Queimada é uma bebida alcoólica do galego e sua própria tradição da gastronomia.
Segundo a tradição, esta bebida após a pronúncia da magia funciona como proteção contra malefícios, além de manter os espíritos e outros seres malignos longe do que a bebeu. As origens da bebida são desconhecidos. Popularmente, a queimada atribuído origem celta,mas, como afirmado em 1972, o professor de pré-história na Universidade de Santiago de Compostela, Carlos Alonso del Real, isso seria impossível, uma vez que a destilação de aguardente na Galiza não pode ser anterior à introdução do alambique (fonte árabe) a partir do século XII ou XIII, e na Idade Média. Além disso, sempre de acordo com Alonso del Real, cana-de-açúcar, um dos seus principais ingredientes, também introduziu os árabes na Península Ibérica a propagação de beterraba equivalente é muito mais tarde,correspondente às Guerras Napoleônicas. Isso o levou a atribuir origens medievais para beber.
Posteriormente, o antropólogo Xosé Manuel González Reboredo diz que o consumo de bebidas alcoólicas - normalmente descarregá-los era comum na tradicional Galiza rural, que era conhecido como remédio contra resfriados e em um ponto que ele coloca em torno anos cinquenta do século XX residentes galegos no exterior começou a tomar esta bebida em festas ou após as refeições.Em tais reuniões que teria surgido o hábito de acompanhar o consumo de compostos queimada expressamente para os períodos de tempo. Este costume se espalhou tão rapidamente que já em 1955 o oleiro Mondoñedo Tito Freire criou os jarros de cerâmica, em forma de uma placa da torta e pernas que geralmente costuma se preparar Queimada é um dos muitos rituais que têm a ver com o fogo, uma tradição que está dividido entre pagãos e misterioso, uma poção mágica cuja origem se perde nas sombras das noites antigos atormentado por meigalhos e feitiços, de almas vale a pena, e extasiado com rituais de bruxas que jazem nas trevas e formando um círculo ao redor da lama , buscar a purificação do corpo e da salvação da alma, enquanto produzindo cerveja que afugentar os maus espíritos e atrair boa. O ritual da Queimada soletrar e é um dos poucos ritos que permanece até hoje, ocorrendo naturalmente em numerosas reuniões sociais e festas que ocorrem na Galiza. E outras fontes nos dizer sobre o castreño origem (lembre-se que, logo que o alambique, cana - de-açúcar ou beterraba) queimada tradicional tem mais do que possivelmente se originou em culturas antigas castreñas. Os celtas deixaram a sua herança cultural incorporados nos petroglifos abundantes estão localizados em toda a comunidade gallega. São símbolos espirituais em forma recorrente, destacando a figura Trisquel com três cabeças que desenha uma espécie de cruz tem havido muitas interpretações que os historiadores deram este símbolo, mas a mais conhecida é aquela que sustenta que trisquel representa os três elementos fundamentais da vida humana: Terra, água e fogo. O ritual da queimada também traz intrinsecamente fusão destes três elementos, em um ritual que não seria possível na ausência deste componente magia herdada de nossos antepassados celtas e transmitida através do tempo. Terra simbolizada pela lama tartera, a água é representada pela agitação espírito e mexa a mistura com o chão enquanto a dança livre fogo entre os elementos que tornam esta solução mágica nos iluminando dando calor para o corpo e purificar as almas .
QUEIMADA GALLEGA, receita e conxuro
O feitiço ou "conxuro" tradicional de queimada foi inventado em Vigo em 1967 por Mariano Marcos Abalo para uma festa de jogos florais de muitos que ocorreram em seguida apreendidos em um barco ancorado no porto da cidade.Em 1974, seu criador acrescentou referências a Satanás e Belzebu e começou a representá-lo na discoteca Olivica Fausto City. Em torno do mesmo tempo, um viguesa impressão começou a vender cópias do feitiço, inicialmente sem autorização e, em seguida, pagar um centavo por cópia vendida. O sucesso levou outras empresas começaram a vender cópias por conta própria, sem autorização e sem mencionar o seu nome, o que pode ter contribuído para a crença de que o feitiço era um autor anônimo. Em 2001 Mariano Marcos Abalo decidiu registrar a proprieda de intelectual do feitiço.
INGREDIENTES
1 pota de argila própria para queimada - 1 Litro aguardente bagaceira Gallega
1 Rodela limão e 2 ou 3 cascas e 1 rodela laranja
150 gramas de açúcar por cada litro Aguardente
Os grãos de café a gosto
NOTA. O ritual inclui recitar o feitiço da Queimada, que deve ser lido em voz alta, logo queimada começa a queimar
MÉTODO DE PREPARAÇÃO:
Verte-se para o vaso aguardente de Galicia e açúcar, na proporção de 150 gramas por litro de licor. Cascas de limão e laranja e um punhado de grãos de café são incorporados. A mistura toda é bem agitada , desça o conjunto quando adequadamente misturado. Para este lugar pequeno balde para remover algum açúcar e licor trazendo-a lentamente para o recipiente que contém todos os ingredientes até a concha conteúdo fogo passam um pelo outro. Queimada deve ser movida até que o açúcar é todo consumido e a chama diminuir consideravelmente, indicando que o álcool se evapou na maior parte Quando isso acontece, desligar e servir.
CONXURO : DA QUEIMADA
Mouchos, coruxas, sapos e bruxas.
Demos, trasnos e dianhos, espritos nevoadas das Veigas. Corvos, pintigas e Meigas, feitizos mencinheiras dias. furadas canhotas pobres FOGAR dois worms e alimanhas. Lume das Santas Companhas, mal Olho, meigallos preto, eu cheiro dos Mortos, tronos e Raios. Oubeo pode fazer, Pregon da morte, foucinho fazer e pe Sátiro fazer coello. Cabelo ruim de Lingua pecador casado casa muller cun. Averno Satanás e Belzebu, lume dois ardentes Cadavres, Corpos mutilados de dois indecente, peidos dois cus infernal, muxido da embravescida mar. Da Barriga muller solteira inútil, Falar dois gatos que andam xaneira, Guedella cassetete da má parida cabra. Com isso como fol levantarei Chamas Deste asemella ao Lume que do Inferno, e fuxiran Bruxas das sas terminar lo como vassouras, indose tomar banho na Praia áreas de gordura das. Oide, oide! ruxidos que lhe dão que como deixar non poden de queimarse não agoardente, sendo assim purificado. E Cando este brebaxe baixe Polas nosas gorxas, dá dois males estará livre Nossa alma e todos embruxamento. Não você forçar ar, terra, mar e lume, este Chamada fago a você: se É Verdade que tendes o poder Mais xente que humano, eiqui e ágora, facede cos espritos dois amigos que são fóruns Desta queimada participar conosco.
Feitiço da QUEIMADA:
Corujas, sapos e bruxas, demônios e diabos do mal, espíritos das planícies cobertas de neve. Corvos, salamandras e bruxas, feitiços curadores. bastões perfurado podres, casa de vermes e parasitas. Fogo almas perdidas, mau-olhado, feitiços preto, o cheiro dos mortos, trovões e relâmpagos. Cão do descascamento anúncio da morte; focinho sátiro e pata de coelho . Língua pecaminoso da mulher mal casada com um homem velho. O inferno de Satanás e Belzebu, fogo de cadáveres em chamas, corpos mutilados de peidos indecentes de jumentos infernais rugido do mar revolto. Barriga da mulher único inútil, miando de gatos no cio, ruim e suja pêlo de cabra ruim parto. Com esta concha vai levantar as chamas desse fogo que se assemelha inferno, e fugir bruxas montar suas vassouras, indo para banhar areias da praia de gordura. Ouvi, ouvi! Rugidos dando aqueles que não podem parar de queimar na aguardente, assim, ser purificada. E quando essa mistura goela abaixo, que estarão livres dos males da nossa alma e todo encantamento.Forças de ar,terra, mar e fogo, para você Faço este apelo:se é verdade que você tem mais poder do que as pessoas humanas, aqui e agora, fazer os espíritos dos amigos que estão fora participar conosco nesta Queimada.