Ciência da Informação

Nesta página você encontrará links para recursos interessantes na área de Ciência da Informação, como Sistemas de Automação de Bibliotecas (Sistemas de Gerenciamento de Bibliotecas), sistemas para Bibliotecas Digitais, links para pesquisadores.

Softwares livres para Automação de Bibliotecas

Softwares Internacionais

ABCD: significa " Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação". O seu desenvolvimento é promovido pela BIREME , com o apoio da VLIR . ABCD é um software baseado em tecnologias web para gestão integrada da biblioteca. As principais características do ABCD são a cobertura das principais funções da biblioteca, a sua centralidade na web e seu desenvolvimento e manutenção sob a metodologia de Software Livre e de Código Aberto.

Koha: primeiro sistema de bibliotecas livre do mundo. Desenvolvido na Nova Zelândia o sistema Koha dá suporte à catalogação, OPAC, circulação e sistema de aquisições.

Emilda : Emilda é um sistema de biblioteca completo e integrado que inclui entre outras funções: circulação, OPAC e administração. Dá suporte ao protocolo Z39.50 e é 100% compatível com o padrão MARC através de Zebra e banco de dados MySQL.

WEBLIS: é um sistema de biblioteca livre que utiliza base de dados CDS/ISIS. WEBLIS utiliza o motor WWW-ISIS, também desenvolvido pelo instituto ICIE da Polônia. O sistema dá suporte a catalogação, OPAC, módulo de empréstimo e módulo estatístico.

Evergreen é um sistema de automação de bibliotecas que ajuda a gerenciar o catálogo e circulação de materiais, não importa o quão grande ou complexo seja o acervo. Este software está sendo desenvolvido, mantido e utilizado em um consórcio de 249 bibliotecas públicas da Georgia, Estados Unidos. Este software pode ser baixado de graça, e qualquer pessoa pode contribuir no desenvolvimento.

PMB : PMB respeita a norma UNIMARC. Ideal para centro de recursos e redes de bibliotecas, dando suporte a um grupo de catalogação em redes de bibliotecas. PMB funciona com todas as principais plataformas do mercado como Windows, MacOS, Linux e todos os UNIX. PMB é open-source e está sob uma licença livre. PMB usa o formato XML que garante a disponibilidade e a recuperação dos dados. PMB é baseado na web, confiável e robusto. Utiliza o servidor Web Apache e MySQL.

OpenBiblio (versão PT-BR) : OpenBiblio é um software de código aberto para bibliotecas escrito em PHP contendo OPAC, Catalogação, Circulação e administração de pessoal. Recomendado para pequenas bibliotecas escolares ou públicas. Ela exige banco de dados MySQL e funciona tanto em plataformas Linux como Windows.

phpMyLibrary é um software PHP-MySQL para automação de Biblioteca. O programa consiste em catalogação, circulação, e o módulo de webpac. O programa também possui um recurso de importação e exportação. O programa segue rigorosamente o padrão USMARC para a adição de materiais.

Softwares Brasileiros

BIBLIVRE: http://www.biblivre.ufrj.br/

GNUTECA: http://www.gnuteca.org.br/

PHL (Personal Home Library): http://www.elysio.com.br/

Sistemas para Bibliotecas Digitais

Greenstone: Greenstone é um pacote de softwares para construir e distribuir coleções de bibliotecas digitais. Ele permite organizar a informação e publicá-la na Internet ou em CD-ROM. Greenstone é produzido pelo Projeto Biblioteca Digital da Nova Zelândia na Universidade de Waikato , e desenvolvido e distribuído em cooperação com a UNESCO e ONG Human Info . É open-source, multilingue e livre. Possui versões para Windows e Linux. Requer o software Perl para construir coleções.

DSpace: Uma solução open-source para acessar, gerenciar e preservar trabalhos acadêmicos. DSpace armazena documentos em qualquer formato - em texto, vídeo, áudio e dados - e o distribui pela rede. Ele permite indexar o seu trabalho, assim os usuários podem pesquisar e recuperar itens. Ele preserva o seu trabalho digital a longo prazo. DSpace fornece uma maneira de gerenciar seus materiais de pesquisa e publicações em um repositório para dar-lhes maior visibilidade e acessibilidade ao longo do tempo. DSpace é fácil de usar, você usa o seu navegador para enviar conteúdo e pesquisar ou procurar conteúdo. Ao enviar, você fazer o upload de arquivo(s) e adicionar informações descritivas (metadados) incluindo título, autor, dados da publicação, e palavras-chave. Para adicionar conteúdo, porém, você deve pertencer a uma comunidade DSpace.

CDS Invenio (anteriormente CDSware) é um sistema de biblioteca digital integrado, fornece a estrutura e as ferramentas para a construção e gestão de um servidor de biblioteca digital. É um software livre, licenciado sob a licença GNU General Public License (GPL) . Abrange todos os aspectos da gestão da biblioteca digital. Ele está de acordo com a Iniciativa de Arquivos Abertos, dá suporte ao protocolo de coleta de metadados (OAI-PMH) e usa MARC 21 como padrão bibliográfico. Sua flexibilidade e desempenho tornam uma solução abrangente para a gestão de repositórios de documentos de grande porte. CDS Invenio é desenvolvido, mantido e utilizado no CERN.

EPrints é um software de arquivo genérico em desenvolvimento pela Universidade de Southampton. Permite criar um arquivo altamente configurável baseado na web. O principal objetivo é ser configurado como um arquivo aberto para trabalhos de pesquisa, mas pode ser facilmente usado para outros tipos de documentos, tais como imagens, dados de pesquisa, arquivos de áudio - algo que pode ser armazenado digitalmente. EPrints é a plataforma mais flexível para a construção de repositórios de alto valor, reconhecido como a forma mais fácil e rápida para criação de repositórios de literatura científica, dados científicos, teses de alunos, relatórios do projeto, artefatos multimídia, material didático, coleções acadêmicas, registros digitalizados, exposições e performances. Ele funciona em Linux e precisa de MySQL, Perl e servidor web Apache.