Pesquisador do Cepel defende tese em Eletrônica de Potência

(Adaptação referente à notícia veiculada na intranet do Cepel)

A tese, intitulada “Simulador de transitórios eletromagnéticos utilizando fasores dinâmicos para análise não-linear de redes elétricas com equipamentos FACTS”, será examinada pelos professores Edson Hirokazu Watanabe, D.Eng. (Coppe/UFRJ); Sergio Gomes Junior, D.Sc. (Cepel e UFF); Robson Francisco da Silva Dias, D.Sc. (Coppe/UFRJ); Glauco Nery Taranto, Ph.D. (Coppe/UFRJ); Vitor Hugo Ferreira, D.Sc. (UFF); e pela professora Maria Cristina Dias Tavares, D.Sc. (Unicamp).

De acordo com Luciano Daniel, o trabalho propõe uma nova metodologia de modelagem computacional para simulação no domínio do tempo de transitórios eletromagnéticos em sistemas de potência quando o foco é a avaliação do desempenho dinâmico de elos HVDC e equipamentos FACTS.

“A metodologia proposta consiste na aplicação do método trapezoidal aos elementos da rede, modelados com fasores dinâmicos resultando em modelos de acompanhamento. No caso dos equipamentos FACTS, obtêm-se modelos de acompanhamento linearizados que podem ser resolvidos pelo método de Newton em conjunto com a solução da rede elétrica”, explica o pesquisador. Luciano Daniel acrescenta que uma das vantagens desta nova metodologia é a possibilidade de integração da ferramenta de simulação no tempo com métodos de análise linear para ajuste coordenado dos sistemas de controle associados aos FACTS ou elos HVDC. Também é possível a análise sistemática de múltiplas condições operativas, obtidas de programas de fluxo de potência, pela capacidade de inicialização dos modelos baseados em fasores dinâmicos.

A metodologia proposta nesta tese possui caráter inédito e vem sendo aplicada com o objetivo de futuramente dotar o setor elétrico de um novo simulador que permita realizar estudos do Sistema Interligado Nacional (SIN) para, por exemplo, identificar de forma confiável interações dinâmicas adversas entre os elos de corrente contínua de Itaipu, Madeira e Belo Monte.

“Fico feliz que este trabalho esteja sendo útil ao Cepel, uma vez que um dos principais objetivos do Centro é a inovação tecnológica”, conclui Luciano Daniel.

*Para maiores detalhes sobre este trabalho acesse aqui.