metamorfose2

A Metamorfose barbuda

Nesta época de eleições e discussão política eu me lembrei de uma mudança no mínimo estranha.

Nas décadas passadas, talvez pelo fato de eu ser novo demais pra perceber, o Lula me parecia uma alternativa demócratica, popular mesmo, à oligarquia instalada no poder.

Aparentemente, eu não era o único a ter esta opinião. Meu professor de cálculo I, no primeiro semestre de 2002, ostentava orgulhosamente um adesivo de campanha do Lula da década de 80, bem no meio do vidro traseiro de seu passat, velhinho, mas cuidado como se fosse uma jóia.

Normalmente, por mais partidários que sejamos, ao fim da campanha retiramos todos os adesivos, repintamos muros, etc etc etc. Pra mim, o fato dele manter o adesivo por mais de uma década, representava uma esperança, credulidade ou confiança mesmo, que o Lula era o candidato certo, a pessoa que faria a diferença, mesmo depois de derrotas sucessivas.

Afinal de contas, Lula era um operário, alguém que alegava ser do povo, conhecer os problemas do povo.

Algum tempo depois da vitória do Lula, até porque quando eu fui pra Unicamp ele já era presidente, eu vi este mesmo professor, com o mesmo carro, mas no vidro traseiro a marca inconfundível que só algo colado por muitos anos deixa. No lugar do adesivo esperançoso, o vazio e a marca deixada no vidro.

O que alguém poderia ter feito para provocar uma "remoção cirúrgica" de uma década de esperanças? Acho que a resposta todos sabemos. Mais que isso, ouvi de mais de uma fonte, boatos sobre dissolução do congresso, estabelecimento de um poder centralizado, praticamente ditatorial.

Mesmo que isto não seja verdade, a arrogância e má vontade demonstradas pelo nosso presidente com a imprensa, o pouco caso demonstrado ao sequer se dar ao trabalho de comparecer ao debate, tudo isso combina totalmente com um perfil autoritário de comando. Esta constatação não é minha, mas também não lembro onde li para poder dar o crédito devido (se alguém souber, me avise!).

Como alguém pode ter mudado tanto? De representante sindical, teoricamente um defensor dos direitos populares e democráticos a ditador? Será que este Lula de sonho ditatorial, arrogante e onipotente não é o verdadeiro, agora revelado pelo poder?

O que me deixa mais triste é o fato de membros da equipe dele, próximos a ele, estarem indubitavelmente envolvidos em vários casos de corrupção, e ainda assim ele está na iminência de ser reeleito.

Ao perguntar à minha família se eles conheciam alguém que votaria no Lula, minha tia, professora numa escola pública na periferia de minha cidade natal, me disse que todos os alunos falam que os pais vão votar no Lula. Motivos? Projetos antigos, da época do FHC, de deputados, senadores(Suplicy), etc. Bolsa-família, bolsa-etc... Ou mesmo pelo fato do PSDB não ter dado aumento ao funcionalismo público.

Trocando em miúdos, elegeremos o mesmo por mais quatro longos anos graças a medidas quase populistas, totalmente paliativas.

Eu vou fazer a minha parte. Votar consciente e rezar. Rezar para que outras pessoas façam o mesmo.

Fábio Dias - fabio.dias@gmail.com