SOLARIS
sistema beta pictoris
sistema beta pictoris
Rua de Timor 14A, Lisboa | Shop 85, Brixton Village Market - The Lord High Admiral, Londres | Ex-Fábrica Nacional de Óptica - Galeria São Bento - Travessa Convento de Jesus 12A e 16A, Lisboa - 2004 | 2009
"A sapiência, além disso, com ordem admirável, fez adornar as muralhas externas e internas, superiores e inferiores, com preciosíssimas pinturas representando todas as ciências. (...) Há professores que explicam essas gravuras, habituando as crianças com menos de dez anos a aprender sem fadiga, como uma espécie de divertimento, todas as ciências..." (Tommaso Campanella, A Cidade do Sol - 1623)
"Trata-se de um sentimento que ele (Roman Rolland) gostaria de designar como uma sensação de "eternidade", um sentimento de algo ilimitado, sem fronteiras - "oceânico", por assim dizer." (Sigmund Freud, O Mal-Estar na Civilização - 1930)
"O oceano não sabe porque representa as imagens, não sabe o que estas dizem, qual o seu objectivo. Sabe processar a informação, mas não compreende o sentido" (Stanislaw Lem, Solaris - 1961)
"Solaris - Sistema Beta Pictoris" é um work in progress dividido em dez tempos. Estes formam um ciclo de exposições que ocorreram em diversos espaços expositivos em Lisboa e Londres entre 2004 e 2009. Iniciado em 2004 em regime de atelier, numa garagem da Rua de Timor, 14A, em Lisboa (Solaris I e II) o ciclo desenvolveu-se posteriormente em Londres em 2006, numa antiga loja de Tarot Cards, situada no Brixton Village Market e num Pub, The Lord High Admiral (Solaris III e IV). Estas exposições estiveram integradas no festival de performance e arte visual "Welcome-Goodbye: Journeys dislocations and imaginary nations" comissariado por Paula Roush. Na ex-Fábrica Nacional de Óptica, em Lisboa em 2006 (Solaris V). Mais tarde, a convite da Isabel Vaz Lopes da Galeria de Arte de São Bento, em Lisboa, demos, continuidade ao trabalho em 2007 (Solaris VI). As restantes exposições (Solaris VII - VIII - XIX e X) foram realizadas em 2008 e 2009, em regime de atelier e com apresentações de uma só noite, na Travessa Convento de Jesus, 12A e 16A. Estes últimos trabalhos foram apresentados no âmbito do projecto "A Imagem na Ciência e na Arte" da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenado por Olga Pombo. Os dez tempos estão interligados entre si, mas, como o título e subtítulo indicam, "Solaris - Sistema Beta Pictoris", as exposições começaram por focar o planeta Solaris, para partirem, posteriormente para o sistema Beta-Pictoris, onde o planeta se encontra.