Os professores de Ciências e a discussão de Questões Sociocientíficas:

O projeto de pesquisa aqui desenvolvido tem interesse em aspectos educacionais voltados para o Ensino de Ciências, mais especificamente, no direcionamento de práticas educativas que priorize uma formação reflexiva, buscando estimular e promover o desenvolvimento intelectual, no que se refere as questões morais, éticas e na relação entre aspectos da ciência e da sociedade. Com o objetivo de priorizar tais relações, este projeto se pautará teoricamente na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) (AULER e DELIZOICOV, 2006; BERNARDO, 2008; SANTOS e MORTIMER, 2001) e na abordagem de temas relacionados as Questões Sociocientíficas (QSC) (SADLER, 2004; ZIEDLER, SADLER e HOLMES, 2005) para o Ensino de Ciências. Pretendemos realizar um trabalho colaborativo junto a professores de Ciências da educação básica e ao longo dessa pesquisa, buscar possíveis traços entre práticas docentes que, inseridas no contexto das discussões das QSC, possam contribuir numa formação para a cidadania, tomada de decisão de forma consciente, aspectos morais e éticos que envolvam a ciência e a sociedade. Pensamos que as trajetórias profissionais e de vida constituem aspectos relevantes no direcionamento de tais práticas nas aulas de Ciências. Partindo deste pressuposto, realizaremos a análise da trajetória de vida e profissional e das práticas docentes através de memoriais reflexivos e observações das aulas de professores de ciências. Esta pesquisa esta inserida no projeto “Articulações no Ensino de Ciências a partir da perspectiva CTS na educação básica: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino” coordenado pela professora Dra. Maria Auxiliadora Delgado Machado e envolvendo três Instituições de Ensino Superiores: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Universidade de Brasília/UnB. Este projeto é financiado pela CAPES, Observatório da Educação – Edital CAPES Nº 049/2012 (OBEDUC, 2012). Como Objetivo geral, pretendemos caracterizar trajetória profissional e de vida de professores de Ciências (Física, Química e Biologia) no contexto da educação pública do Estado do Rio de Janeiro, identificando possíveis aspectos que contribuam para uma prática docente relacionada as questões éticas, morais e políticas e que envolva a Ciência e a Sociedade. Nossos Objetivos específicos são : 1) Analisar os documentos oficiais que estruturam as disciplinas de Ciências, buscando a articulação entre tais documentos e a discussão sobre as QSC ; 2) Analisar as principais abordagem das QSC na Pesquisa em ensino de Ciências através de um levantamento bibliográfico; 3) Identificar os fatores que influenciam para a realização de atividades de discussão de questões sociocientíficas.

Através da análise de dados provenientes dos memoriais reflexivos e da observação de sequências de aulas buscaremos compreender os fatores que motivam os professores a realizarem tais abordagens nas suas aulas. Para o desenvolvimento desta pesquisa pretendemos realizar levantamentos bibliográficos necessários para o embasamento teórico, desenvolvimento dos cursos de formação continuada para professores da educação básica, acompanhamento do desenvolvimento das práticas pedagógicas junto ao professor, coleta e análise dos dados.

REFERÊCIAS

AULER, D. e DELIZOICOV. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em educação em ciências, v. 3, n. 1, p.105-115, 2001.

BERNARDO, J. R. R.; A construção de estratégias para abordagem do tema Energia a luz do enfoque Ciência–Tecnologia – Sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008.

SANTOS, L.P; MORTIMER, E.F. ; Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, V. 02, N. 2 , 2001.

SADLER, T. D. (2004). Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, 41, 513– 536.

ZEIDLER, D.l.; SADLER, T. D.; SIMMONS, M.L. HOWES, E.V. Beyond STS: A Research-Based Framework for Socioscientific Issues Education. Wiley Periodicals, Inc. Sci Ed 89:357– 377, 2005.

Autor: João Paulo Fernandes