Porque preciso de Deus?

1. DEUS AMA-NOS E CRIOU-NOS PARA O CONHECERMOS PESSOALMENTE

Deus ama-nos"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigénito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Deus Deseja que o conheçamos

Jesus orou ao Pai: "Ora, a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3)

Ele nos oferece nova vida e vida com abundância

"Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é." (2 Coríntios 5:17)

Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (João 10:10)

Porque é que tantas pessoas não conhecem ainda esta vida em abundância, e esta relação com Deus?

2. O HOMEM NÃO PODE TER ESTA RELAÇÃO COM DEUS POR CAUSA DA SUA PRÓPRIA ATITUDE

O homem foi criado para ter uma relação íntima com o seu criador, mas por sua livre vontade escolheu seguir o seu próprio caminho, e a comunhão com Deus foi quebrada. A vontade própria do homem, que o leva a uma atitude de rebelião activa ou indiferença passiva para com Deus, é uma evidência daquilo que a Bíblia chama de pecado. A Biblia é clara sobre o que é o pecado (veja Romanos 1:18-21 e Isaías 53:5-6).Quem pecou?

"Todos pecaram e perderam o direito de acesso à glória de Deus." (Romanos 3:23)

Qual é a consequência do pecado?

"Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23)

"Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus." (Isaías 59:2)

Deus é santo e o homem pecadorO pecado do homem criou um abismo entre ele e Deus. O homem desviou-se de Deus e tenta encontrar segurança e a satisfação das suas necessidades através do dinheiro, boas amizades, boa moral ou práticas religiosas. No entanto, todas estas tentativas são em vão, pois não resolvem o problema fundamental do homem: o seu pecado.

O terceiro ponto dá-nos a única solução para este problema…

3. JESUS CRISTO É A RESPOSTA DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM

Ele foi morto em nosso lugar:"Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)Ele ressuscitou dos mortos! Ele está vivo hoje:"Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas." (Atos 2:32)É por isso que Jesus pode dizer: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)

Por causa dos nossos pecados nós estamos condenados à morte. Mas Deus enviou o seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar. Ele venceu o abismo que nos separava de Deus. Ele foi condenado em nosso lugar. É por isso que agora podemos receber o perdão de Deus e viver uma vida abundante numa relação pessoal com Ele.

Mas não é suficiente conhecer estas verdades, nem apenas crer nelas intelectualmente…

4. CONHECER DEUS DE UMA MANEIRA PESSOAL, É ENTREGAR A SUA VIDA A JESUS CRISTO

Compreender que estamos condenados por causa da nossa rebelião ou indiferença para com Deus. "Digo-te muito seriamente que, se alguém não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus." (João 3:3)Crer que Jesus Cristo pagou toda a dívida dos nossos pecados, morrendo na cruz, e agradecer-lhe pelo seu perdão. "O que é necessário que eu faça para me salvar?", "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:30-31)

Desejar amá-lo e obedecer-lhe, abandonando os nossos pecados para viver uma relação pessoal com Ele. Por esta decisão, Deus torna-nos Seus filhos. "Mas todos os que o receberam (Jesus Cristo), àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1:12)

Estes dois círculos ilustram dois tipos de vida:

1. Uma vida sem Jesus Cristo O "Eu" está no centro da vidaCristo está fora da vidaEsta pessoa não entregou a sua vida a Jesus Cristo. Os seus pecados não foram perdoados. A sua vida está sempre em desordem, sem objectivo, pois é dirigida pelo seu "Eu" limitado.(Efésios 2:1-6)

2. Uma vida entregue a Jesus Cristo O "Eu" sujeita-se a Jesus Cristo.Cristo está no centro da vidaEsta pessoa entregou a sua vida a Jesus Cristo. Os seus pecados foram perdoados e ela experimenta o amor de Deus na sua vida todos os dias. (Romanos 5:1)

Quem está no centro da tua vida? Gostarias de entregar a tua vida a Jesus Cristo para ter uma relação pessoal com ele?