Dimensions foi produzido por Jos Leys, Étienne Ghys e Aurélien Alvarez. Este filme é distribuído sob a licença da organização Creative Commons, sem fins lucrativos. Os capítulos 5 e 6 do referido filme, apresentam de forma criativa e dinâmica a potencialidade geométrica dos números complexos na narração do matemático frânces Adrien Douady (1935-2006). Os estudos de Douady sobre geometria algébrica e a teoria dos sistemas dinâmicos está centrado nos números complexos. Entre elas, os conjuntos fractais de Julia e o conjunto de Mandelbrot.
Para fazer dowload do filme, acesse:
http://www.dimensions-math.org/Dim_download2_PT.htm
Para assisti-lo on line, acesse:
http://www.dimensions-math.org/Dim_regarder_PT.htm
O filme pode ser reproduzido em vários idiomas, porém não há a versão em português até a data de publicação deste material (ano: 2014). Nesse caso, recomenda-se, para melhor compreensão, a seleção do áudio em espanhol e a legenda em português. Caso deseja-se reproduzi-lo em um aparelho DVD, o disco pode ser comprado através do próprio site.
Capítulo 5 – Números Complexos: Tempo:13 minutos e 52 segundos
Aborda brevemente as origens históricas dos números complexos. Em seguida explica geometricamente a multiplicação de um número real por – 1, sendo uma rotação em 180º, estendendo a ideia para a multiplicação com o fator i e sua representação no plano complexo, em uma rotação em 90º no sentido anti-horário. Douady também apresenta, de forma dinâmica, o comportamento similar dos números complexos como vetores no plano, representando a soma e a multiplicação no plano complexo. É interessante perceber que na multiplicação de números complexos, os módulos dos fatores se multiplicam e os argumentos são somados. Finaliza explicando a projeção estereográfica da superfície de uma esfera no plano complexo.
Capítulo 6 – Números Complexos: Tempo:13 minutos e 44 segundos
Neste capítulo, Adrien Douady mostra transformações no plano complexo, utilizando sua própria imagem. Ele apresenta o resultado geométrico de transformações simples como z -> z/2, z -> i.z e z -> (1 + i)z. E estende a explicação às transformações mais complexas como z -> z^2, z -> -1/z, z -> z/(1 – k.z), z -> z + k/z e z -> exp (z). Finaliza a apresentação mostrando alguns conjuntos de Julia, provenientes da iteração da função z-> z2 + c e apresenta o conjunto de Mandelbrot, formado pelas constantes c dos conjuntos de Julia.