0 - "FESTA DO CORDEIRO - FESTA DO PORQUINHO - FESTA DO MARISCO"

Festa Gastronómica de Degustação do “ Cordeiro no Espeto”

Em qualquer localidade do Pais que a solicite durante todo ano issencialmente meses de primavera e verão com a tradicional Festa do Cordeiro ao Espeto onde se degustarão os tradicionais cordeiros da serra.

Este ano a festa baterá todos os recordes anteriores a juntar o maior numero de grupos em volta de outros tantos cordeiros assados.

Este é precisamente o espírito da festa,a reunião de grandes grupos de famílias e amigos a volta de um cordeiro assado motivo pelo qual se vendem lotes inteiros e não por rações.

Este ano as festas começam ao fim de semana passado a determinar pela organização durante todo o mês com diferentes actividades como oficinas artesanais ou outras, exposições, concentração de motáres ou carros clássicos,espectáculos humor a Festa da Espuma, Festival de Música Tradicional ou Festival Carneiro Rock, podem ser mais um complemento da Festa do Cordeiro , entre outras.

A origem desta festa remonta anos atrás, quando um emigrante Argentino reformado prepara varias comidas campestres a margem do río da aldeia, em que se assava o cordeiro ao estilo pampero. Tal trascendência teve esta maneira de prepará-lo que se estendeu como prática habitual nas distintas celebrações dos povos do interior serrano. Passados os anos se consagrou como uma das festas mais importantes de cada localidade.

A Festa do" Cordeiro no Espeto " é a festa gastronómica por excelência , de grande repercurssão em Portugal e declarada de interesse turístico . Nela se assam os cordeiros de forma lenta, mais de oito horas, abertos em canal em forma de dupla cruz sobre uma estrutura de ferro, colocados em círculos á volta das brasas de madeira de roble.

Os organizadores da festa colocam previamente ao día da celebração por todo o Local, as mesas e bancos para grupos de 10 / 20 pessoas. Estes grupos de pessoas têm que encomendar com antecipação o lote, que consiste em um “cordeiro no espeto” empanadas de carne e bacalhau, vinho, pão e café. Esencial ao banquete solidario e o vinho verde ou maduro local , o bom espadeiro , cantado por poetas e que aligeira a conversação e o manjar.

Para informar-se melhor do que vai sucedendo e das novidades da festa podes consultar o “ site “ Ademais já podes fazer " .

A Sua Reserva - ( Veja Doc. Condições) - Cartaz Programa - para a degustação do Cordeiro no Espeto.

Festa do Porquinho na Brasa

Festa que se celebra em diversas localidades do Pais; Foi criada em 1990 com a intenção de dar um ar novo a já tradicional Festa do arrieiro (1976), que estava dedicada como bem o seu nome indica aos arrieros, profissão com grande enrraisamento na zona. Os arrieros eram pessoas que se dedicava a ir a Orense, à zona de O Ribeiro, a buscar o vinho em tinas em cima de cavalos ouburros para logo o venderem para autoconsumo. Posto que a Festa do arrieiro se estava convertendo em uma simples festa nocturna, vários vizinhos tiveram a ideia de reviver esta festa com a exaltação de um producto típico da economía rural galega. O animal elegido foi o leitão entre 12 - 14 Kg para faze-lo na brasa.

Com vários días de antecedência, se devem reservar os lotes, que consistem em um porco na brasa, empanada, vinho tinto y àgua, pão, bolo de subremesa e café de pota. Uma agradavél comida situada num marco ideal de onde se avistam os prados do vale e acompanhada de jogos populares e exposições culturais que complementam a jornada.

Galería de Fotos

FESTA DO MARISCO FESTA MARISCO II

Como parte da oferta gastronómica de luxo que pode ser desfrutado na sua cidade e as bancadas estabelecidas nas docas, Assim como El Grove também planeia festa com muitas atrações, como shows de artistas nacionais bem conhecidos e grupos de música popular,incluindo o Concurso Habaneras, folclór e performances de rua e um "dornas" regata.

A fama da Festa do Marico de EL GROVE tem viajado para além fronteiras da Galiza e a cada ano mais e mais cidades e localidades do vizinho Portugal solicitam a realização desta " Festa " porque cada edição chama mais e mais visitantes que são atraidos pela qualidade e variédade dos melhores productos gastronómicos de Rias Baijas e Portugal

Você pode ver e prová-los nas bancas no recinto, preparado em formas tradicio nais ou inovadoras. Milhares de porções são servidas em um ritmo frenético de manhã à noite: pratos de arroz de marisco, lingueirão grelhadas, a marinheira amêixoas, ostras, vieiras assadas forno ...E para acompanhar a comida, gaita de foles e danças folclóricas que continuam durante todo o todo festival.

O evento de gala do festival é a premiação O Centollos de Oro, quatro prêmios dados por O Conselho Municipal do Grove a pessoas ou instituições pelo o seu serviço.

FESTAS DOS CALLOS / FESTA DO GRÃO COM TRIPAS

FESTAS DOS CALLOS / FESTA DO GRÃO COM TRIPAS

https://sites.google.com/site/festasdafrancesinha/
https://sites.google.com/site/festasdafrancesinha/00-um-espectaculo-gastronomico