RECURSOS DIGITAIS:
O que a biblioteca disponibiliza aos seus utilizadores são essencialmente recursos digitais como os que aqui se descrevem. Esses recursos podem ser encontrados na Web e também no espaço físico da biblioteca. A maioria das fotografias que facultamos encontram-se no formato JPEG. Todos os outros suportes apresentados são importantes para os utilizadores:
conteúdo digital, [en digital content]
Conteúdo passível de ser incorporado, armazenado, manipulado e disponibilizado sob a forma digital.
descarregar, [download (to)]
Receber no próprio computador dados (por exemplo, um ficheiro com um texto ou um programa) de outro computador, geralmente de um servidor.
digitalização, [digitalisation]
Conversão de informação analógica (som, imagem, vídeo) em valores digitais correspondentes, manipuláveis por computador.
disco compacto, [compact disk [abrev. CD]]
Disco óptico amovível, cujo primeiro modelo foi lançado em 1982 (disco compacto áudio), com um formato compacto em relação aos outros discos existentes na época (em vinil).
disco compacto apenas de leitura, [compact disk – read only memory [abrev. CD-ROM]]
Disco compacto de armazenamento de dados. Estes, uma vez gravados, não podem ser removidos ou editados, apenas lidos.
disco compacto interactivo, [compact disk - interactive [abrev. CD-I]]
Disco compacto com capacidades multimédia e conectável a um televisor através de um leitor munido de um telecomando, possibilitando deste modo a interactividade.
Nota: O CD-I foi inicialmente concebido pela Philips como mais um elemento de um sistema de alta-fidelidade.
disco versátil digital, [digital versatile disk [abrev. DVD]]
Disco óptico de formatos múltiplos (DVD vídeo, DVD áudio, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD-RAM) definidos para cada tipo de aplicação e cuja capacidade de armazenamento, superior à de um disco compacto, pode variar consoante a técnica utilizada.
Nota: O DVD foi concebido inicialmente para armazenar vídeo digital, de que resultou a designação “disco vídeo digital”. Com o carácter polivalente que posteriormente assumiu (numerosos formatos, capacidades de armazenamento variáveis) , passou a ser conhecido por “disco versátil digital”
documento electrónico, [e-document]
Qualquer informação que possa ser gerada em, ou convertida para formato digital, armazenada e recuperada sob controlo de um computador.
formato GIF, [graphic interchange format [abrev. GIF] ]
Formato de ficheiro, desenvolvido pela sociedade CompuServe, que permite armazenar e transferir imagens gráficas comprimidas contendo de 2 até 256 cores.
Nota: A maioria das imagens na Internet encontra-se disponibilizada neste formato.
formato JPEG, [Joint Photographers Expert Group format [abrev. JPEG]]
Formato de imagem gráfica definido pelo JPEG (Joint Photographers Expert
Group), que se tornou uma alternativa ao formato GIF para imagens pequenas e compactas. Todas as imagens JPEG (identificadas pelo sufixo .jpg) podem usar 16,7 milhões de cores, com uma taxa de compressão muito mais alta do que a do formato GIF.
Nota: O JPEG é um grupo de peritos da ISO (International Standards Organisation) e da ITU-T (International Telecommunication Union - Telecommunication Standardization Section).
quiosque electrónico, [ e-kiosk]
Espaço, consola ou cabina com um computador ligado a sistemas de informação, para fins de consulta de um público-alvo (funcionários de uma empresa, visitantes de um parque, público em geral).