A Maratona de Programação é um evento promovido pela SBC, Sociedade Brasileira de Computação, é uma competicão classificatória para as finais mundiais do concurso de programação do ACM International Collegiate Programming Contest. Este ano, a Universidade Federal de Alagoas participou do evento, enviando uma equipe que realizou a primeira etapa da competição no sábado, 19 de setembro de 2009, na sede de Aracajú, Sergipe. A equipe, composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação, Djalma do Nascimento Jr., Marcio Augusto Guimarães e Rafael Henrique Rocha e como "coach" o professor Rodrigo de Barros Paes, a equipe conseguiu responder três questões corretamente, não se classificando para as finais da etapa nacional por apenas uma questão.
Com a experiência obtida nesta competição, a equipe pretende organizar um grupo de estudos onde serão abordados os assuntos mais importantes para chegar a solução das questões da competição. Acreditando que com esta preparação, equipes da UFAL possam obter resultados ainda melhores no próximo ano.
Como foi
A competição foi em Aracaju, fomos bem recebidos pelo pessoal que nos explicou sobre o sistema usado durante a competição o BOCA, com ele você pode enviar as respostas, pedir pra imprimir o programa e pedir ajuda sobre uma questão específica.
No começo houve o aquecimento onde tivemos uma hora para responder duas questões, após o aquecimentos fomos almoçar e na volta a competição propriamente dita começou, eram 8 questões para resolver em 5 horas.
Pode-se levar livros para ajudar na elaboração da resposta, e na ocasião o pessoal da maratona nos forneceu um livro de um professor da sede, que o nosso coach(professor responsável pelo time, no caso o Rodrigo) pediu. Como não sabiámos bem o que procurar nos focamos em interpretar as questões nós mesmos.
Primeiro identificamos as questões mais fáceis, encontrávamos a lógica da resolução, e enquanto um implementava os outros dois analisavam as questões restantes. Tudo foi bem até a terceira questão, quando, muito empolgados, começávamos a pedir ajuda para resolver a questão que estávamos perto de descobrir, todos se voltavam para a implementação, não conseguíamos resolver e cada um voltava para sua atividade, foi assim por mais de 200 min(O BOCA informa o tempo restante).