O QUE É :
A prática clínica exige cuidado com os clientes e, nesse sentido, a supervisão clínica auxilia o profissional psicólogo ao longo do processo psicoterapêutico, como também durante a avaliação psicológica e neuropsicológica. Nenhum profissional nasce pronto e, assim, a prática exige responsabilidade ética e comprometimento com a pessoa que procura o psicólogo; exige, ainda, discussão com pares, o que enriquece o trabalho profissional.
SUPERVISÃO INDIVIDUAL OU GRUPAL*
DE ACORDO COM A DEMANDA
* Grupo de no máximo 4 pessoas
Frequência:
Pode-se estabelecer a frequência necessária:
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal
- Esporádica (supervisão específica de um caso de avaliação)
Áreas:
- Psicologia
- Neuropsicologia
- Avaliação
- Rorschach
- Psicoterapia
"... a supervisão [é] o momento de aprendizado, de articulação entre a teoria estudada e a prática vivenciada; (...) o supervisor deve ser um profissional não apenas com sólida formação, mas também capaz de manejar as angústias, os sofrimentos e as relações entre os estagiários [e os profissionais formados, ou seja, todos os supervisionandos], ofertando o holding necessário ao desenvolvimento do psicólogo em formação".
Fonte: Sei, MB & Paiva, MLSC. Grupo de Supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisor. Psicologia: Ensino e Formação. 2011, 2(1):9-19. (colchetes nossos)