa GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, que visa a formação de grupos de autoajuda, que durante 06 meses contínuos, participam de ações voltadas a conscientização sobre alimentação saudável, a importância da atividade física, saúde, novos hábitos, entre outros, de forma que ao final deste período, estejam mais informados  e consequentemente seus hábitos e sua saúde estejam melhores. Ao final de cada evento os participantes são pesados e acompanhados mensalmente. 

Esta ação coordenada pela DHU/RHPS e em parceria com a COOPERHIDRO/SESCOOP, teve a participação de 50 servidores.
Estão previstas até outubro, novas oficinas, palestras e apresentação teatral referente ao Programa e a temática:  Reeducação Alimentar.  

O programa será finalizado na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho deste ano.

DAEE CAPACITA SEUS FUNCIONÁRIOS EM RELACIONAMENTO
COM O CLIENTE
Mais uma ação proporcionada via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP

Curso Relacionamento com o Cliente-junho 2016

Dia 03/06/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, o curso "Relacionamento com Cliente", ministrado por Luis Antônio da Silva, da consultoria Global Culture. O evento contou com a participação ativa de 27 funcionários que realizam atendimento de Outorga Eletrônica e Fiscalização do DAEE Capital e Interior com o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam entender o processo de recepção e atendimento de necessidades de clientes e as formas de melhorar procedimentos no atendimento. 

O evento obteve nota média  9,6 (em uma escala de 1 a 10), atendendo as expectativas de seus participantes e contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Seguem depoimentos e fotos evento:



“O curso possibilitou entender a necessidade de uma comunicação clara, não somente com os usuários de recursos hídricos, mas também com os próprios colegas de Trabalho”
Aline Daiane Briques Encarregado II 
Atua na BMT/BMR





“Palestra ilustrativa, muito esclarecedora com exemplos práticos do cotidiano. Parabéns ao Departamento por mais esta iniciativa. Acredito que mais colaboradores deveriam participar destes treinamentos. Certamente irei participar nas próximas oportunidades.”
Lawrence George CristoniAssistente Técnico III
Atua BAT/BAP/BAOT



“O tema ‘Relacionamento com o Cliente’ é polêmico. Sempre achamos que fazemos o correto, mas só entendemos que podemos melhorar diante de uma aula como esta. No início foi nos perguntado o que esperamos levar ao final do encontro: Estou levando a certeza que posso melhorar!”
Lúcia Inês AlvesDiretor Técnico I
 Atua na DPO/PTA




RH DO DAEE PARTICIPA DE 
LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO AGASALHO 2016
Dia 18/05/2016 às 10h deu-se início ao lançamento da Campanha do Agasalho 2016. O símbolo da Campanha, Malu Moletom, é uma das personagens do curta-metragem criado exclusivamente para a campanha que incentiva a doação de agasalhos para este ano. Nossas representantes do RHSD estiveram presentes e puderam acompanhar essa ação.

Abaixo, matéria da campanha para divulgação extraída do site oficial http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/
LU ALKMIN LANÇA CAMPANHA DO AGASALHO 2016
AÇÃO CONTA ESTE ANO COM O CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO DE MALU MOLETOM
Imagem: Portal do Governo do Estado de São Paulo - A2 Fotografia / Alexandre Moreira
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, realizou nesta quarta-feira, 18, o lançamento da Campanha do Agasalho 2016. O evento aconteceu no Cinema Playarte Bristol, em São Paulo. A novidade deste ano está por conta da animação da Malu Moletom, a história de uma menininha linda que muda a vida de uma cidade inteira. A agência Lew’Lara\TBWA assina a criação da campanha publicitária
O objetivo da ação é arrecadar cobertores e roupas novas ou em boas condições de uso. “Além de aquecer quem sente frio, queremos também ajudar aqueles que precisam de uma roupa em bom estado para trabalhar ou ir à escola”, afirma Lu Alckmin.  
A Campanha terá duração de dois meses, mas o Fundo Social recebe doações durante todo o ano em seu depósito, localizado no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. As peças arrecadadas são encaminhadas para os municípios do Estado e para as entidades sociais da capital cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, além de hospitais e albergues.(...)”


P A R T I C I P E !!!
Curso Relacionamento com o Cliente
Curso “Relacionamento com o Cliente” a ser realizado em São Paulo/SP (Rua Boa Vista, 170 - Auditório C/CPOS) no dia 03/06 (sexta-feira) das 8h30 às 12h30
Buscamos por meio dessa ação proporcionar conhecimentos e habilidades que permitam aos participantes entender o processo de recepção e 
atendimento de necessidades de clientes e as formas de melhorar procedimentos no atendimento a fim de estabelecer melhorias na comunicação e relacionamento interpessoal entre clientes e  profissionais que realizam o atendimento da Outorga Eletrônica e Fiscalização.
Contamos com sua colaboração na divulgação e indicação de servidores que atendam a esse perfil nas Bacias e Escritórios de Apoio (Técnicos da Outorga Eletrônica e Fiscalização) para o preenchimento das 30 vagas disponíveis.
As inscrições deverão ser realizadas até dia 17/05 (terça-feira) pelos próprios interessados via link goo.gl/nux24
Esta ação será ministrada por Luis Antônio da Silva da consultoria Global Culture via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP


A Arte de Desenvolver Pessoas – Palestra realizada com Sucesso! 
Primeira palestra da grade de 16 ações deste ano que foca o Desenvolvimento de Líderes no DAEE.

Dia 27/04/2016, realizou-se nas dependências do DAEE/Capital,  via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP, a palestra "A Arte de Desenvolver Pessoas", ministrada por Luis Antônio da Silva, da consultoria Global Culture

Dentre as temáticas apresentadas está o estabelecimento da consciência e pensamento sistêmico e da compreensão dos estilos comportamentais de cada indivíduo considerando seu modelo mental.  Além disso, apresentou-se exemplos de ações necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com base em sua capacidade de entrega, bem como a importância do foco, ação, resultado e melhoria contínua para o estabelecimento de novas atitudes para a mudança de padrões negativos e comprometimento com os resultados. 

Esse evento contou com a participação de 25 gestores de equipes e futuros líderes do DAEE da Capital e Interior

Abaixo depoimentos e fotos evento:

“A palestra A Arte de Desenvolver Pessoas, foi de grande utilidade, visto que me auxiliou a entender um pouco melhor as pessoas que trabalham comigo. O palestrante realmente tocou nos pontos importantes do assunto. Atendeu muito bem minhas expectativas.”
Luis Henrique Gomes - Engenheiro Civil - BTG




“A palestra motivacional, ‘A arte de desenvolver pessoas’ superou minhas expectativas. Me direcionou para um sentido que muitas vezes até pensamos, porém não temos o conhecimento necessário para obtermos o resultado que esperamos. Foi muito proveitoso, pois adquiri conhecimentos que poderei utilizar no meu dia-a-dia profissional e pessoal.”
Olga Ribeiro da Silva - Geógrafa – DPO




"Ter assistido a Palestra "A Arte de Desenvolver Pessoas" foi muito gratificante e enriquecedor, tanto no aspecto profissional como pessoal, principalmente por nos manter cada vez e continuamente motivados para a necessidade ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira e ao crescimento ininterrupto no desenvolvimento pessoal. E fundamentalmente, que as mudanças e novas atitudes para o crescimento e melhoria de tudo, dependem exclusivamente de nós mesmos. Agradeço e parabenizo os Setores competentes da DHU/RHSD/DAEE,  por estas iniciativas tão engrandecedoras. "
Tsutomu Ijichi - Engenheiro Civil - DRH
Vejas as fotos aqui

Programa Jovem Cidadão: Treinamento Ambiental realizado no
Parque Ecológico do Tietê

Nesta quarta-feira, 13 de abril de 2016, realizou-se no Parque Ecológico do Tietê “Treinamento Ambiental” para os estagiários do Programa Jovem Cidadão do DAEE.  O objetivo deste treinamento foi “ contribuir com reflexão, estratégias e conceitos para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental” .

Participaram desta atividade 35 jovens das mais diversas diretorias. O treinamento foi coordenado pelo Serviço Técnico de Desenvolvimento de 
Recursos Humanos – RHSD e conduzido pela equipe do Centro de Educação Ambiental – CEA/PET. Os jovens desfrutaram de um passeio guiado pelas trilhas da Água e do Rio Tietê, em que foram abordados assuntos referentes ao histórico do parque e do Rio Tietê, sua importância para a comunidade local e considerações sobre seu passado, além de estudos de meio (fauna e flora). Após o almoço, assistiram a uma intervenção teatral “Estações e Moradas ” criada a partir de entrevistas realizadas como moradores do Jardim Keralux, comunidade localizada ao entorno do parque. A ação foi seguida por visita orientada as áreas de Manejo, Centro de Recuperação de Animais Silvestres - CRAS/PET, e antigas instalações de porte de areia e olaria

Durante o desenvolvimento das ações, os jovens demonstraram-se interessados e comprometidos com as atividades desenvolvidas. Esperamos que essa atividade tenha incentivado os jovens a valorizar as práticas preservação do meio ambiente, ampliando seus conhecimentos sobre as atividades do Parque e a proporcionando integração das equipes de trabalho do DAEE.
Vejas as fotos aqui

CAPACITAÇÃO EM LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - LNT
Dia 30/03/2016 realizou-se nas dependências do DAEE/Capital, o curso "Levantamento das Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento - LNT", ministrado por Leila Regina Gonçalves Rockert de Magalhães, da consultoria Global Culture. O evento teve como objetivo desenvolver as habilidades dos participantes na realização do diagnóstico de necessidades de desenvolvimento de funcionários, otimizando os recursos de treinamento e potencializando os resultados das Equipes. 

Este contou com a participação ativa de 24 funcionários que atuam em Áreas Administrativas e Recursos Humanos do DAEE Capital e Interior e obteve nota média  9,55 (em uma escala de 1 a 10), atendendo as expectativas de seus participantes contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Seguem depoimentos e fotos evento:

"Este treinamento me ajudou a identificar as pessoas que precisam de treinamento em minha unidade e as competências necessárias para o desempenho de suas funções tanto na parte operacional quanto na parte de relacionamento entre os funcionários."
Ariana Rosa Bueno Damiano
Chefe II - Atua na Bacia do Médio Tietê, Seção de Administração - BMT /BMA -Auxilia o RH da unidade
Atua desde 2008 no DAEE

"O treinamento aprimorou minha visão sobre as competências necessárias para cada função e o perfil dos funcionários de minha unidade. Os instrutores foram ótimos apresentaram os temas técnicos com clareza, atendendo as minhas expectativas."
Liliam Maria Santos Ribeiro
Encarregada II - Atua no RH da Unidade de Serviços e Obras de Itanhaém - BAT/BAIT
Atua desde 2011 no DAEE

"Este treinamento contribuiu muito com o que desenvolvo em minha área trazendo novas informações sobre como desenvolver as equipes de trabalho, com ênfase principalmente em questões comportamentais. Pude observar também a importância de um planejamento de ações de treinamento objetivo e focado nas reais necessidades de cada ambiente de trabalho. Os instrutores foram ótimos e abordaram com clareza os conteúdos previstos."
Meire Quintino Rogério
Diretora do Serviço Técnico de Desenvolvimento de Rec. Humanos - DHU/RHSD
Atua desde 1975 no DAEE

Vejas as fotos aqui

Treinamento de CIPA 2016

Nos dias 16,18 e 23/03/2016, a DHU/RHPS, por intermédio da parceria com Cooperhidro/Sescoop/Senai, promoveu o treinamento de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  
O curso teve como objetivo capacitar os cipeiros do Ed Cidade I e II e do CTH, eleitos em  fevereiro, bem como integrá-los com os outros participantes.
Contamos também, nesse treinamento, com servidores do PET, que pela legislação ainda não precisam constituir CIPA por intermédio de eleição, porém já tem um grupo maciço no trabalho e nas questões de Saúde e Segurança.
Mais uma vez, concluímos com alto índice de aproveitamento e conseguimos difundir esse assunto, que é a segurança e prevenção de acidentes, de uma forma bem clara, objetiva e prevencionista.
Vale destacar a parceria com SENAI que, com certeza será muito bem vinda em outras ocasiões.




IX ENCONTRO DAS MULHERES DO DAEE
- SHOW SAUDADE DA ELIS,
COM TUNAI 

Foi realizado no dia 8/3/2016, com a coordenação da DHU/RHPS,  o IX Encontro das Mulheres do DAEE, este ano excepcionalmente com um show musical prestigiando as musicas de Elis Regina, interpretadas por Tunai (www.tunai.art.br).

O evento já na sua nona edição tem por objetivo integrar as servidoras do DAEE da capital e interior, homenagear o quadro de servidoras no dia internacional das mulheres, e ainda trazer cultura, entretenimento, conhecimento que possam agregar a este público

É um dia de descontração e lazer me geral, aproveitando se ainda o coffe break oferecido especialmente às servidoras no seu dia. As servidoras aderem maciçamente a este evento  e curtem participar, por a conversa em dia, reencontrar amigas e poder compartilharem  o que é oferecido pelo DAEE e empresas parceiras. 

A adesão e participação já esperada das servidoras é um motivador aos organizadores.  

O cantor Tunai, parceiro e compositor das musicas de cantores como:  Elis Regina, Fafá de Belém, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Fagner, 
Milton Nascimento, apresentou um belo repertorio de suas composições e músicas da Elis, além de contar um pouco sobre a vida e carreira de uma das mais prestigiadas cantoras da musica popular brasileira. 

O público presente aproveitou pra cantar junto algumas canções e saiu leve com o que ouviu e sentiu durante o espetáculo. 
Estiveram prestigiando o evento, servidoras de todas as áreas do DAEE, tanto da capital como do interior, além de servidoras aposentadas que também estiveram para aproveitar a boa musica neste dia especial. O evento deste ano foi aberto pelo Dr. Sergio Antunes que representava Dr. Ricaro D.Borsari - Superintendente do DAEE

Sem desconsiderar as inúmeras lutas que ainda são travadas na contemporaneidade  pela maioria das mulheres com relação ao seu cotidiano,  como dupla jornada de trabalho, salários diferenciados e menores para o mesmo tipo de função, preconceitos, violência, desemprego,   e inúmeros outros desafios que se apresentam,  o evento buscou mesmo prestigiar esta categoria (que representa 1/3 do quadro total de servidores)  

que com seu profissionalismo, se dedica juntamente  com os homens a construir uma Autarquia cada vez melhor e que faça a diferença para melhoria  da vida da população paulistana.

O evento na sua nona edição é realizado e coordenado pelo DAEE, com a parceria da COOPERHIDRO, SESCOOP/SP e ADAEE.  

Os brindes deste ano, guardas chuvas com logotipos das entidades, serão muito útil, para serem usados neste São Paulo da garoa, bem como parodiando Elis, para evitar as Águas de Março.

Vejas as fotos aqui


Posse da CIPA 2016/2017
"No dia 24/02/2016, o DHU realizou a Posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA 2016/2017, dando início a gestão da nova comissão.
A CIPA tem como finalidade tratar de assuntos referentes à acidentes e doenças do trabalho, bem como a melhoria na qualidade de vida no ambiente laboral dos servidores.

Este ano, o processo eleitoral contou com a participação de mais servidores que o habitual e de diversos setores dos Ed Cidade I e II.

PARABÉNS AOS CIPEIROS
São eles:
REPRESENTANTES DA EMPRESA
ED. CIDADE I: 
Lucas Magno da Silva - DLCAngela Maria de Souza - CADA
ED. CIDADE II: 
Meire Quintino Rogério - RHSDAdriana Malagodi dos Santos - RHPS

REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS
ED CIDADE I: 
Jose Roberto Micali - DEP/GMA - eleito com 30 votos e Adriano Roque Silva - SCG/STI - eleito com 28 votos
ED. CIDADE II: 
Karoline Alves dos Santos - DPO - eleita com 45 votos e Larissa Gonçalves Reis - DHU/RHSD - eleita com 18 votos

*Aline Pereira da Silva DEG/GMA - Secretária da Comissão.

Nessa mesma data, aconteceu na unidade Cidade Universitária, ação coordenada pelo CTH e envolvendo todas as diretorias do endereço, a posse da comissão, que se formou:

REPRESENTANTES DA EMPRESA
Raquel Santos Manrique - CTHAntonio Oliveira Costa - CTH                                                                                

REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS
Rafael Leite Silva - CTH eleito com 29 votos e Abilio Alexandre V Borges - CTH eleito com 15 votos

Lembrando que as três comissões ora instaladas, passarão em Março por treinamento de capacitação promovido pela parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP
Contaremos também com a participação de servidores do PET que, embora dispensados pela legislação de realizar processo eleitoral, atuam na unidade praticando assuntos relacionados à segurança do trabalho.
Parabéns aos membros que se dedicarão e cuidarão das questões tão importantes para a empresa e para os próprios colegas de trabalho!!!!

PARTICIPE!
















Para participar os interessados deverão  realizar sua inscrição  até dia 15/03 (terça-feira) pelo link: goo.gl/nux24

Manual Cursos In Company 2016
Faça download aqui: Downloads (Procure "MANUAL T&D - 2016.pdf" e escolha visualizar ou download)

Dúvidas: 
Larissa Gonçalves Reis
Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DAEE)
Tel.:(11) 3293-3753



PDI - 2016 - AVALIAÇÃO POR DESEMPENHO
Objetivando dar continuidade ao Processo de Avaliação de Desempenho para fins de concessão do Prêmio de Desempenho Individual - PDI, para o exercício de 2016, e à vista da Instrução UCRH nº 1, de 28 de janeiro de 2016, informamos que todos os servidores avaliados em 2015, serão reavaliados em 2016.
O percentual alcançado será aplicado no mês de agosto, recebimento em setembro, desde que haja diferença a maior ou a menor, e sem alteração salarial em sendo o resultado igual a 2015. 
Ex.:
2014    2015    Diferença                                                                                                                                                                                            90%    90%    0
  90%    95%    5%
  90%    80%    -10%

Para aqueles que não foram avaliados em 2015 e que serão avaliados neste ano, será aplicado também em agosto, o resultado obtido. 

                                              DO PROCEDIMENTO E DOS PRAZOS DE AVALIAÇÃO
1. A Avaliação de Desempenho Individual terá como base o período correspondente a 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015;
2. Todos os servidores serão avaliados, novamente, exceto os que:
- contarem com menos de 180 dias de efetivo exercício - admitidos a partir de 01/07/2015.;
3. Em caso de alteração do cargo ou função durante o ciclo de desempenho, o servidor será avaliado no cargo ou função em exercício nos últimos 90 (noventa) dias do ciclo de desempenho, de 01/10/2015 a 31/12/2015.
4. A aplicação dos Formulários de Avaliação no ano de 2016 ocorrerá no período de 01/03/ 2016 a 30/06/2016, na seguinte conformidade: 
             - O período de 01/03/2016 à 18/03/2016, será destinado à aplicação do formulário de autoavaliação;
             - O período de 21/03/2016 à 31/03/2016, será destinado à aplicação do formulário de avaliação da liderança e do Plano de Ação para o                             Desenvolvimento – PAD;
5. A chefia imediata deverá dar ciência aos servidores avaliados das pontuações atribuídas na avaliação, até 31/03/2016;
6. O Plano de Ação para o Desenvolvimento – PAD deverá ser validado pela chefia mediata do servidor até 31/03/2016;
7. As indicações para capacitação farão parte do Programa de Treinamento para o ano de 2017, como já foi planejado e aplicado neste ano com base nas informações de 2015;
8. As chefias imediata e mediata deverão encaminhar os instrumentos de avaliação, devidamente preenchidos, à Diretoria de Recursos Humanos – DHU, até 29/04/2016;
9. O prazo para o servidor interpor recurso em relação à avaliação será de 3 (três) dias úteis a partir da ciência da pontuação atribuída pela chefia imediata;
10. A chefia mediata terá 5 (cinco) dias úteis  para a decisão, a partir da data do recebimento do recurso;
11. Da decisão da chefia mediata não caberá recurso. 
12. Os anexos estarão disponibilizados no “Aplicativo - Consulta” habitualmente usado pelos RH’s das unidades;
13. Os indicadores de desempenho que não tiverem atribuída nenhuma pontuação serão considerados com valor ‘ZERO’ para fins de cálculo do resultado da avaliação;
14. Os servidores com diferença de vencimentos, comissionados no DAEE, serão avaliados e o relatório final deverá ser entregue ao RH de origem.
15. As unidades enviarão os formulários para preenchimento dos servidores do DAEE, comissionados em outro órgão;
16. Tendo em vista que a DHU tem recebido várias informações sobre o comportamento dos servidores em relação a atrasos e faltas, não comprometimento e responsabilidade com suas atribuições, sugerimos que a Avaliação seja mais criteriosa e rígida, pois em caso de transferência será considerada a avaliação, não cabendo talvez a justificativa para transferência.
17. Alertamos novamente para que seja feito um procedimento consciente e econômico, ou seja: Imprimir e entregar para o funcionário somente a via dele “AA”, sem os outros impressos; quando do retorno, o supervisor, no seu arquivo salvo no computador, preencherá em conjunto, avaliando e comentando os valores atribuídos. No final, imprimir tudo sem o impresso “Recurso” quando não couber.

DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A Avaliação de Desempenho Individual será formalizada por meio de instrumento distinto, disponível no "Aplicativo-Consulta" nos termos dos anexos I a IV e serão aplicados aos servidores no exercício de cargos ou funções, conforme demonstrado na relação nominal, a saber:
Anexo I - Nível Elementar 
Auxiliar de Serviços Gerais

Anexo II - Nível Intermediário
Auxiliar de Laboratório
Assistente I
Assistente de Gabinete II
Oficial Operacional
Oficial Administrativo

Anexo III - Nível Universitário
Assistentes Técnicos I – II – III – IV – VI 
Analista Administrativo 
Analista de Tecnologia
Analista Sociocultural
Executivo Público 

Anexo IV – Comando
Chefe I e II
Chefe de Gabinete de Autarquia
Encarregado I e II
Diretor I e II
Diretor Técnico I – II – III
Supervisor Técnico I

Anexo V - Plano de Ação para o Desenvolvimento – PAD - Instrumento para definição de objetivos e metas para o servidor;
Anexo VI – Recurso - Instrumento utilizado para registrar recursos impetrados pelo servidor com relação ao resultado da avaliação pela liderança.


Projeto BPG Sustentável - Canecas personalizadas

Projeto BPG Sustentável - Canecas personalizadas ‎(dez 2015)‎
















Dando continuidade ao PROJETO BPG SUSTENTÁVEL iniciado em junho de 2011 através de um ciclo de palestras englobando os 5S (Seiri, Seiton,  Seisô, Seiketsu e Shitsuke) e os 3Rs (Reduzir, Reusar e Reciclar), a fim de evitar o desperdício de descartáveis assim como a separação do lixo e reciclagem de papel na Bacia do Pardo Grande, foram distribuídas canecas de louças personalizadas para todos os servidores. A ação teve como objetivo continuar incentivando os servidores a adotarem medidas internas de boas práticas em gestão ambiental.

Palestra: Informações e Procedimentos para Profissionais de Edifícios
Da esquerda para direita: Zani (DAEE),  Nelson Motta de Freitas (Palestrante e Supervidor de Relações Comerciais da Atlas Schindler S/A) as ascensoristas do
Cidade I e II, Adriana  - Tecnica em Segurança do DAEE e Pierre Sodré (Coordenador do evento pela CPOS)

Foi realizado no dia 14/12/2015, a palestra "Informações e Procedimentos para Profissionais de Edifícios" que abordou a composição básica, funcionamento, manutenção e como agir corretamente diante de qualquer irregularidade no funcionamento do elevador.

A palestra foi proferida pela empresa Elevadores Atlas Schindler S/A, que contou com o apoio e organização da CPOS.

Foram indicados pelo DAEE (DSD) para participar do treinamento José Laercio de Mendonça Zani (DSD/ADA) e a técnica em segurança do trabalho Adriana Malagodi dos Santos (DHU/RHPS).

"Consideramos este treinamento de extrema importância, pois trouxe conhecimento de boas práticas de segurança no ambiente de trabalho, além de capacitar pessoas a identificar problemas e multiplicar o conhecimento adquirido." 
Adriana



Prêmio 5 estrelas 2015 da SP-PREV

O DAEE participou do Prêmio 5 estrelas 2015 da SP-PREVCOM  e recebeu a estrela Aldebaran, que corresponde aquela empresa com maior número de adesão proporcional ao número de funcionários. O nome “Aldebaran” vem de uma palavra árabe que significa “aquele que segue”




Essa premiação é resultado do empenho da equipe do RHIP – Serviço Técnico de Informações de Recursos Humanos coordenada pelo Diretor Edson Baptista da Silva.

Hoje temos 360 funcionários participando.

A SP-PREVCOM foi criada pela Lei 14.653, de 22 de dezembro de 2011, e tem como principal atribuição administrar o Regime de Previdência Complementar dos servidores públicos estaduais e assegurar o melhor retorno possível no investimento dos recursos destinados à complementação das aposentadorias. O principal objetivo é garantir um benefício seguro aos seus participantes e o Estado contribui paritariamente com o servidor até o limite de 7,5% sobre a parcela do salário que ultrapassar o valor do teto do INSS.

Maiores informações poderão ser esclarecidas no site: https://spprevcom.com.br


LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES







Treinamento realizado em São Paulo/SP (Rua Boa Vista), nº 170 - Auditório (CPOS)  no dia 26/11/2015 das 8h30 às 17h. 

Esta ação foi promovida pela Diretoria de Recursos Humanos-DHU / Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos - RHSD, via parceria DAEE/Cooperhidro/Sescoop-SPAtendeu aos objetivos de nossos técnicos, fornecendo aos participantes conhecimentos e habilidades sobre os principais conceitos e práticas na Liderança e Motivação de Equipes, permitindo-lhes exercer uma gestão mais produtiva. 

Foi ministrado por YVETTE DATNER da consultoria - Óbios Vita  e obteve nota média  9,38 -  21 participantes.

Seguem depoimentos sobre esta ação:

“Gostaria de iniciar parabenizando a equipe do RH do DAEE pela iniciativa de pensar no desenvolvimento do funcionário. O treinamento de Liderança e Motivação de Equipes, foi feito de forma assertiva e competente, conceitos e palavras que certamente passam a fazer parte do dia-a-dia do DAEE. Tenho certeza, que isso foi valido para todos. Minha certeza baseia-se na observação dos olhares atentos e deslumbrados frente a palestrante que demostra com alguns simples exemplos, maneiras de lidar com as situações que ocorrem em nosso cotidiano, uma maneira de transformar uma dificuldade em uma solução. A frase que levo como maior exemplo é “Ser LIDER é ser um dançarino."
ADRIANO ROQUE SILVA - STI



“Quero deixar registrado o meu agradecimento à palestrante Yvette Datner, pelo curso ministrado no dia 26/11/2015, sobre Liderança e Motivação de Equipes.  Esse curso só veio a agregar coisas importantes no meu dia a dia como líder, me passando mais segurança, modificando minha postura, me tornando mais consciente dos meus valores morais e ética. Foi muito dinâmico e maravilhoso. Muito obrigada!”
KATIA MARTINELLI – PJU






"O curso proporcionou um conteúdo abrangente, satisfatório e dinâmico, trazendo assuntos e situações que vivenciamos constantemente em nosso trabalho e refletindo que sempre há possibilidades de melhorar a relação entre lideres e colaborador. Além disso, o curso contribuiu para ampliar nossa visão profissional, aperfeiçoar nossas técnicas de liderança, para que, dessa forma, auxilie no crescimento e objetivos do departamento."
LILIAN ROBERTA PEREIRA - BMT





"O treinamento realizado em São Paulo, sobre Liderança e Motivação de equipes, nos mostrou a importância de um bom relacionamento entre as pessoas em uma organização e o papel que um líder deve desempenhar para um bom êxito das atividades. É importante saber ouvir, tomar as decisões mais acertadas para toda equipe e buscar objetivos que visem uma melhoria no desempenho de todos os funcionários.  Asatividades desenvolvidas no treinamento nos fizeram ter uma reflexão mais profunda do que somos e do que queremos para nós e para o grupo. A dinâmica desenvolvida foi muito agradável, possibilitou uma integração maior entre todos os presentes, e sem dúvida, irá melhorar o desempenho de todos os queparticiparam do treinamento.”
LUCIA INES ALVES E JOSÉ LUIZ GALVÃO DE MENDONÇA – DPO/PTA 

"Achei excelente, importante para o meu aprendizado tanto profissional quanto pessoal, necessário para o bom desempenho das nossas funções sem medo de errar nas nossas tomadas de decisões."
PAULO TOSHIO MAEBARA - BRB









"
Curso muito interessante, ministrado de maneira dinâmica e interativa. Instrutora bastante competente, manteve o grupo focado no assunto. Apresentou Técnicas e ferramentas que contribuirão muito em nossa rotina de trabalho no DAEE"
CLÁUDIO HENRIQUE BIZUTTI MOREIRA - BPG









BPG - Ribeirão Preto e escritórios
fazem Campanha Novembro Azul 


No dia 09 de novembro de 2015, foi realizado na Diretoria da Bacia do Pardo Grande-BPG, palestra sobre DIABETES e teste de glicemia


Os funcionários da BPG, Ribeirão Preto e os respectivos escritórios de apoio, Barretos, Franca e Mogi Guaçu também se mobilizaram em apoio a campanha sobre a importância da prevenção e detecção precoce do Câncer de Próstata.


Com o fim do Outubro Rosa, o novo mês traz mais uma campanha para alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul , voltado para o público masculino. Um dos principais objetivos é acabar com o preconceito que envolve a realização dos exames.  


Para se ter uma ideia, de acordo com estudo realizado neste ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca chegaram a consultar um urologista. Por outro lado, a estimativa é de que surjam 7,8 novos casos de câncer de próstata a cada hora.


A Diretoria vem realizando campanhas de saúde e conscientização voltada a melhoria da qualidade de vida dos servidores da unidade. 



8º TREINAMENTO DE RH DO DAEE EM PONTE NOVA


























Foi realizado de 10 a 12112015 o 8º Encontro dos Profissionais de RH do DAEE, na Barragem de Ponte Nova.  O treinamento é coordenado pela DHURHPS e conta com a parceria DAEECOOPERHIDROSESCOOP para contratação da consultoria que ministra o tema. 

A temática deste ano “Agregando Valor com as Cinco Competências Emocionais foi ministrado pela empresa Global Cultura, através da psicóloga e terapeuta Leila Rocket.  



Esta temática foi bem recebida pelo grupo de 35 participantes, que aprenderam a melhorar o nível de prontidão no uso das competências emocionais no dia a dia de trabalho, além da necessidade de controlar suas emoções, estresse entre outros.  



Participaram do treinamento, servidores dos Recursos Humanos da capital e também das unidades descentralizadas, como Registro, Birigui, Marilia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Taubaté, etc



Este oitavo encontro visa assegurar a integração da equipe do RH da capital e do interior, além de capacita-los com novos conhecimentos pertinentes a área de atuação e sintonizar a equipe com as politicas da Autarquia.


Foram utilizadas, dinâmicas, jogos, filmes, e textos para aplicação do conhecimento necessário ao desenvolvimento da temática.
Veja as fotos aqui


ENCERRAMENTO DO CURSO -  GESTÃO DE PROJETOS



















Nos dias 3 e 4/11 aconteceu o encerramento do último módulo da capacitação técnica Gestão de Projetos: a execução do projeto.  Esta ação, promovida pela Diretoria de Recursos Humanos/Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos - RHSD,  via parceria 
DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP, atendeu aos objetivos  estipulados  e  as expectativas de nossos técnicos, tendo sido de grande valia para o aprimoramento dos serviços prestados pelo DAEE.

ENCERRAMENTO DO CURSO - GESTÃO DE PROJETOS – 4/11/2015


O evento, ministrado por Mario Morishita e Mauro Matsoka (foto) da Morishita Consultoria e Treinamento, contou com carga horária total de 48 horas e recebeu nota média 9,27. Abaixo, seguem  depoimentos dos participantes que consideraram:



"Antes do treinamento, percebi que a maioria dos participantes entendiam que a Gestão de Projetos no DAEE era fazer e acompanhar o Projeto e a impressão que tive no curso é outra. Gestão de projetos engloba composição de turmas para execução da obra, projeto e acompanhamento das tratativas com as prefeituras, projetistas, empreiteiros e até a nossa própria procuradoria jurídica. É um processo muito mais amplo do que anteriormente parecia."
Regina Aparecida Ribeiro
Engº Química
Diretora Téc. II – BMT/BMC
Atua há 16 anos no DAEE

"Achei excelente o treinamento por ser um assunto bastante abrangente e aplicável em qualquer situação do dia a dia do trabalho. Achei o instrutor perfeito, falava com muita propriedade concatenando as ideias muito bem! Muito Bom!"
João Ferreira Gonçalves Neto
Engº Civil 
EngenheiroVI – BPG/PGC
Atua há 38anos no DAEE



"Para mim que sou da área de exatas com formação em Engenharia, percebi que a Gestão de Projetos não é uma coisa que você estuda com profundidade na faculdade e o engenheiro acaba trabalhando com projetos, algo diferente do que estou acostumada. Gostei muito do curso e da interação com os participantes, pois mesmo que meu trabalho esteja ligado com a DPO, não conhecia as pessoas de lá e do interior. Gostei da forma como o curso foi conduzido com a execução de diversas atividades fazendo a avaliação do DAEE e também gostei da atuação do ministrante."
 Juliene Rodrigues dos Santos
EngºAmbiental
DiretorTécnico I – BAT/BAR
Atua há 2anos no DAEE

Veja algumas fotos aqui

SUPERINTENDENTE PRESTIGIA PREMIAÇÃO DO

GAPP - GRUPO DE APOIO PARA PERDA DE PESO



No dia 29/10 foi finalizado o programa GAPP - Grupo de Apoio para perda de Peso, com a apresentação da peça teatral: Prevenir é Viver - Retrospectiva GAPP.

O programa iniciado em abril, contou com a adesão de 49 servidores que de abril a outubro participaram de oficinas e palestras sobre alimentação e atividade física, para perde de peso, já que ao longo do processo foram pesados mensalmente.  

A Cia Fora da Ordem, empresa teatral,  customizou o conteúdo da apresentação, tentando resgatar entre os participantes os momentos vividos entre os participantes, já que destacou momentos importantes, engraçados, os quais o grupo vivenciou. 

SUPERINTENDENTE PRESTIGIA PREMIAÇÃO DO GAPP 29-10-15



O evento que fez parte da SIPAT deste ano, contou com a presença do Superintendente do DAEE: Ricardo D.Borsari, que além de prestigiar o evento, elogiar a iniciativa, destacou sua própria historia de emagrecimento, necessária para melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Reforçou os conceitos aprendidos de que a mudança de hábitos é o primordial para este processo e que o trabalho em grupo/equipe  ajuda na obtenção dos resultados, sejam quais forem os objetivos.  


Foi servido um café da manha saudável  com frutas, frios, pães, patês,  sucos. Participaram do evento 80 servidores, dos quais 40 participantes do GAPP. Representantes da Secretaria de Gestão Pública também estiveram presentes.


Foram vários os premiados no evento, como o mais esforçado, compromissado, simpático,  líder, etc.,  escolhido e eleitos pelos próprios participantes do GAPP, além dos prêmios individuais, 1º, 2º, 3º, e  grupo que perdeu mais peso.

O resultado do trabalho e programa: a perda total do grupo de 52,4 kilos, sendo do grupo vencedor (Azul) de 24,4 kilos

Os participantes também puderam ainda participar do sorteio de brindes em geral.

O grupo vencedor foi o Azul, formado pelas servidoras Adriana  Malagodi dos Santos, Larissa Gonçalves Reis, Neide M. Chesi,   Edna O. Lopes, Maria Isabel Fameli Fernandes, Maria Silvia Barrozo, e Tania Regina M.H.Alves


As vencedoras na categoria individual, respectivamente foram:
3. Lugar - Perda de 8.6% - Alessandra Nigri Basaglia 
2. Lugar - Perda de 9,7% - Edna de Oliveira Lopes  
1. Lugar  - Perda de 12,3% - Maria Isabel Famelli Fernandes 

As oficinas e palestras do GAPP  bem como a apresentação teatral contou com a parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP para sua realização.

veja algumas fotos aqui


Peça teatral sobre Meio Ambiente no Parque Ecológico do Tietê


Foi apresentada no dia 6/11 no Parque Ecológico do Tietê, a peça teatral: “O que eu tenho a ver com isto”, da Cia. Segurança e Arte





A temática abordou a questão do meio ambiente e ainda o conflito de gerações: “Avô Gildo é um homem teimoso preso aos seus velhos hábitos; mas com a ajuda de sua neta Mabel ele vai descobrir uma nova forma de enxergar o meio ambiente”. 


A peça foi muito bem recebida pelos servidores do PET, que se divertiram e interagiram com os atores.  A ação teve o proposito de integrar a equipe do PET, e trazer informações sobre o meio ambiente. 

Peça teatral sobre Meio Ambiente no Parque Ecológico do Tiete 06-11-2015




O Diretor aproveitou o evento para fazer um levantamento das ações realizadas no PET nos últimos anos além de prestigiar as suas equipes. 


O evento foi coordenado por Vitor Manieiro e sua equipe do Museu do Tietê, que aproveitou também para falar da importância do Rio Tietê e como o mesmo vem sendo devastado ao longo dos tempos. 


Participaram da ação 75 servidores e convidados do PET.  


Esta peça foi obtida graças à parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP

Veja algumas fotos aqui



Foi realizado no dia 23/10 a última oficina do GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, com o titulo Monte seu Prato

Oficina GAPP: Monte seu Prato 23-10-15



A ação tinha como objetivo proporcionar a reflexão sobre as escolhas alimentares cotidianas e apresentar estratégias práticas para tornar as mesmas mais saudáveis, de forma que a refeição proporcione mais nutrição e bem-estar e auxilie no controle do peso.

A nutricionista Bianca Iuliano ministrou muito bem a oficina, separando os participantes por grupos pequenos, que após a escolha dos alimentos que utilizariam nas suas refeições,  foram orientadas sobre as escolhas e seus benefícios ou malefícios.


Participaram da ação 40 servidores, que aprenderam muito neste tipo de ação prática e divertida.


A oficina fechou o ciclo de ações planejadas e customizadas para o GAPP, cujos participantes puderam aprender de abril a outubro, diversas informações sobre alimentação no sentido de mudarem hábitos e perderem peso. 



























































































GAPP - RIBEIRÃO PRETO PREMIA

PARTICIPANTES EM OUTUBRO 

Seguindo os parâmetros do GAPP (Grupo de Apoio para Perda de Peso)  da Capital, em outubro foi finalizado o Programa na unidade de Ribeirão Preto. A açao descentralizada, foi coordenada pela área de Recursos Humanos: Elisabete Aparecida Felicio Moreira  e teve o apoio e incentivo do Diretor Carlos Eduardo Alencastre. 

As interessadas, fizeram uma caixinha e foram pesadas mensalmente, sendo que a com maior perda de peso, ficava com o recurso arrecadado entre o grupo.

Neste último mês além do valor arrecado entre as participantes, a DHU/RHPS enviou brindes a serem ofertados aos vencedores, de forma a incentivar a prática de ações desta natureza. 

Ganhadora da ação local, perda de peso percentual mensal, no mês de Outubro/2015, em Ribeirão Preto.

 
 
1º lugar: Funcionária: Dirce Helena AP. G. Furlan.

As fiscais do programa (local), Elisabete Ap. de Felicio Moreira, Diretora do RH da Unidade,  Rosana de L. Terra Ramos, entregaram o prêmio em dinheiro, contribuição individual de cada uma das 08 participantes de Ribeirão Preto.

























2º lugar
, programa GAPP – Ribeirão Preto.
Funcionária: Maria Lourdes S. Perez (à direita da foto)

3º lugar, programa GAPP – Ribeirão Preto.
Funcionária: Alessandra S. Raposo (à esquerda da foto).

Ribeirão Preto, foi a unica unidade que realizou a ação descentralizadas, em apoio a ação coordenada pela DHU, cujo objetivo a perda de peso e qualidade de vida dos participantes. 

Parabéns. 

GAPP PREMIADO COMO MELHOR "CASE" NO 

CONGRESSO DE QUALIDADE DE VIDA DA ABQV


O Projeto criado em 2015 pela área de Recursos Humanos do DAEE - Serviço Técnico Social, denominado: GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, cujo objetivo a perda de peso dos participantes que no periodo de abril a outubro de 2015 participaram de palestras e oficinas sobre alimentação e  atividade fisica, foi o vencedor na modalidade: "Case" do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida organizado pela Associaçao Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV.

Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem estar. A ABQV atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o país.

As nutricionistas que acompanharam o projeto desde o inicio, Bianca Iuliano e Neusa Moura, além da assistente social do DAEE: Maria Silvia Barrozo, foram as autoras do projeto e ficaram muitos felizes e satisfeitas pelo fato do programa ter sido escolhido como melhor "Case", que demonstram a importancia e os resultados do projeto, considerando ainda,  que foram apresentados inumeros outros projetos de empresas de grande porte, o que torna o prêmio ainda mais relevante. 

Para o DAEE e COOPERHIDRO, parceira no projeto, os resultados evidenciam ainda mais a necessidade de apoio e incentivo a este tipo de projetos, que só ocorrem devido a disposição das pessoas de cuidarem de sua saúde e qualidade de vida, cabendo as empresas darem incentivo e condições para que isto ocorra. 


>>>>>>>>> OUTUBRO ROSA

Os funcionários do DAEE-BPG aderiram à campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de 

mama e no dia 21/10/2015, vestiram blusa / camisa cor-de-rosa durante o expediente de trabalho, em apoio a essa causa.


Última Palestra do GAPP: “Nutrição para Saúde” antes da Premiação  em 

29/10 na SIPAT


Foi realizada no último dia 16/10 a palestra: Nutrição para Saúde, ministrada pela nutricionista Neusa Moura da NB- Nutrição e Bem Estar

A palestra tinha como conteúdo: conceito de alimentação saudável e bem-estar; descrição dos seis principais hábitos alimentares para ter saúde, qualidade de vida e controlar o peso; estratégias práticas para aliar saúde e prazer nas refeições do dia-a-dia.

Participaram 35 servidores do DAEE e do CDHU, já que a palestra foi realizada em parceria com aquele órgão, que gentilmente cedeu o auditório para realização deste evento. 

Esta é a ultima palestra de uma série mensal de cinco sequencias, realizadas de maio a outubro, com o objetivo de fazer com que os participantes do GAPP – Grupo de Apoio para perda de Peso eliminassem peso. 

Ocorreram ainda 06 oficinas e 01 peça teatral com o proposito de orientar e esclarecer os participantes a respeito de alimentação saudável e a importância da atividade física entre outros. 

As ações ocorrem por conta da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, que disponibiliza palestras e oficinas aos servidores (cooperados) do DAEE

A finalização do programa GAPP ocorrerá no dia 29/10 no auditório da CPOS das 9:30 as 11:30 com a apresentação da peça teatral: Prevenir é Viver – Retrospectiva GAPP, e a premiação dos participantes e grupo que perder mais peso


Palestra: "Inteligência Emocional Aplicado ao Trabalho" - BRB - Registro

Palestra - Inteligência Emocional Aplicado ao Trabalho - BRB - Registro 18-9



A COOPERHIDRO promoveu em Registro no dia 18/09, um café da manhã, seguido de uma palestra sobre Inteligência Emocional Aplicado ao Trabalho

Ministrada por Juscelino Neves da Kriar Gestão de Pessoas, a palestra foi bem recebida pelos servidores da unidade, que assistiram tudo e ao final parabenizaram o palestrante, que conseguiu sensibiliza-los como tema.  A ação é viabilizado através da parceria COOPERHIDRO/SESCOOP

Apoiados pelo Diretor da BRB – Ney A. Ikeda, e também pelo RH da Unidade, o evento atingiu o objetivo da entidade que era de se aproximar de seus cooperados e também trazer informações uteis ao seu público em geral. 

Participaram da ação 60 servidores da Diretoria, que inclusive vieram de outras cidades, como Iguape, Pariqueraçu, etc. para participar. 

Resta apenas mais uma palestra sobre o tema a ser ministrada em Ribeirão Preto no dia 6/11
Veja as fotos aqui


VIII ENCONTRO DOS APOSENTADOS DO DAEE


Foi realizado no dia 23/09, o “VIII Encontro dos Aposentados do DAEE”, com a presença de 100 servidores

Esta atividade é desenvolvida anualmente desde 2008, com o objetivo de reintegrar e reunir servidores aposentados do DAEE, uma vez que passam parte de suas vidas dedicadas ao trabalho e ao DAEE. A meta é trazer informações úteis a esta nova etapa da vida, bem como prestigiá-los. 
 
Este ano, além do coffe break oferecido pelo DAEE,  foram realizadas duas ações: uma oficina e uma palestra:


  

Palestra com o tema “Acrescentando vida aos anos” ministrada por: Ronaldo Vilela Barros - Graduado em Ed. Física pela ESEFIC - Especializado em Suplementação Nutricional – USP, Pós Graduado em Treinamento Desportivo – FMU. 


Oficina de Medição de Glicemia com orientações médicas e entrega de folder sobre o assunto aos interessados 
Data: 23/09/2014 – quarta feira
Horário: 08h30min às 11h30min
Local: Auditório da CPOS na Rua Boa Vista 170 – Centro, São Paulo.
Além das atividades acima, os  participantes ganharam ainda uma caneca caricaturada da qual gostaram muito. 

VIII ENCONTRO DOS APOSENTADOS DO DAEE - 23/09/2015

   











O evento foi um sucesso e atingiu plenamente os objetivos propostos, e é coordenado pela DHU/RHPS, e feito em parceria com as entidades de classe: COOPERHIDRO/ADAEE/AADAEE

Veja as fotos aqui

Palestra
v
"VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?"
 
Descubra a gordura e o sódio onde você não os vê

Foi realizada no último dia 15/09 no auditório da CPOS a palestra: “Você sabe o que está comendo”, com a presença de 32 servidores

A palestra tinha por objetivo informar sobre a função da gordura e do sódio na alimentação; consequências do consumo excessivo dos mesmos para a saúde; demonstração visual da quantidade de sódio e gordura contidos em alimentos ultra processados, comparando com as versões mais naturais, através de imagens ou representações em tubo de ensaio, seguida de discussão com o público; conceito de alimento diet e light; leitura de rótulo de alimentos.


A Nutricionista Bianca Iuliano, da NB Nutrição, Bem Estar e Saúde mostrou através de dados e vídeos a composição dos alimentos e o bem ou mal que fazem a saúde, além de orientar para constante observação dos rótulos dos alimentos, que enganam a maioria das pessoas, que são muitas vezes ludibriadas por informações errôneas ou distorcidas sobre a composição dos alimentos. Os vídeos apresentados muitas vezes chocaram os participantes que sequer sabiam o que estava comendo. 

A palestra é parte do Programa do GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso, onde são realizadas palestras e oficinas mensais aos participantes que ao serem orientados, tem por meta a perda de peso e uma competição saudável que se encerrará em outubro na Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho do DAEE.  

Veja mais fotos aqui


Dias 15 e 16/09 iniciou-se o primeiro módulo da capacitação técnica GESTÃO DE PROJETOS: FASE INICIAL DO PROJETO – CONCEPÇÃO E ELABORAÇÃO. Esta ação, promovida pela Diretoria de Recursos Humanos/Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP, faz parte do levantamento de Necessidades de Treinamento realizado em 2014 e busca atender as solicitações de capacitação do PAD (Plano de Ação para o Desenvolvimento) de nossos servidores.

             
O objetivo é fornecer aos participantes conhecimentos e habilidades sobre os principais conceitos e práticas utilizados em projetos, permitindo-lhes exercer sua gestão de forma mais produtiva e conduzir as equipes responsáveis por essa atividade com maior propriedade. Desta forma o curso foi dividido em 3 módulos e acontecerá conforme descrição abaixo:

15 e 16/09: Módulo I (16 horas) – a fase inicial do projeto: concepção e elaboração
5 e 6/10:  Módulo II (16 horas) – o planejamento do projeto – programação e “start up”
3 e 4/11: Módulo III (16 horas) – a execução do projeto – realização e encerramento














Nesse  primeiro módulo  os  participaram  29  técnicos  e  puderam refletir sobre os projetos em nosso dia-a-dia, seu planejamento e organização vinculados à missão, visão e valores de nossa Autarquia, bem como os riscos e possíveis problemas que poderão surgir em suas etapas de detalhamento, execução, controle e encerramento.

Veja as fotos aqui


5'S NO DAEE: Capital, PET, CTH, BAT, PVT e Barragens


5’S nas Unidade da Capital do DAEE arrecadou 5 toneladas de papel doados a Cooperativa de ReciclagemNo inicio de setembro deu-se por encerrada a ultima etapa do 5’S realizada nas unidades da capital do DAEE. 

Coordenado pela DHU, sob a responsabilidade de Ivone T. Brambilla (RHAP) e Larissa Gonçalves Reis (RHSD),  monitoraram o processo nas áreas, percorreram os ambientes e orientaram os multiplicadores e os resultados foram satisfatórios.  Aproveitamos para destacar a participação dos funcionários Celso José Cezário, Geralda Cavalcanti de O Santos, Vinicius B Ribeiro,  José Laercio de Medonça Zani, Rosario Pereira Lopes e Antonio Leonardo da Silva, que colaboraram na retirada do material logo nas primeiras horas dos dias de descarte.

5S no DAEE - ago 2015

Só nos edifícios Cidade I e II, foram retirados   900 kilos de papel
, que foram destinados a Cooper Viva Bem – Cooperativa de Produção dos Trabalhadores em Material Reciclável de São Paulo, localizada na Barra Funda e que com o resultado da coleta sustenta inúmeras famílias e pessoas que vivem de reciclagem. 

As unidades que também realizaram 5S em seus locais de trabalho foram: PET, CTH, BAT, PVT, Barragens

Por iniciativa própria as unidades de Araraquara (DPO) e Ribeirão Preto (BPG) também fizeram o seu 5´S.

Portanto no total foram doados a cooperativa de reciclagem, 5 toneladas de papel

Este processo iniciou-se em maio com a capacitação de multiplicadores das unidades onde haveria o 5’S, para que além de instruídos sobre o assunto, pudessem compartilhar estas informações com gestores e servidores de suas unidades. Após isto foram criados inúmeros cartazes que colocados quinzenalmente tinham por objetivo sensibilizar os servidores para o assunto e buscar sua adesão. A comunicação via notes com os gestores também se fez necessária. 

Havia a preocupação e cuidados necessários para com o processo e a triagem dos documentos antes que fossem descartados. Em casos de dúvidas estas deveriam ser enviadas a CADA – Área Responsável pela Gestão dos Documentos da Autarquia, que atuou em conjunto com a DHU neste processo. 

O 5’S é uma ferramenta da gestão da qualidade que auxilia na organização dos ambientes de trabalho. É utilizada por toda organização que quer manter padrões de qualidade e excelência em seus serviços. 

De forma simplificada pode ser entendida como: 
1. Senso de Descarte (manter no local de trabalho, somente aquilo que é necessário). 
2. Senso de Arrumação (ordenar aquilo que permaneceu e é utilizado diariamente)
3. Senso de Limpeza (deixar o local de trabalho limpo e organizado)
4. Senso de Saúde (preocupação com a higiene, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e adequado às tarefas desenvolvidas) 
5. Senso de Disciplina (melhorar constantemente) 

Em anos anteriores foi realizado 5´S nas unidades do interior num total de 30 toneladas de material reciclado, e em 2012, realizado na área de Recursos Humanos, o que também foi muito bem e com resultados positivos. 

Ações desta natureza, apesar de úteis as empresas só são significativas e com resultados positivos, com a adesão dos servidores e gestores, que devem entender a importância disto em seus ambientes de trabalho. 

Veja as fotos aqui

P A R T I C I P E !!!!




Foi realizado no ultimo dia 3/9, a oficina de recreação na unidade de Ribeirão Preto

A oficina que tem por objetivo: “promover uma prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir no indivíduo um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente ou do corpo, ou ainda de ambos”, foi organizada pelos Recursos Humanos da Unidade e acompanhada por técnica da DHU/RHPS.




O técnico da Fly Time
utilizou-se de jogos cooperativos, dinâmicas, atividade física, para que os servidores pudessem trabalhar: equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão e habilidade em situações difíceis.

Participaram da ação 20 servidores, das mais diversas idades e funções o que contribuiu para o enriquecimento das discussões. 

A oficina foi realizada graças à parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP/SP



Em sequencia as atividades promovidas mensalmente pelo GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso, foi realizado no dia 31/8 a Oficina de Dança de Salão, com a presença de 31 servidores

Esta atividade é parte das oficinas realizadas durante o Programa, e neste mês o foco foi a atividade fisica e sua importancia. 

A empresa Fly Time, foi quem ministrou a  oficina, fazendo com que o público, pudesse fazer exercicios físicos, dançando (e aprendendo) ao som de diversos ritimos, como forro, rock, bolero.

As oficinas e palestras são realizadas  através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP.




No mês de agosto ocorreu o TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

dos servidores lotados nos prédios Cidade I e II


Anualmente são treinados uma média de 300 brigadistas entres Cidade I, II e IV da Rua Boa Vista, em parceria com a CPOS e outros órgãos constantes nos prédios, 

O DAEE contou com a participação de 41 brigadistas e mais uma vez cumpriu com o determinado da legislação do Corpo de Bombeiros, através da Instrução Técnica nº17.




É importante ressaltar que, além de cumprir a legislação, manter o corpo de Brigada treinado e integrado faz com que a equipe se motive a não só estar apta a prevenção e combate a incendios como a poder ajudar o próximo no caso de Primeiros Socorros, por exemplo.


Em 28/8, fizemos a primeira reunião para comemorar e integrar a nova equipe com sorteio de brindes e participação da Segurança do Trabalho/CPOS.

Nesta data também escolhemos os líderes de andares - posição importante dentro da equipe - que são: Fabio Ramos (CGE); Charles Sousa (CGC); Lissauwer Vitorino (SAR); Aline Pereira (GMA); Denildo Souza (DLC) e Bruno Melo (DOF).

"Parabéns à Equipe de Brigada de Incêndio do DAEE"


P A R T I C I P E !
II ENCONTRO DE BRIGADISTAS

Em outubro a área de segurança e medicina do trabalho, organizará o  II Encontro de Brigadistas e Cipeiros das unidades descentralizadas do DAEE - capital e interior.

Com intuito de trazer novidades aos nossos treinamentos, neste ano optou-se por uma atividade diferente e mais dinâmica . Será trabalhado numa oficina de circo diversas atividades fisicas, visto ser importante pra atividade do brigadista. 


Nome do Treinamento: Oficina de Circo para Cipa e Brigada 

"Além do divertimento, a prática de atividades circenses é uma ótima forma de desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, reflexo, concentração, persistência, autoconfiança e consciência corporal. O circo tem contribuído muito neste sentido. Com as oficinas de circo aprendemos a enfrentar certas dificuldades e vencê-las, passando a aceitar o fato de que nada é tão difícil. O trapézio, o malabarismo e a acrobacia são exercícios físicos e ajudam na concentração, já os jogos de palhaço trabalham a rapidez de pensamento e fazem o participante brincar com seu ridículo, facilitando depois o relacionamento com as pessoas e consigo mesmo. As mudanças que ocorrem são percebidas no dia a dia, deixando as pessoas mais seguras da própria personalidade passando a agir como um ser humano diferenciado na vida, lutando pelo seu objetivo. Para poder realizar com êxito uma atividade, as pessoas precisam estar soltas, ter facilidade de comunicação e segurança, além de confiança umas nas outras, qualidades que a arte circense trabalha de maneira sutil e, por ser indireta, sem traumas."


Data: 08/10/2015 (Quinta-feira)

Horário: das 08:30h as 16h

Local: Parque Ecológico do Tietê - Rua Guira Alcangatara, nº70 - Acesso pela Marginal Tietê.


Palestra sobre Inteligência Emocional Aplicado ao Trabalho nas

unidades de 
Marilia e Birigui

MARILIA                                           

BIRIGUI                                           

A COOPERHIDRO promoveu nas unidades de Marilia e Birigui nos dias 19 e 20 deste mês a palestra com o tema: Inteligência Emocional Aplicado do Trabalho, ministrado por Juscelino Neves da Kriar Gestão de Pessoas

Participaram da atividade 42 servidores em Marilia e 25 em Birigui, totalizando 67 servidores nas duas unidades, que após café da manha oferecido pela entidade, puderam ter orientações sobre a temática e também compartilhar aprendizado. 

Na unidade de Marilia com a participação do Diretor Dennis Emanuel de Araújo, reforçou a importância deste tipo de evento para melhoria do clima organizacional e ainda a atualização e capacitação do quadro de servidores do DAEE. Em Birigui por questões relacionados aos  serviços da unidade o Diretor da Unidade não pode estar presente. 

Estes eventos têm por objetivo por parte da COOPERHIDRO o fomento e educação cooperativista junto ao seu quadro de cooperados, além de divulgar os serviços e benefícios oferecidos pela entidade. 

Os eventos são organizados em parceria com a DHU/RHPS e com apoio do SESCOOP/SP que disponibiliza as palestras.  


Palestra: “A importância da Atividade Física” 

parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP







Foi realizado no dia 14/08 a palestra: A importância da atividade física finalizada com uma aula de jazz zumba. A palestra foi ministrada por William Carvalho do Amaral da Óbios Vita Consultoria e a aula de jazz zumba pela professora de ballet e dança Lilian Prado

A atividade que é parte do Programa GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso buscou tratar de um dos pilares necessários às pessoas que querem ter qualidade de vida e perda de peso. 

Desde abril estão sendo ministradas diversas oficinas e palestras na área de nutrição e agora esta de atividade física, compondo o programa GAPP que será finalizado em outubro com a premiação do grupo que perder mais peso. 

Ao final da palestra de forma a colocar em pratica o que foi ministrado foi realizada uma aula de jazz zumba. Com o exercício aliado a dança, os participantes perderam algumas calorias, se exercitaram e ainda se divertiram muito com a atividade.

Participaram da ação 32 servidores.

As próximas ações do GAPP são: 
Dia 31/08 – Oficina de dança de salão
Dia 15/09 – Palestra: “Você sabe o que esta comendo? Descubra o sódio e a gordura onde você não os vê”. 
Dia 26/09 – Piquenique Cooperativo no Parque Ecológico do Tietê


Encerramento do Curso de Hidráulica e Hidrologia do CTH


Na última sexta feira, 31/07/2015, aconteceu o encontro de encerramento do Curso " Conceitos de Hidráulica e Hidrologia Aplicados a Planos e Projetos de Drenagem Urbana", cujo objetivo foi o de propiciar melhor formação e capacitação aos profissionais das várias diretorias do DAEE, responsáveis pelos trabalhos técnicos e de concessão de outorgas aos projetos com implicações fluviais e costeiras de nosso estado.

Esse curso teve a duração de dois anos, de maio de 2013 a junho de 2015, com encontros quinzenais, realizado nas instalações do próprio Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH, Cidade Universitária, com uma carga horária de 234 horas, entre aulas expositivas, estudos de casos e visitas técnicas. 

A compreensão e o apoio dados pelos diretores das áreas Técnicas e de Bacia foram fundamentais para o grande desempenho demonstrado pelos participantes, deixando clara a consciência geral da importância desse aprimoramento.

A tarefa de
Formação Técnica e de Capacitação continuará e o CTH tem nela uma de suas grandes missões, como base fundamental para que o DAEE continue com sua missão de Gestor dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, com respeito e qualidade ao atendimento das necessidades da sociedade. participantes, deixando clara a consciência geral da importância desse aprimoramento.

Para que o curso fosse realizado como foi, recebendo profissionais de todas as Diretorias de Bacia, por um período relativamente grande e com tamanha assiduidade, foram fundamentais os apoios bastante valiosos das Diretorias de Recursos Humanos e Financeira, do DAEE.

Para que todos os aspectos de gestão e operação fossem bem desenvolvidos, em cada encontro, foi imprescindível a atuação, com 

Encerramento do Curso de Hidráulica e Hidrologia do CTH – 31-7-15

tanta dedicação e empenho, da Divisão de Apoio Técnico e Administração do CTH – THA.


A equipe técnica do CTH, responsável pela criação e desenvolvimento desse curso, agradece a todos os envolvidos, por acreditarem ser esse o caminho da evolução e do cumprimento dos deveres do DAEE.


O CTH estará, sempre, à disposição para o que venha a ser necessário nas áreas de apoio técnico e de formação e capacitação profissional, dentro das atribuições legalmente outorgadas ao DAEE.


Carlos Lloret RamosDiretor do CTH.
Luís César de Souza PintoCoordenador do Curso.  



Programa GAPP realiza Oficina de Sensações (ou Sentidos) no dia 29/7

O Programa GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso realizou em 29/7/15, a oficina de sensações (ou sentidos) com a participação de 42 servidores. 


Esta oficina que é parte integrante do Programa GAPP – cujo objetivo será premiar o grupo de servidores que ao longo de seis meses perderem mais 
peso. Estes servidores estão participando de palestras e oficinas temáticas na área de nutrição e atividade física em geral. 


A oficina realizada teve por objetivo: incentivar boas práticas alimentares para melhora da qualidade de vida - atividade individual na qual o indivíduo passa por um circuito para percepção dos sentidos estimulados durante a alimentação, com experiências/vivências de mastigação (uva passa), aroma (fruta, ervas e temperos), visão (imagem de pratos) e paladar (degustação de alimentos).

Foi uma oficina muito interessante, pois além de aguçar o olfato, visão, enfim todos os sentidos na hora de degustar os alimentos, fez com que todos repensassem seus hábitos automatizados na hora de se alimentar.

Neste dia os participantes do programa também foram pesados ao final, para se estabelecer o ranking dos grupos, que perderam mais peso ao longo do programa. 

A próxima ação do GAPP será no dia 14/08 com a palestra: A importância da atividade física

A finalização do Programa GAPP será em outubro na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

Veja fotos aqui



COOPERHIDRO COM APOIO DA DHU/RHPS VISITA UNIDADES DO DAEE

NAS CIDADES DO INTERIOR LEVANDO PALESTRA


A COOPERHIDRO com o apoio da DHU/RHPS esta iniciando um ciclo de viagens às unidades do DAEE, de forma a reforçar o estreitamento com seus cooperados/servidores, além e levar novas informações  aos servidores lotados nestas unidades. 

A COOPERHIDRO é a cooperativa de crédito nascida na Autarquia, que hoje contempla e atende servidores de outros órgãos públicos voltados a gestão dos recursos hídricos. Oferece crédito a juros menores além de diversos benefícios e produtos a seu público. 
Na entidade este tipo de viagens já é uma politica instituída, visto os atuais gestores considerar  importante o fomento da filosofia cooperativista e a divulgação de seus benefícios e produtos. 


Neste novo ciclo foi escolhida a palestra com o tema: “Inteligência Emocional Aplicada ao Trabalho”, que será ministrado por um consultor e profissional escolhido pela área de recursos Humanos (RHPS). Juscelino  Neves da Kriar Gestão de Pessoas, já iniciou os trabalho na BAIT/Itanhaém, com a presença de 27 servidores assistindo a palestra.

Trabalhando em conjunto, DHU/RHPS, COOPERHIDRO, SESCOOP/SP que é o Sistema “S” do Cooperativismo, viabilizador da contratação desta consultoria, e Diretorias das Unidades Descentralizadas, são organizados todos os trâmites para que o evento atinja o objetivo que é de levar informações úteis aos servidores/cooperados (ou não), divulgar o papel da entidade, além de integrar e melhorar o relacionamento interpessoal nas diversas unidades de trabalho do DAEE.

A COOPERHIDRO/SESCOOP/SP tem sido uma parceira importante na capacitação dos funcionários do DAEE. A título de informação no ano de 2015, foram disponibilizados atraves desta parceria, 43 ações entre oficinas, palestras, cursos, a serem realizados em todas as unidades do DAEE, num montante de R$ 89.000,00 de investimento. 

Os próximos locais a serem visitados em Agosto serão Birigui e Marilia. Até o final deste ano, mais três Bacias do DAEE serão visitadas com o mesmo proposito. 



INTEGRAÇÃO PROGRAMA JOVEM CIDADÃO DAEE 2015

Dia 24 de julho de 2015 o RHSD, Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos, realizou mais uma integração com os estagiários do Programa Jovem Cidadão. Essa integração permitiu aos jovens conhecer e trocar informações sobre seu estágio possibilitando entrosamento e melhor qualidade nas inter-relações do ambiente de trabalho, melhorias no desenvolvimento de suas tarefas e uma visão mais completa do que é o DAEE e suas diretorias. 

O encontro contou com a presença de 42 jovens, divididos em período da manhã e tarde, e que estagiam em diversas unidades do Departamento de Águas e Energia Elétrica em São Paulo - Capital.

MANHÃ                                                                                                                                                                                                    

TARDE                                                                                                                                                                                                     


Primeiramente, foi realizada a abertura que possibilitou aos jovens se apresentarem seguida de dinâmicas de aquecimento, descontração e percepção de si e do outro. As atividades foram pensadas para que possibilitassem aproximação e sensibilização por meio da interação e autoavaliação de seus sentimentos.

INTEGRAÇÃO PROGRAMA JOVEM CIDADÃO DAEE JULHO 2015


Concluímos que esse evento cumpriu seu objetivo contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens e estimulando sua integração com a missão e visão de nossa Autarquia.

Veja fotos aqui


Aquisição de EPIS – Equip. de Proteção Individual pelo DAEE de 2013 a 2015


A área de segurança e medicina do trabalho do DAEE (DHU/RHPS)  anda a todo vapor, pois além de gerenciar o contrato com empresas prestadoras de serviço nesta área, também é responsável pela emissão dos PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário) documento utilizado para fins de aposentadoria e ainda, coordenar a compra dos EPIS - Equipamentos de Proteção Individual destinado aos servidores do DAEE.

Nos últimos três anos o montante utilizado para aquisição destes equipamentos foi de  R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais), sendo R$ 10.006,80 em 2013; R$ 21.474,00 em 2014 e no primeiro semestre de 2015 o montante de R$ 17.000,00.  Portanto os volumes de compras têm aumentado a cada ano que passa, em parte pelas necessidades operacionais das atividades desenvolvidas pelo DAEE e também para suprir as necessidades de falta de estoque de anos atrás. 

Adquiridos agora pelo sistema BEC – Bolsa Eletrônica e sob a coordenação de um técnico do RHPS: Caio Marcio de Paula, os mesmos são adquiridos com a colaboração da DSD/DLC – Divisão de Compras do DAEE

Os equipamentos adquiridos: botas, luvas, perneiras, capacetes, protetores auriculares e auditivos, óculos de proteção, uniformes, capas de chuva, etc., são muito importantes para garantir as condições de segurança e saúde dos servidores do DAEE que atuam em obras, no campo, em fiscalizações, operando maquinas e equipamentos, nos rios, com eletricidade, mecânicos, etc.

De forma a facilitar à entrega destes equipamentos as diversas unidades, os mesmos estão sendo estocados em área pertencente ao RH na Rua Boa Vista, 175, objetivando de esta forma a facilitar as entregas e evitar que os veículos vindos do interior tenham que ir ao almoxarifado situado na região de Pinheiro,  já que a maioria dos serviços que veem realizar normalmente é nos edifícios Cidade I e II na Rua Boa Vista. 

É uma forma de diminuir gastos com combustível, evitar o deslocamento destes servidores pela cidade de São Paulo e ainda otimizar e facilitar as entregas em geral.



PALESTRA FAÇA AS PAZES COM OS DOCES


Foi realizado no dia 15/7 a “Palestra Faça as Pazes com os doces, com a nutricionista Neusa de Fatima Moura da NB Nutrição e Bem Estar Consultoria. 

A palestra faz parte das ações do Programa GAPP – Grupo de Apoio para Perda de Peso, que realiza mensalmente uma oficina e uma palestra com temáticas voltadas ao grupo, que durante 06 meses participam e com as orientações visam à redução do peso, que é calculado mensalmente. O grupo que perder mais peso será premiado na SIPAT em outubro.

Nesta palestra, a nutricionista abordou o tema da compulsão e fome voltada ao consumo de doces e esclareceu sobre a função do açúcar na alimentação; consequências do consumo excessivo para a saúde; conceito de alimento diet e light; degustação de um alimento doce, com discussão sobre o consumo de alimentos e bebidas doces no cotidiano e como incluir esses alimentos na alimentação sem sofrimento e sem prejudicar a saúde.

Participaram da ação 54 pessoas, entre os quais servidores do CDHU, pois como o evento foi realizado no auditório deles, os servidores puderam compartilhar destas informações.

A ação é coordenada pela DHU/RHPS em parceria com a COOPERHIDRO/SESCOOP.


TREINAMENTO: AutoCAD 2D – Módulo I e II - 32H

Dias 12 e 13 maio e 01 e 02 de julho realizou-se em São Paulo/Capital mais um treinamento viabilizado pela parceria DAEE/ COOPERHIDRO/ SESCOOP: AutoCAD 2D. Este treinamento proporcionou aos 20 participantes conhecimentos e habilidades na elaboração de projetos técnicos em 2D utilizando este software. 

Abaixo destacamos alguns depoimentos sobre essa capacitação:



PROGRAMA GAPP - OFICINA DETOX - BPG/PGRH
Em continuidade ao programa GAPP, a Diretoria da Bacia do Pardo Grande – BPG/PGRH, Ribeirão Preto, realizou em 22/06/2015 a oficina Detox. 
Francine Reis Vieira (nutricionista e Chefe de Cozinha) preparou sucos nutritivos, explicando a importância de cada alimento escolhido.
Foi uma tarde descontraída e de aprendizado aos integrantes do programa em Ribeirão Preto, trazendo conhecimento a todos.


C A F É  D A  M A N H Ã  C O M   A   N U T R I C I O N I S T A







Foi realizado no dia 29/6 no período da manhã,  a Oficina Café da Manha com a nutricionista, atividade que faz parte do Programa GAPP - Grupo de Apoio para Perda de Peso. Duas nutricionistas orientaram os participantes do  GAPP, sobre a importancia da alimentação no café da manha, dando dicas e informações uteis para mudança de hábitos. 

Cada grupo levou seu proprio alimento, sendo os cafés dos grupos bastante diversificados com frutas, sucos, iogurtes, pães e bolos, integrais, frios, etc. 

Participaram da ação 42 servidores.  

Esta ação é coordenada pela DHU/RHPS e realizada em parceria DAEE/COOPERHIDRO.

CAFÉ DA MANHÃ COM A NUTRICIONISTA-29-6-15


Fotos Álbum Picasa aqui 


Programa GAPP – Dir. Bacia do Pardo Grande – BPG/PGRH, Ribeirão Preto


A Diretoria da Bacia do Pardo Grande – BPG/PGRH, Ribeirão Preto, realizou as palestras Qualidade de Vida x Alimentação, no dia 08/06/2015 e Origem dos Alimentos, no dia 15/06/2015, com a Nutricionista e Chefe de Cozinha Francine Reis Vieira.

Os participantes do programa e interessados pelo tema foram esclarecidos e orientados quanto a assuntos relacionados à alimentação, saúde e qualidade de vida.

A nutricionista Francine se disponibilizou a trazer outros assuntos relacionados à alimentação saudável e ofereceu suporte e orientação a todos os integrantes do programa, em Ribeirão Preto.


Oficinas de Boneco Ecológico no Parque Ecológico do Tietê

Foi realizado no Parque Ecológico do Tietê, no dia 11/6 duas oficinas de confeção de boneco ecológico com alunos de 4 a 6 anos do EMEI Jardim Vila Nova.

Sob a coordenaçao do Eng. Fernando Pinto do Centro de Educação Ambiental as duas oficinas atenderam 80 crianças. O objetivo era de que as crianças montassem um boneco ecológico com materiais reciclados e utilizando-se também de  terra e alpiste. 

Oficinas de Boneco Ecologico no Parque Ecológico do Tietê – jun 2015


O pretexto era também de homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 5/6, porém como foi feriado, a data foi remarcada pro dia 11/6.

Estas oficinas foram realizada graças a parceria entre o DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP.






Foi realizado no dia 11/5, o curso de “Trabalho em Equipe e Comunicação Interpessoal”, voltado aos lideres e gestores de pessoas da BAT – Bacia do Alto Tietê e Baixada Santista.

É o segundo ano consecutivo de capacitações voltadas a este público, sendo que neste ano participaram 20 servidores das diversas unidades: BAT/Capital, Barragens de Biritiba Mirim, Jundiaí e Ponte Nova, Osasco, Itanhaém, Parque das Nascentes, etc.

Com a participação e apoio da Diretora da Unidade: Eng.ª  Seica Ono, o curso tinha por objetivo: “Dar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam compreender que o autoconhecimento, a cooperação, a automotivação e a boa comunicação são ferramentas chave para quem deseja pertencer e participar efetivamente de uma equipe”.

Pela importância que as equipes do DAEE tem hoje, devido às inúmeras demandas nas suas áreas, devido à crise hídrica, o curso visava também à motivação das equipes e a promoção, reflexão de discussão de assuntos próprios de cada unidade, onde as soluções fossem encontradas pelos próprios participantes.  

O consultor Juscelino Neves da Kriar - Gestão de Pessoas foi o facilitador da capacitação, utilizando-se de dinâmicas, textos, discussões em grupo, para que o aprendizado atingisse seu objetivo e o treinamento fosse mais dinâmico. 

Coordenado pela DHU/RHPS esta ação esta sendo projeto piloto de capacitações voltadas às equipes de lideres das Bacias e Diretorias Descentralizadas, dependendo do seu resultado pode (ou não) ser estendido às demais unidades do DAEE.




A  DHU/RHSD participaram em 13/05/2015  da homenagem aos 15 anos de aniversário do Programa  Jovem Cidadão que está  vinculado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Participaram desse evento o Secretário do Estado do Emprego Dr. José Luiz Ribeiro, que realizou a entrega dos troféus para trinta empresas parceiras e participantes do Programa, incluindo o Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Também estiveram presentes, o Secretário Adjunto Eufrozino Pereira;  o Chefe de Gabinete Jefferson Coriteac; o coordenador de políticas de Inserção no mercado de trabalho Sr. Luciano Lourenço; os supervisores dos programas da Secretaria, os representantes das empresas homenageadas e também os  jovens inseridos no  mercado por  meio desse  Programa.

Durante o evento, foi destacado pelo secretário a importância do Programa na vida e na formação  dos jovens, "estes precisam de oportunidades para mostrar sua capacidade e competência, porque eles tem sonhos e diferentemente do que dizem, o jovem não é o futuro do país e sim o presente".

A Diretora da DHU do Departamento de Águas e Energia Elétrica Sra. Elizabeth Trovão, ressaltou também a importância desses jovens na empresa. O primeiro emprego marca a vida  deles, e procuramos incentivá-los e ajudá-los nesse processo, fazendo frequentes acompanhamentos, para que eles cresçam profissionalmente.

Já participaram do programa junto ao DAEE 296 jovens e com a dedicação e comprometimento de muitos deles, já efetivados 37 jovens desde 2010.

Veja mais fotos aqui


Nos dias 13 e 14/04/2015 realizou-se em São Paulo/Capital, treinamento de “Marketing Pessoal” em benefício aos estagiários do Programa Jovem Cidadão do DAEE. Promovido pela Diretoria de Recursos Humanos/DHU por meio do Serviço Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos – RHSD este evento foi viabilizado pela parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP e contou com a participação de 60 estagiários alocados em diversas diretorias de nossa Autarquia. 

O objetivo deste treinamento foi promover aos participantes situações de reflexão sobre a importância do marketing pessoal no sucesso da sua carreira profissional e compartilhamento de suas vivências. 

Dentre os temas apresentados nesse encontro destacamos Credibilidade: a importância da imagem positiva, apresentação pessoal e padrões de comportamento. 



Os participantes foram envolvidos em dinâmicas de apresentação pessoal, comunicação não-verbal e trabalho em equipe bem como convidados a refletir por meio da ferramenta de análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) sobre suas forças e fraquezas internas e as oportunidades e ameaças de seu ambiente de trabalho (fatores que auxiliam ou prejudicam seu crescimento/carreira profissional). 

Este treinamento foi ministrado pelo consultor Sergio David, da EOC Training, que apresentou um ótimo envolvimento e interação com os jovens presentes. 
 
A equipe DHU/RHSD agradece o comprometimento e participação de seus estagiários neste treinamento desejando a todos sucesso profissional!

Veja mais fotos aqui


D I V U L G A Ç Ã O

O Iamspe disponibiliza três planos odontológicos: básico (R$ 11,52), superior ou executivo de livre escolha aos servidores estaduais, seus dependentes e agregados, todos com direito a urgência e emergência. O pedido de adesão é facultativo e deve ser feito diretamente com a operadora escolhida através do site: www.iamspe.sp.gov.br


P A R A   D O W N L O A D

MANUAL T&D - 2013

Considerando a importância de treinar e capacitar nossos funcionários/servidores, elaboramos material explicativo com os cursos in company previstos para 2013 através da parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP. 

Observamos que os temas foram previamente selecionados através do levantamento das necessidades de treinamento realizado por esta Diretoria, em conjunto com os representantes do RH das Unidades descentralizadas, como também interesse manifestado no PAD. 

Em caso de dúvidas e esclarecimentos, contatar Larissa/RHSD (011) 3293-8324. 

Abaixo, link para download do arquivo:

 
 

 
 
COMUNICADO AOS SUPERVISORES EJOVENS CIDADÃOS
 
O RHSD está disponibilizando Manual de Orientação dos Direitos e Deveres do Jovem Cidadão.
Informações e esclarecimentos com RHSD: 11 - 3293.8325/8280  
Manual aqui