LEXICAIS:
Esta biblioteca organiza-se como um espaço por excelência da sociedade da informação em que se possibilita várias aplicações construídas em torno dos seguintes itens:
acesso a dados, [ access to data]
Possibilidade de ler, escrever, modificar ou apagar dados.
acesso à informação, [access to information]
Possibilidade de se obter e utilizar a informação presente em locais de armazenamento públicos, nomeadamente na Internet, sem restrições de ordem social, financeira ou de qualquer natureza.
acesso à Internet, [access to the Internet]
Possibilidade de pesquisar, obter ou tratar a informação disponibilizada na Internet.
acesso ao conhecimento, [access to knowledge ]
Possibilidade de se obter e utilizar o conhecimento existente sobre um assunto ou uma área de interesse do cidadão.
aldeia global, [global village]
Conceito desenvolvido pelo teórico Marshall McLuhan para explicar a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos, num mundo cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação. McLuhan considerava que, com os novos media, o mundo se tornaria numa pequena aldeia, onde todos poderiam falar com todos e o mais insignificante dos rumores poderia ganhar uma dimensão global.
Sociedade da Informação, [Information Society]
Etapa no desenvolvimento da civilização moderna que é caracterizada pelo papel social crescente da informação, por um crescimento da partilha dos produtos e serviços de informação no PIB e pela formação de um espaço global de informação.
Nota: Os objectivos principais no desenvolvimento da Sociedade da Informação são promover a aprendizagem, o conhecimento, o envolvimento, a ligação em rede, a cooperação e a igualdade dos cidadãos.
Sociedade do Conhecimento, [Knowledge Society]
Etapa no desenvolvimento da civilização que se caracteriza por uma proporção alta de trabalhadores do conhecimento (profissionais que criam, modificam e/ou sintetizam conhecimento como parte integrante das suas ocupações), e onde a educação constitui a pedra angular da sociedade.
Nota 1: A Sociedade do Conhecimento constitui uma evolução natural da Sociedade da Informação.
Nota 2: O termo “Sociedade do Conhecimento” deve-se a Peter Drucker.
O professor-bibliotecário desempenha o papel de administrador fazendo a gestão dos conteúdos inseridos, prestando um serviço de informação aos utilizadores da biblioteca, visando melhorar os desempenhos escolares:
administrador Web, [Webmaster ]
Pessoa cuja principal responsabilidade é a manutenção de um sítio Web e/ou o bom funcionamento de um servidor Web, e que pode estar igualmente encarregada da actualização ou mesmo da criação dos documentos Web difundidos pela organização a que está associada.
cibernauta, [cybernaut]
Pessoa que utiliza a Internet ou que “navega” pela Internet.
Nota: O termo “cibernauta” resulta de uma contracção das palavras “ciberespaço” e astronauta”, enquanto “internauta” provém de uma contracção de “Internet” e “astronauta”.
cultura electrónica, [e-culture]
Novas formas de expressão induzidas pelas tecnologias digitais e pela Internet, que mudam os papeis das instituições culturais e o próprio conceito de cultura.
democracia electrónica, [e-democracy]
Utilização das tecnologias da informação e comunicação, tais como a Internet, para a melhoria dos processos democráticos no quadro de uma democracia representativa.
Nota: É um desenvolvimento político ainda na infância, sujeito a um amplo debate e actividade dentro dos governos, grupos de intervenção cívica e sociedades ao redor do mundo.
Europa electrónica, [e-Europe]
Iniciativa lançada a 8 de Dezembro de 1999 pela Comissão Europeia cujo lema é: “Europa Electrónica: uma Sociedade da Informação para todos”. Esta iniciativa propõe objectivos ambiciosos de forma a que os benefícios da Sociedade da Informação atinjam todos os europeus. Abrange 10 áreas prioritárias, desde a educação ao transporte e desde os cuidados de saúde ao apoio aos deficientes.
gestão do conhecimento, [knowledge management]
Técnicas destinadas a maximizar a capacidade das pessoas dentro de uma organização para encontrar a informação crítica de que necessitam a fim de tomarem decisões correctas da maneira mais rápida e eficiente.
Exemplo: Os sistemas de gestão electrónica de documentos (GED) permitem dispor de forma numérica e indexada as informações até então apresentadas de forma analógica (papel, voz, imagens, etc.). Resta, contudo, uma massa de conhecimentos que nunca poderá ser totalmente hierarquizada e acessível através de uma base de dados. Falamos então de gestão do conhecimento para descrever todas as ferramentas e técnicas que atenuam as fraquezas do sistema de indexação, permitindo, por exemplo, extrair o sentido de um documento (engenharia cognitiva) ou fazer procura integral de texto.
gestão electrónica, [ e-management]
Modo de gestão associado à integração das novas tecnologias da informação e da comunicação, entre elas as da Internet, com o conjunto dos processos administrativos duma empresa ou duma organização, a fim de lhes melhorar a produtividade e a eficácia.
utilizador de informação, [information user]
Indivíduo que procura informação num sistema de informação ou junto a um intermediário de informação, com o intuito de a utilizar.
As aplicações que a biblioteca disponibiliza para os seus utilizadores são de vária ordem:
encaminhador, [router]
Equipamento de interconexão, instalado num nó de uma rede de computadores, que se destina a optimizar a transmissão de dados, determinando qual o melhor caminho que eles devem seguir.
Internet, [Internet]
Rede alargada que é uma confederação de redes de computadores das universidades e de centros de pesquisa, do Governo, militares e comerciais, com base no protocolo TCP/IP. Proporciona acesso a sítios Web, correio electrónico, sistemas de boletins electrónicos, bases de dados, grupos de discussão, etc.
módulo de extensão, [plug- in]
Módulo que pode ser descarregado e instalado para funcionar como se fosse parte do programa de navegação original, e que lhe acrescenta determinadas funcionalidades, tais como áudio, vídeo e suporte para gráficos.
página principal, [home page]
Página de abertura de um sítio Web.
Nota: Serve como índice ou sumário de documentos armazenados naquele sítio ou em sítios relacionados.
portal, [portal]
Sítio Web que reúne produtos e serviços de informação de determinada área de interesse, e também de interesse geral. Portais de acesso à Web normalmente oferecem, por exemplo, serviços gratuitos de correio electrónico, conversa, notícias, informações sobre o tempo, cotação de acções, assim como facilidades para procurar outros sítios.
rede local sem fios, [wireless local area network [abrev. WLAN]]
Rede local onde a transmissão de sinais é efectuada sem recorrer a fios ou a cabos como, por exemplo, através da utilização de ondas rádio.
sítio Web, [ Website]
Conjunto de hipertextos organizados por uma determinada pessoa ou organização, armazenados e disponibilizados na World Wide Web (WWW).
World Wide Web, [World Wide Web [abrev. WWW]]
Sistema baseado na utilização do hipertexto, que permite a pesquisa de informação na Internet, o acesso a essa informação e a sua visualização. Utiliza a linguagem HTML e o protocolo HTTP para apresentar e transmitir texto, gráficos, som e vídeo, e incorpora também outros protocolos Internet tradicionais como Gopher, FTP, WAIS e Telnet.
Nota: A Web foi inventada por Tim Berners-Lee e Robert Cailliau para o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear na Suiça.