Motor de Passo

Objectivo deste projecto: Controlar um motor de passo pela Porta Paralela do PC

Estado: Concluído

Material Necessário:

(O Díodo de Zener, o Circuito Integrado bem Como o Cabo de Impressora (se não tiverem) Podem Ser Encontrados Numa Loja Normal de Electrónica, Por Ex. Na DIMODEL em Lisboa. http://www.dimofel.pt/)

Os meus motores:

De um scanner                                    De uma impressora

Há dois tipos de motores, os Bipolares e os Unipolares, os de 6 fios ou de 5 fios (Unipolares) e os de 4 fios (Bipolares), o da 1ª foto é de 5 fios e o da 2ª foto é de 6 fios, Unipolares, a diferença está no papel que cada um desempenha, mais preciso ou menos preciso (em impressoras possivelmente encontram tanto os Bipolares como os Unipolares). Motores

Neste caso tanto faz, independentemente do motor que tiverem vai funcionar.

NOTA: O motor não pode exceder os 500mA de Intensidade derivado ao ULN2003 só suportar até 500mA.

(Se souberem a Voltagem do motor e a resistencia: V=R*I  Logo:  I=V/R)

 A diferença do motor de 5 fios para este é que em vez de ter 2 fios comuns só tem um fio comum (geralmente o vermelho) que se liga aos 12v. 

Para identificarmos qual ou quais são os fios comuns basta verificar qual dos fios tem MENOR RESISTÊNCIA, com um multímetro na secção das resistências (R) se medirmos por exemplo o motor de 5 fios e se tocarem com um cabo do multímetro no Fio Vermelho do Motor e o outro no Amarelo e se a Resistência medida for de 75R e se em vez do vermelho ligarem Amarelo+Castanho e for de 150R, então o Fio Vermelho é o comum, pois é o que tem menos resistência, ou seja, é METADE da resistência dos outros Fios! Detalhes

Depois de se ter descoberto quais são os fios de alimentação, precisamos de descobrir qual é a sequência de accionamento dos outros 4 fios que sobraram (para uma rotação completa).

Podemos por exemplo, através de uma fonte (transformador 12v), ligar 12v nos fios de alimentação do motor (Comuns) e ir testando o fio terra (-) da fonte em cada fio que sobrou e 1 de cada vez, assim podemos achar a sequência correcta.

Se chegaram até aqui então agora é muito simples, pois já sabemos os fios do motor !

   

Verificar a "Marca" do ULN2003, a imagem em cima corresponde se o ULN2003 estiver com a marca para  Cima:

A Porta Paralela tem 25 Pinos, o 1 é Massa e do 2 ao 9 são saídas (onde nÓs vamos ligar o ULN2003) e os pinos 18 a 25 é Terra:

Detalhes

Exemplo: Lpt1 Pinos18-25 + Pino 8 ULN2003==> 0volts (terra da fonte de alimentação)

Exemplo: Pino 8 ULN2003==>Díodo de Zener==>12v (+ fio comum do motor)

Para fonte de alimentação podem usar uma Molex da fonte de alimentação do vosso PC, o fio Amarelo é de 12 Volts, o preto o Negativo.

Nota: O díodo de Zener para ser ligado correctamente tem que se ligar com a "risca" para o lado do ULN2003.    VER ou Arquivo

1º Teste deste circuito:

Utilizei a caixa de um Scanner avariado para fazer o circuito,utilizei uma placa de ensaio para melhor ligar os fios e utilizei o motor do scanner que está no encaixe próprio.

Ao correr o programa e carregar em "ligar Motor" FUNCIONOU!   :)

Software necessário:

Para Windows 95/98:            DOWNLOAD

 Para Windows XP:            DOWNLOAD    

(È necessário correr sempre este programa em XP para se poder trabalhar com a LPT1).

DOWNLOAD DO SOFTWARE DE CONTROLO DO MOTOR:    LptMotor

Imagem do programa desenvolvido por mim:

 

Esta página é também um resumo de outras criadas por outros Autores, vou deixar como exemplo e como esquema completo de tudo o que foi dito: http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm 

(16-02-2004 / 20-09-2006)