Mont Saint Michel

Maravilha do Ocidente, o Mont Saint-Michel esta no centro de uma imensa baia invadida pelas maiores marés da Europa.

Ao pedido do arcanjo Miguel "chefe das milicias celestiais", Aubert, bispo de Avranches, construiu e consagrou uma primeira igreja no dia 16 de outubro de 709.

Em 966, ao pedido do Duque da Normandia, uma comunidade de beneditinos se instala la; a igreja pré-românica foi construida antes do ano mil.

No século XI, a abadia românica foi fundada num conjunto de criptas, e uma doação do rei da França Felipe Augusto, apos a conquista da Normandia, permitiu a construção do conjunto gotico no século XIII.

No século XIV e XV, a guerra de cem anos tornou necessario a proteção da abadia por um conjunto de construções que lhe permitiu resistir durante mais de trinta anos. O coro românico da abadia, desmoronado em 1421, foi substituido por um coro gotico flamejante no fim da Idade Média.

Esse lugar espiritual e intelectual foi, com Roma e Santiago de Compostela, uma das mais importantes peregrinações do Ocidente medieval.

A abadia passou a ser uma prisão sob a Revolução e o Império, e uma importante restauração vai ser necessaria a partir do fim do século XIX.

A celebração do milenario monastico em 1966 precediu a instalação de uma comunidade religiosa na abadia, perpetuando assim a vocação primeira desse lugar: a Oração. Os Irmãos e as Irmãs das Fraternidades Monasticas de Jerusalém garantem essa presença espiritual desde 2001.

O Mont Saint-Michel é Patrimonio Mundial da Unesco desde 1979.