O que é verdade?

Há quem pense que não existe uma verdade absoluta. A “verdade” para elas é simplesmente o que elas acham, que tudo é relativo, e o que é verdade para elas pode não ser verdade para os outros.

As pessoas têm todo o tipo de ideias acerca da verdade. Qualquer que seja a tua opinião, seria sábio considerares o que Jesus Cristo ensinou acerca da verdade. Ele não só ensinou que a verdade existe, como Ele próprio é a Verdade. Nas Suas próprias palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Ele também ensinou sobre a mentira, e disse que Satanás é o pai da mentira.

As mentiras de Satanás começaram no Jardim do Éden. Quando Deus criou o homem e a mulher, colocou-os num lugar belo e perfeito. Deus disse: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Génesis 2:16-17). Depois Satanás veio na forma de uma serpente, e disse: “É assim que Deus disse: ‘Não comereis de toda a árvore do jardim?’… Certamente não morrereis” (Génesis 3:1;Génesis 3:4).

Na nossa geração, as pessoas questionam se a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus. Colocam outras pessoas em dúvida ao dizerem: “É assim que Deus disse?” (Lê a próxima secção para mais informações acerca da Bíblia).

Adão e Eva tiveram de tomar uma decisão entre a verdade de Deus e a mentira do diabo. Eles escolheram a mentira do diabo. E hoje a nossa natureza pecaminosa também se inclina para a mentira em vez da verdade. Jesus disse: “O motivo da condenação é este: a luz veio ao mundo, mas o mundo preferiu as trevas porque as suas obras eram más. De facto, quem faz o mal detesta a luz e foge dela, para que as suas más obras não sejam descobertas” (João 3:19-20).

A partir do momento em que nascemos, temos uma tendência para pecar. O nosso universo moral está desfocado, e não vai ficar focado até que nos cheguemos a Jesus Cristo. Continuaremos a aceitar as mentiras como verdades, e as verdades como mentiras. Continuaremos a não conseguir distinguir entre o certo e o errado.

Não precisamos de aprender a pecar; nós já herdámos essa capacidade. A questão é: o que vamos fazer acerca disso? Como é que podemos escapar do engano e da ilusão que assola o nosso mundo?

Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Também disse: “Eu sou… a verdade” (João 14:6).

Jesus sempre disse a verdade em relação a tudo o que falou, incluindo sobre o arrependimento – o pedir perdão pelos nossos pecados. Ele disse: “Se não se arrependerem, todos vocês também perecerão” (Lucas 13:3). Se não nos voltarmos para Jesus Cristo e tentarmos emendar as nossas vidas de pecado, vamos sofrer. Estaremos eternamente separados de Deus. Mas se pusermos a nossa fé em Jesus, podemos desfrutar a eternidade com Ele no céu!

Independentemente da opinião das pessoas acerca da verdade, o facto é que todos os dias vivemos na base das coisas que consideramos serem verdade. Entramos em aviões porque acreditamos que vão voar. Carregamos em botões porque acreditamos que vão produzir os resultados desejados.