Nesta página, você encontra os assuntos relativos às disciplinas por mim lecionadas.
BC0402 Funções de uma variável (FUV)
BC0303 Fenômenos Térmicos
BC0209 Fenômenos Eletromagnéticos (Prática)
BC1317 Fenômenos Ondulatórios
Entretanto...algumas palavras....tais como Disciplina e Avaliação...soam algo um pouco complexo. Para você, caro aluno meio que desnorteado, não desanime. Farei como minhas as sábias palavras do Professor Richard Feynman, do Caltech.
Em uma universidade pública, certamente, você se sentirá perdido algumas vezes. Ainda que existam diferenças entre o Caltech e a UFABC, acho que seu enfoque no texto abaixo se adequa perfeitamente no cotidiano de um aluno na UFABC.
“Agora eu estou imaginando que um de vocês entra no meu escritório e diz: “Feynman, eu assisti a todas as suas aulas, prestei o exame no meio do semestre e estou tentando resolver os problemas, mas não consigo fazer nada, e eu acho que estou abaixo da média da classe, e não sei o que fazer.”
O que eu deveria dizer?
A primeira coisa que eu apontaria é o seguinte: entrar no Caltech é de certo modo uma vantagem e uma desvantagem. Uma das vantagens você provavelmente já conhece, mas agora esqueça isso. O fato é que a escola tem uma reputação excelente e a reputação é merecida. Há cursos muito bons. ( Eu não sei sobre esse curso de física em particular, claro que eu tenho minha opinião sobre isto). As pessoas que saem do Caltech e entram em industrias ou vão trabalhar em pesquisa e assim por diante, sempre dizem que receberam uma educação muito boa aqui e quando eles se comparam com pessoas que estudaram em outras escolas (embora muitas outras escolas também sejam muito boas), nunca ficam atrás dessas nem saem perdendo em nada; elas sempre sentem que vieram para a melhor escola de todas. Então isso é uma vantagem.
Mas também há certa desvantagem: devido ao Caltech ter uma reputação tão boa, quase todo mundo que é o primeiro ou segundo na sua classe em sua escola secundaria candidata-se aqui. Há muitas escolas secundarias e os melhores se candidatam aqui. Tentamos criar um sistema de seleção, com todos os tipos de testes, de forma a admitir o melhor dos melhores. E assim, vocês foram cuidadosamente escolhidos. Mas ainda estamos trabalhando nisso, porque verificamos um problema muito sério: não importa quão cuidadosa seja a seleção, não importa quão pacientemente a análise seja feita, quando os escolhidos chegam aqui, algo acontece: sempre se verifica que aproximadamente metade deles está abaixo da média!
Claro que você ri disso porque é evidente à mente racional, mas não para a mente emocional – a mente emocional não pode rir disso. Você viveu todo o tempo como o número 1 ou número 2 (ou até possivelmente o número 3) na escola secundaria, e sabe que todos que estavam abaixo da média nos cursos de ciência de onde você veio eram idiotas, e agora descobre subitamente que você está abaixo da média – e a metade dos sujeitos estão – é um impacto terrível, porque isso significa que você é tão bobo como os sujeitos que estavam na escola secundária. Isso é a grande desvantagem do Caltech: esse abalo psicológico é muito difícil de superar. É claro, não sou psicólogo; eu estou imaginando tudo isso. Eu não sei como realmente seria, com certeza!
A questão é o que fazer se você acha que está abaixo da média. Há duas possibilidades. Em primeiro lugar, você pode achar que é tão difícil que você desiste – isso é um problema emocional. Você pode ser racional e ver o que eu falei há pouco para vocês: que a metade dos sujeitos neste lugar vai estar abaixo da media, embora todos sejam os melhores, isso não significa nada. Você sabe, se você conseguir conviver com aquela tolice, aquele sentimento engraçado, durante quatro anos, então você estará novamente no mundo, e descobrirá que o mundo é exatamente igual ao que era – que quando, por exemplo, você conseguir um emprego em algum lugar, voce achará que é o Número 1 novamente, e terá o maior prazer de ser o expert que todos irão consultar porque não sabem como converter polegadas em centímetros! É verdade: os homens que vão para a industria, ou vão para uma escola pequena que não tem uma reputação excelente em física, até mesmo eles, estiveram na terça parte, na quinta parte, na décima parte da classe – se eles não tentam se pressionar ( e eu explicarei isso em um minuto), então eles descobrirão que são muito requisitados, que o que eles aprenderam aqui será muito útil, e que podem voltar a ser o que eram antes: felizes, o Número 1.
Por outro lado, você pode cometer um erro: algumas pessoas podem chegar ao ponto de insistir em se tornar o Número 1, e apesar de tudo, elas querem é se formar, e se tornar o melhor PhD da melhor escola, embora estejam partindo da metade inferior da classe. Bem, eles provavelmente ficarão desapontados e se tornarão infelizes pelo resto das suas vidas, sempre estando abaixo de um grupo de primeira categoria, pois escolheram aquele grupo. Isso é um problema, e isso está em vocês – depende de sua personalidade. (Lembre-se, eu estou falando ao sujeito que entrou em meu escritório porque ele está na parte inferior de um grupo de primeira; não estou falando com os outros companheiros que estão contentes por estarem entre os dez primeiros da sala – isso é uma minoria, de qualquer maneira!)
Assim, se você pode absorver este sopro psicológico – se você pode dizer a você mesmo, “eu estou no terço mais baixo da sala, mas um terço dos sujeitos estão no terço mais baixo da classe, porque tem que ser assim! Eu era o sujeito do topo na escola secundária, e eu ainda sou um inteligente filho da mãe. Nós precisamos de cientistas no país, e eu serei um cientista, e quando sair desta escola eu serei, dane-se o resto! E eu serei um cientista bom!” – então isso será verdade: você será um bom cientista. A única coisa é se você pode conviver com os sentimentos engraçados durante esses quatro anos, apesar dos argumentos racionais. Se você acha que não pode, eu suponho que a melhor coisa a fazer é tentar ir para outro lugar. Não é um fracasso; simplesmente é uma coisa emocional.
Mesmo você sendo um dos últimos de sua sala, não significa que não seja bom. Você somente tem que se comparar com um grupo razoável, em vez deste grupo insano que temos no Caltech. Por isso estou fazendo esta revisão de propósito, para as pessoas que estão perdidas, de forma que elas ainda tenham uma chance de ficar aqui um pouco mais, e descobrir se devem ou não continuar, certo?
Eu faço mais uma observação agora: isso não é uma preparação para um exame ou qualquer coisa assim. Eu não sei nada sobre os exames – eu quero dizer, eu nada tenho a ver com a formulação deles, e eu não sei o que vai estar neles, assim não há garantias de que tudo que será perguntado nos exames será revisado nessas lições, ou qualquer coisa do tipo.”
In Dicas de Física