Oi, pessoal!
O oferecimento desta disciplina tem por objetivo suprir a demanda pelas disciplinas de Física Básica Experimental 1 em ambos os cursos de graduação do IPRJ. No caso da disciplina IPRJ-02-07603 – Física I (Engenharia da Computação), que tem carga horária semanal de sete tempos, os tempos relativos à parte teórica, dentro de sala de aula, já vem sendo oferecida pelo departamento por outros professores. O objetivo da disciplina Física Básica Experimental 1 que estamos propondo para este segundo período emergencial, é usar softwares e aplicativos livres/gratuitos e/ou de amplo uso para que vocês (estudantes) possam desenvolver os experimentos relativos ao curso de Física Básica 1, bem como produzir os relatórios pertinentes a estes experimentos. É parte importante da formação o desenvolvimento de habilidades ligadas tanto à parte experimental-laboratorial, bem como a descrição e análise dos experimentos. O departamento garantirá quaisquer quebras de pré-requisito para outras disciplinas que porventura houver.
Vocês (estudantes) usarão basicamente quatro softwares: Tracker; SciDavis, Word e Excel (ou o Google). O Tracker é um programa que auxilia na análise e captura de movimento, enquanto o SciDavis é útil para construção e análise de gráficos. Para a produção dos relatórios das tarefas e experimentos, os produtos da Google podem de extrema utilidade, ou vocês podem usar o pacote Microsoft Office ou mesmo um outro pacote gratuito chamado OpenOffice. Para acompanhar o curso, vocês devem possuir um computador que possua configuração mínima para instalação e uso destes softwares citados.
Como vocês terão que filmar os movimentos, vocês devem ter uma câmera ou um smartphone que tenha esta função. Além disto, será necessário manter o celular/câmera fixos na filmagem. Caso não tenham um tripé comercial, há a possibilidade de contruir um em casa de baixíssimo custo. Há vários videos no Youtube que sugerem construções das mais variadas de dispositivos para afixar o celular/câmera, como este do canal Manual do Mundo. Sugerimos que vocês não deixam para construir o tripé quando começarmos os experimentos, façam isto o mais rápido possível.
Para o material teórico (sobre os fenômenos Físicos em si) indicamos o material pedagógico do CEDERJ (livros, apostilas e demais que estão disponíveis no site do CEDERJ). Para o aprendizado das demais partes das tarefas, estarão disponíveis apresentações em vídeo-aulas.
A parte síncrona do curso será realizada através do atendimento aos alunos pelos professores via Google Meet, RNP ou qualquer outra plataforma disponível. Será todas as quartas, entre M5 e M6 (10:40-12:30). Inicialmente usaremos o Jisti Meet, caso aconteça algum imprevisto, tentamos o Google Meet... se der ruim geral, mudaremos a sala e comunicaremos a vocês. Estamos programando um atendimento semanal de 1 a 2 horas para resolução de dúvidas e melhor orientação sobre o material disponível.
Avaliações:
Para as avaliações teremos 4 tarefas e 6 experimentos. As tarefas serão individuais e os experimentos serão em grupo. Estes grupos deverão ser definidos o mais rápido possível. A quantidade de alunos nos grupos dependerá do número de pessoas inscritas nas turmas. Cada experimento deverá resultar em um relatório. Estas tarefas e relatórios serão avaliados pelos professores e terão valor máximo de 8.0 pontos. Além destas avaliações, haverá uma avaliação oral individual ao final do curso com valor máximo de 2.0 pontos. As tarefas e relatórios compõem uma nota através de uma média aritmética simples. A nota do aluno será a simples soma desta média (máximo de 8.0) com a avaliação oral (máximo de 2.0). Se a nota do aluno for igual ou maior do que 7.0, o aluno estará aprovado. Se esta nota for menor do que 4.0, o aluno estará reprovado. E se a nota estiver entre 4.0 e 7.0, o aluno estará habilitado de tentar a prova final PF, como de praxe, que será oral. As avaliações orais acontecerão em dias e horários a serem definidos.
Observação: Cada dia de atraso na entrega de tarefas e/ou relatórios acarretará na perda de 1 ponto!
Cronograma:
Apresentação - 02/08 à 09/08
Processo de medição e instrumentos de medida - 09/08 à 16/08
Propagação de erros em medidas indiretas - 16/08 à 30/08
Práticas de medições - 30/08 à 13/09
Gráficos e Métodos dos Mínimos Quadrados (MMQ) - 13/09 à 27/09
Exp1 (Equação de movimento em 1D) - 27/09 à 11/10
Exp2 (Queda livre e lançamento) - 11/10 à 18/10
Exp3 (Plano inclinado e coeficiente de atrito) - 18/10 à 25/10
Exp4 (Lei de Hooke) - 25/10 à 01/11
Exp5 (Colisões em 2D) - 01/11 à 08/11
Exp6 (Rotações e momentos de inércia) - 08/11 à 15/11
Recomendamos o seguinte canal educativo:
Curso de Física Básica 1, UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=bJuoKyIG13A&list=PL7581C21F8ADD6C8E&index=1
Bibliografia:
Fundamentos de Física - Volume 1 - Mecânica; Robert Resnick, Jearl Walker, David Halliday.
Curso de Física Básica: Mecânica (Volume 1); Herch Moysés Nussenzveig.
Física - Volume I: Mecânica; Hugh D. Young, Roger A. Freedman.
Física – Vol. 1 (Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica), Paul Tipler, Gene Mosca.
Física 1 A - Vol.1, Carlos Farina de Souza; Marcos VeniciusCougo Pinto; Paulo Carrilho Soares Filho, Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ (https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1472).
Física 1 B - Vol.2, Carlos Farina de Souza; Marcos VeniciusCougo Pinto; Paulo Carrilho Soares Filho, Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ (https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1462).