CHE NÃO MORREUPerseguido e assassinado pela CIA (Agência Central de Inteligência ), o médico argentino, herói da Revolução Cubana (1959), Che é reconhecido e respeitado em todo o mundo. Seus ideais de justiça social e de um mundo livre do imperialismo estadunidense e do capitalismo, continuam sendo um firme ideal nos corações e mentes de milhões de pessoas. Visto que, enquanto houver desigualdade social, também haverá socialismo. Aliás, o socialismo é uma invenção capitalista, pois foram as conseqüências da Revolução Industrial (Inglaterra, 1750), que deram origem e alimentaram os ideais socialistas. Assim sendo, é a pobreza que engendra o comunismo.
Ao longo de quase 300 anos após o advento do capitalismo, as bases da causa do operariado e do campesinato continuam praticamente as mesmas, principalmente quanto ao salário e à mais-valia. Porém, não é nada difícil compreender porque uma causa tão antiga continua tão atual: é que as bases do capitalismo também continuam as mesmas. Ao contrário da ideologia burguesa que postulava o capitalismo, dizendo que os problemas causados pelo capitalismo eram transitórios. Quase três séculos depois... a exploração do trabalho do homem é cada vez maior.
A exploração da mão-de-obra é uma característica inerente do capitalismo, e está fundamentada no princípio da propriedade privada. Assim, a burguesia possui os meios necessários para expropriar o trabalhador e através da mais-valia garantir seus lucros.
Che estava convicto que o capitalismo escraviza o homem, como foi comprovado pelo Dr. Karl Marx, que desmascarou o capitalismo. Sabia que nunca esteve nos planos do imperialismo capitalista estadunidense promover a justiça social nas Américas e, em nenhum outro lugar. Consciente de que o dinheiro é a inversão dos valores humanos renunciou todos os princípios capitalistas e abdicou de todos os valores materiais para defender uma causa de significado universal: a liberdade e a justiça social; porque acreditou na utopia possível.
Com o fim da URSS e do bloco socialista (1989), a imprensa internacional e os intelectuais baratos de plantão, se apressaram em decretar o fim do socialismo e de Cuba. Era o fim da História. 17 anos após o fim do bloco socialista e 45 anos de bloqueio econômico carnificina Cuba é um exemplo histórico de que o socialismo é possível e funciona bem. Não obstante o recrudescimento do bloqueio. Aliás, que tipo de ameaça Cuba representa para os EUA? Os indicadores da ONU são veementes. São estatísticas que invejam até os países mais ricos e desenvolvidos. Mas sobre isso, a mídia se emudece. Cuba conseguiu erradicar o analfabetismo, e hoje é uma referencia internacional na área de saúde pública.
Em 1998, quando o Papa João Paulo II visitou a ilha, confidenciou a Fidel que tudo o que a Igreja pregava na Área Social, o país já havia feito ou estava empenhado em fazer. Por isso, o exemplo cubano significa uma alternativa possível ao neoliberalismo e à globalização da pobreza.
Che Guevara foi assassinado pela CIA no dia 9 de outubro de 1967.
Marco Antonio