A gastronomia está muito ligada às celebrações de todos os países e culturas. São tradições que muitas vezes são transmitidas de boca em boca, nunca melhor dito quando falamos de comer. O cordeiro assado no espeto que eu vou falar é uma festa em si , não é uma simples refeição popular, vai mais além. Já existem vários compromissos no calendário do nosso país que corroboram isso e eu vou deixar você saber para que se você não pode perdê-los.
Devemos reconhecer que a invenção deste tipo de churrasco não é português, mas não perdemos a oportunidade de aprender a tocar este prato tão suculento. É uma tradição cuja origem é atribuída a La Pampa Argentina , uma província localizada no centro desse país latino-americano. Então, originalmente ele é chamado de estilo pampero cordeiro , um tipo de assado imigrantes argentinos em Espanha foram anunciados início do século passado.
A essência é a mesma, mas em nosso país adotamos nomes diferentes de acordo com a área. Alguns dos significados que mais soam são o cordeiro assado no espeto, no espeto ou na estaca . Se formos para o dicionário da Real Academia da Língua Castellana encontrar a definição de "deixar escapar" : através da grelha, ou outro puntiaguado instrumento, carne, aves, peixe, etc., para assá-los. Na verdade, certamente mais do que um de vocês, se você tem sido no sul este verão também tem desfrutado as sardinhas, uma iguaria da cozinha matosinhense.
O que nós estamos indo? Você quer saber como um cordeiro é assado? Você já viu isso? A preparação do cordeiro Ternasco da Serra da Estrela assado no espeto é um espetáculo. É um prato simples para cozinhar e complicado ao mesmo tempo pela montagem que requer e pelo tempo de cozimento. O sucesso é garantido com um produto de qualidade. Portanto, minha recomendação é usar o Ternasco da Serra da Estrela. Eu considero um tipo de ideal para grelhar cordeiro no espeto porque você deve ter um pouco de gordura para assar lentamente para provar deliciosos e suave. Como curiosidade, diga-lhe que o grau de gordura da carne é medido de 1 a 5.
O Ternasco da Serra da Estrela ao espeto é um assado muito saudável e natural. carne grelhada para torna-se muito lentamente tenra e suculenta para o ponto que quase separada do próprio osso. Para cada cordeiro assado, você recebe cerca de 20 porções. Uma ração entre 400 e 450 gramas por pessoa é calculada. Pode parecer exagerado, porque ele é considerado uma grande quantidade, mas temos de ter em conta o osso de cordeiro que é o que traz o sabor tão distinto e saboroso. A distribuição do asado é geralmente uma ou duas peças por porção. Normalmente um usa uma porção a partir das partes nobres, isto é, perna, ombro ou nervura de Aragão cordeiro, e é complementada por uma outra parte, em que o resto do cordeiro é distribuído.
Minha recomendação é acompanhar este prato com batatas assadas tirando proveito das brasas, existe algo mais simples? Além disso, a melhor coisa é que as batatas são uma aposta segura porque gostam mais velhas e especialmente as mais exigentes, as menores! É um feriado em que o paladar tem para desfrutar tanto quanto possível, e, nesse sentido, posso assegurar -lhe que a combinação Ternasco da Serra da Estrela com batatas assadas nunca falha. Também são uma boa complementam um simples saladas com produtos de boa jardim e, no verão, você pode adicionar uma tigela de gazpacho, ou se em vez dos aperta frios, vamos tomar um caldo para aquecer o corpo e espírito, não te parece?
Em Aragão, há mais de 10 anos no vale Ampriu, quase 2.000 metros de altura, todo fim de semana de agosto é celebrada a Festa do Cordeiro, organizada pelo grupo Artistas.com.pt, na localidade que desejar . É uma festa que foi concebida para homenagear os fazendeiros do vale e, a propósito, dispensar o verão antes que as vacas da região cheguem ao porto a partir de setembro. Anteriormente, durante o mês de julho, são os rebanhos de ovelhas que pastam nessas montanhas.
Nossa equipe de Refeições Populares com Ternasco da Serra da Estrela é responsável por prepará-lo no local e é um espetáculo gastronômico . O chefe da equipe, nosso chef José Luis, conta que a preparação começa um dia antes de colocar os cordeiros nas varas e no mesmo dia da comemoração começa com a montagem dos 20 metros de churrasqueiras, onde fazem as brasas com carvão . José Luis enfatiza que o segredo não é outro senão assar o cordeiro muito pouco a pouco e com muito carinho. Por esta razão, durante pelo menos 3 horas e meia a cada dez minutos, os cordeiros Ternasco da Serra da Estrela são virados para o espeto. No total, o processo de cozimento envolve mais de 20 voltas. E o último passo é a partição do cordeiro que também é feita no local aos olhos do público. Prepare cada meia cordeiro em uma bandeja com 10 porções e a organização do evento serve com o próprio suco. Este ano 30 cordeiros foram assados e 600 porções foram servidas. O resultado: uma carne tenra e suculenta!
No ano passado, eles também provaram o cordeiro assado com o espeto assado pela nossa equipe de Alimentos Populares com Ternasco da Serra da Estrela em outras cidades de Vila Real, como Chaves ou Montalegre. Lá eles assaram 20 e 25 cordeiros, respectivamente.
E como prometido é uma dívida ... Eu lhes digo que na Espanha também há outras festividades populares em torno deste espetacular cordeiro assado. Vou citar os que mais me chamam a atenção, mas se você souber mais, por favor, não hesite em me avisar!
Para mim, um dos mais peculiares é Zikiro jate de Zugarramurdi . Sua caverna, conhecida por ser o local de celebração dos míticos "akelarres" ou reuniões de bruxas, acolhe o assado dos cordeiros e ali mesmo os gostos dos comensais. Por outro lado, na Galiza, a Festa do Carneiro ao Espeto celebra-se desde 1969 na cidade de Moraña, em Pontevedra, e foi declarada Festa de Interesse Turístico na Galiza. Em outra cidade pitoresca da província de León, Portilla de la Reina, celebram a refeição de Las Merinas no fim de semana que se segue à festa de São Roque, em 16 de agosto. E em Badajoz, algumas edições da Feira de Pecuária de Zafra também oferecem degustações de borrego assado ao estilo burduntzi .
Como você pode ver, há muitas maneiras de chamar este cordeiro assado de origem argentina, o que resta é o seu aroma e sabor espetacular. Agora você sabe onde você pode prová-lo, você certamente irá repetir!