Guia Conferencista do Ministério do Turismo, da Cultura e Comunicação da França
De Veneza a Praga, a bordo do Orient-Express : só faltou Agatha Christie
(...) O luxuoso "Venice Simplon Orient-Express" chegou nesta quinta-feira em Praga com 160 passageiros a bordo, e sem que o chefe do comboio, Raymond, anunciasse aos guardas da estação nenhum odioso crime, como o que acontece no conhecido livro de Agatha Christie, "Assassinato no Orient-Express".
Os elegantes vagões, criados em fábricas da Inglaterra, Bélgica, França e Itália são uma viva reminiscência da obra detetivesca de autoria da escritora britânica, que popularizou no século passado este tipo de hotel sobre rodas.
A viagem do Orient-Express teve início na quarta-feira à tarde em Veneza, fez uma escala em Viena, antes de chegar à estação Smichov em Praga, onde os passageiros permanecem por dois dias para desfrutar da capital boêmia.
O trajeto seguira rumo a Frankfurt e em seguida a Paris, para chegar finalmente em Londres no domingo.
Apesar de Agatha Christie não estar a bordo no luxuoso trem (a autora morreu em 1976), "todos os nossos passageiros são famosos", disse o gerente da composição, Raymond Winiecka. O preço da passagem desde Veneza, na costa do Adriático, até a capital britânica às margens do Tamisa chega a 2.600 euros.
"Alguns fazem o trajeto de Veneza a Viena, mas a maioria das pessoas prefere fazer o percurso completo. De fato, o trem foi planejado para cumprir o roteiro completo", disse.
Quanto às delicias culinárias, "é um cardápio de primeira classe, temos produtos franceses, com um serviço excelente. É na realidade um hotel sobre rodas", acrescentou.
Publicado por EFE - 09/10/2008
Fonte : O Globo . Boa Viagem
1883