Bom amigos, após muito tempo, pra ser mais exato 02/10/2007, exatamente 3:00 da madrugada deste dia, vieram caminhoes nas esquinas das ruas de varios bairros de varios estados brasileiros e distribuiram nas portas das casas de todo mundo, inclusive na minha é claro, um ou 2 pacotinhos brancos fechados com um lacinho vermelho e dentro destes pacotinhos, tinham uma pedrinha de aquario grandinha que nela pintaram toda de preto e no centro dessa pedra fizeram em tinta óleo uma cruz vermelha. Essa pedra na época ficou exposta nas mídias da rede globo mineira por vários meses até q pararam de falar nelas e desapareceram notícias pela internet.
Enfim, naquela época como sou pra lá de curioso, pesquisei elas na net e achei que estas pedras não são de magia negra nenhuma apesar de serem pretas. A cruz vermelha nelas e a cor preta simbolizam o cristianismo; aonde jesus morreu, e o preto simboliza um guardiao do submundo que se converteu pro bem, chamado como exú.
Exú dizia a lenda que li que foi um indio de pele negra da amazônia brasileira que foi expurgado a morrer queimado por outra tribo de indios que afirmavam que ele era ruim porque até entao, naquela época anti-colonizadora a pele negra para muitos não existia, entao assim o subjulgaram mau e o queimaram vivo e, na hora da morte, ele jogou uma praga na vila que pagariam pelo preço de queimarem um inocente. Dae no site dizia que exú sempre foi o guardião de sua tribo e o pagé que bania qualquer mau que entrava em sua tribo e ameaçava seu povo, e saiu pelo mundo quando ele se viu velho e ja aguardava sua morte e estava fragil pra defender seu povo, dae que ele bateu nessa outra tribo no caminho e morreu dessa maneira trágica. Depois na lenda dizem que exú foi enviado para o inferno porque ao morrer fez uma maldição, mas que anjos desceram ao inferno devido ele ter reconhecimento de que foi um herói a vida toda defendendo seu povo do mau e que rezava aos céus para seus deuses (sol e a lua) pedindo força, saúde e bom cultivos e comida para toda tribo e natureza que com ele vivia e foi levado para o céu.
E essa tal morte dele ter sido quimado foi exatamente na madrugada de 2 de outubro de 1007. E a cada 100 anos desde entao, os decendentes dos moradores de sua tribo e seus fiéis espalham essas pedrinhas nas portas das casas das pessoas para que exú proteja suas casas de todos perigos e mau-olhados que possam nos jogar em vida, e tudo que ele pedia aos deuses (sol e lua) para sua tribo e terra aconteça também conosco.
Enfim, eu adorei o que este site pregou dessas pedras pela história e que quebra o preconceito de muitos por pele de outros e, principalmente, que todo ser malvado pode sim ser purificado de seus pecados e ser mártir ainda de futuros seguidores. Porém, não entendi do porque o site foi banido por denúncias e foi excluido da rede. Mas até então pelo que li, se alguém botar a pedra na porta de sua casa um dia, é porque ela teve a intenção de te proteger do mau do mundo, porque concerteza ela pode ser um sucessor da tribo de exú ou uma seguidora que quiz esconder sua face até mesmo por alguma promessa divina que ela tenha feito pelo seu próprio bem sem ter que receber nada de você em troca. Agora também, fora essa história, ja vi também vários outros sites que pronunciam exú como sendo deus do submundo, lúcifer. Dae basta você, caro amigo leitor, decidir em que exú vai querer acreditar. No meu caso, prefiro crer na lenda de exú, como índio protetor que até data esta história teve, e pelo visto das ceitas das pedras que fizeram aqui em minha cidade como várias cidades aqui pelo país, parece que é real essa lenda do indio pagé guardião.