Marília Mendonça e Juliano Tchula (da dupla Henrique e Juliano) criaram a música Flor e o beija-flor, em um hotel fazenda em uma turnê juntos, como uma espécie de metáfora para a vida amorosa, já que os artistas têm como base de sua música a apreciação pelos sofrimentos advindos do abandono no amor.
As noites frias seriam então a comparação para os momentos difíceis que se tem, e quando se aparece alguém agradável e amoroso em um desses momentos em nossas vidas, quando geralmente se cria um forte sentimento mútuo de afeto e cumplicidade.
Porém, ao longo da narrativa o beija-flor então teria ido embora após beijar a flor, ou seja, sua passagem na vida de alguém teria sido tão rápida quanto aquele momento em que um pássaro suga o néctar de uma rosa.
A canção também faz menção que valorizemos ao máximo cada momento especial em nossas vidas, pois a nossa existência neste mundo é tão rápido quanto ao revoar de um beija-flor em uma flor; e levamos agora como exemplo disso a sua própria compositora Marília Mendonça, que na última sexta feira, dia 5 de novembro de 2021, nos deixou órfãos com seus 26 anos de idade e no auge de sua carreira após um acidente aéreo.