Última atualização: 2019-02-13
Orientações a propósito:
__________________________________________
Manuela, 16 de Junho 2018
O objetivo primeiro dessas experiências é relatar as formas usadas (o processo) e analisar o sucesso ou insucesso (relativos) na tentativa de envolver esse povo tradicional nas diversas etapas do Diagnóstico. A partir dessa experiência e sua análise, fazer eventualmente recomendações de como proceder.
Paralelamente, é claro que se deseja que esse envolvimento contribua concretamente para a qualidade do Diagnóstico em seus diferentes temas e aspectos, políticos e ecológicos Lembro que essas contribuições devem ser "rastreáveis", ou seja devem figurar em alguma forma de mídia (online por exemplo). Isso não quer dizer que todas tenham de ser abertas a consulta de qualquer leitor. Seu conteúdo pode ser apenas acessível mediante pedido caso a caso a ser respondido pelos detentores do conhecimento.
Lembro também que as experiências a que nos dedicamos são destinadas a fornecer subsídios à IPBES para a implementação prática dos princípios de envolvimento em todos estágios dos Diagnósticos que ela aprovou. Veja-se o documento Anexo II em inglês ou em português.
__________________________________________
Outras manifestações ou comentários são bem-vindos!
Coordenação de Dominique Gallois
Coordenação de Aloísio Cabalzar
Coordenação de Adriana Souza Lima e Dauro do Prado
Coordenação de Carlos Fausto
Coordenação de Isabel Brito (NIISA)
Coordenação de Luciana Carvalho
Coordenação de Fabrício Bianchini
Coordenação de Rumi Kubo
Coordenação de Noemi Miyasaka Porro e Roberto Porro
Histórico de versões: