PERIGOS:
Durante a navegação os utilizadores poderão estar sujeitos a vários perigos que convém conhecer. Estes perigos surgem geralmente quando se efectuam downloads. Apesar de certificarmos os conteúdos seleccionados é sempre necessário que o utilizador da sociedade da informação esteja protegido como um bom anti-vírus.
cavalo de Tróia, [trojan / trojan horse]
Programa informático cuja execução provoca efeitos colaterais indesejados, geralmente não antecipados pelo utilizador.
Nota: Um cavalo de Tróia, tal como o seu antecessor mitológico, aparece como um programa inofensivo (por exemplo, um jogo ou um pequeno utilitário); porém, quando é executado (normalmente tem um nome ou características que induzem o utilizador a chamá-lo ou então ele próprio está programado para ser executado numa determinada data) instala novos módulos que podem ser completamente destrutivos.
entusiasta da informática, hacker
Pessoa com amplos conhecimentos de redes e sistemas de acesso a computadores, que se introduz nos sistemas alheios com o fim de aprender sobre os mesmos, encontrar os seus pontos fracos, sem contudo querer causar prejuízos ou receber em troca algum benefício económico.
Nota: Existe também quem considere este conceito no sentido oposto ao indicado, isto é, que o entusiasta da informática é o indivíduo que vai querer mesmo provocar prejuízos ou obter alguma vantagem ilícita da sua actividade; nesse sentido, o entusiasta da informática (hacker) torna-se sinónimo de pirata informático (cracker).
mistificação da interface, [phishing]
Crime informático que consiste na distribuição em massa de mensagens de correio electrónico com ligações para falsos sítios Web de instituições bancárias ou outras, com pedidos de actualização de dados pessoais dos clientes.
mistificação do destino (dos dados), [pharming]
Crime informático que consiste na colocação de informação falsa num servidor de nomes de domínio (DNS server) que implica o redireccionamento de um pedido feito pelo utilizador na Web para um destino diferente do pretendido, embora o seu programa de navegação continue a mostrar o sítio Web correcto.
Nota: Como se compreende facilmente, o pharming é mais perigoso e de detecção mais difícil do que o phishing.
software pirateado, [warez]
Programas comerciais obtidos por pirataria, que estão disponíveis em versão completa, gratuita e livre via Internet ou através de sistemas de boletins electrónicos (BBS).
spam, [ spam]
Mensagens de correio electrónico enviadas para utilizadores que não as solicitaram de forma explícita e com os quais o remetente não mantém qualquer vínculo de relacionamento pessoal ou profissional, e cuja quantidade compromete o bom funcionamento dos servidores de correio electrónico.
Nota: SPAM (Shoulder of Pork and hAM) é o nome de um produto de carne que é uma marca registada da Hormel, bem conhecida das forças armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.