Questões para Estudos Dirigidos

1o. Estudo Dirigido [Ed.1] Sobre o texto de Robinson (1977)

Ed. 1 - ROBINSON, J. Concorrência Imperfeita Reexaminada. In: ROBINSON, J Contribuições à Economia Moderna. Ed. Zahar, 1977, cap. 15, p. 198-214;

1. Que críticas ela faz para cada um dos itens abaixo, ao serem abordados pela economia neoclássica?

1.1 Indústria e Mercados;

1.2 Questão da Maximização;

1.3 Formas de Competição;

1.4 Política de Preços;

1.5 Questão do Equilíbrio;

1.6 Causas do Monopólio.


2o. Estudo Dirigido [Ed.2] Sobre o texto de Galinari et al. (2013)

Ed. 2 - GALINARI, R.; TEIXEIRA JR., J.R.; MORGADO, R.R. A competitividade da indústria de móveis do Brasil: situação atual e perspectivas. BNDES Setorial. n.37, p. 227-272, 2013.

—Identifique no artigo, trechos onde os autores usam conceitos vinculados ao item 1. Empresa, Indústria, Mercado, ou ideias de onde estes conceitos possam ser abstraídos.

—Necessariamente precisam constar:

- Mercado

- Indústria

- Empresa

- Recorte analítico usado

- Noção de elos de produção

- Fontes de Informação(ões) usada(s) pelos autores


3o. Estudo Dirigido [Ed.3] Sobre o texto de Garcia e Neves (2003)

Ed. 3 - GARCIA, L.A.F.; NEVES, E.M. Medidas de concentração industrial da moagem de trigo no Brasil. IV Congresso Internacional de Economia e Gestão de redes Agroalimentares. Ribeirão Preto: FEA USP, 29 a 31, out., 2003. Anais..., 2003.

1. Qual o objetivo do Artigo

2. Que variáveis os autores indicam, no referencial teórico/metodológico, serem passíveis de uso para o estudo da concentração de mercados?

3. Que variáveis os autores usam para o estudo da concentração de mercados?

4. Que índices de concentração são usados no estudo?

5. Que outros conceitos, já vistos na disciplina de Microeconomia III, são usados na análise?

6. Que outras variáveis são usadas para ajudar na análise proposta?

7. Como é feito o recorte regional do mercado analisado para possibilitar comparações?


4o. Estudo Dirigido [Ed.4] Sobre o texto de Araújo e Pinho (2004)

Ed. 4 - ARAÚJO, J.B.; PINHO, M.S. Economias de escala em duas tecnologias alternativas: um estudo do setor siderúrgico. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Florianópolis: UFSC, 03 a 05, nov., 2004. Anais…, 2004.

1. Os autores usam referencial teórico semelhante ao estudado na disciplina, no que diz respeito às economias de escala e de escopo? Explique.

2. Que tipos de economia de escala e de escopo os autores encontra? Reais ou Pecuniárias? Justifique sua resposta.

3. Que fontes de economia de escala e escopo estão presentes nos artigos? Os autores identificam essas fontes de modo coerente com o referencial teórico estudado?


5o. Estudo Dirigido [Ed.5] Sobre o texto de Palmeira Filho e Pan (2003)

Ed. 5 - PALMEIRA FILHO, P.L.; PAN, S.S.K. Cadeia farmacêutica no Brasil: avaliação preliminar e perspectivas. --BNDES Setorial, n.8, p. 3-22, set., 2003.

1. Considerando a especialidade farmacêutica (EF) como o produto final da Indústria Farmacêutica, está correto o uso da noção de cadeia produtiva como recorte analítico?

2. Quais as barreiras à entrada identificadas no texto? Elas se aproximariam de que tipo de Fonte de Barreira à Entrada?

3. O primeiro parágrafo da página 10 (“A etapa farmacêutica da cadeia ...) indica a possível existência de um mercado contestável neste segmento da cadeia? Justifique.

4. O que indica o grau de concentração da indústria? Que tipo de índice é?


6o. Estudo Dirigido [Ed.6] Sobre o texto de Ferreira Júnior e Gomes (2006)

Ed. 6 - FERREIRA JÚNIOR, S.; GOMES, M.F.M. Ajustamentos nas agroindústrias de biscoitos e massas alimentícias no Brasil, 1995 a 2001. RER – Revista de Economia e Sociologia Rural, v.44, n.01, p.79-98, jan./mar., 2006.

1. Qual é o objetivo do estudo?

2. Pode ser enquadrado como estudo de caso ou como um estudo econométrico?

3. O modelo analítico é semelhante ao ECD estudado?

4. Que variáveis os autores usam para analisar a estrutura? E o desempenho?

5. Que resultados os autores encontram na análise? São similares aos esperados em estudos tipo ECD?


7o. Estudo Dirigido [Ed.7] Sobre o texto de Póvoa e Monsueto (2011):

Ed. 7 - PÓVOA, L.M.C.; MONSUETO, S.E. Tamanho das empresas, interação com universidades e inovação. Revista de Economia, v.37, n.especial, p. 9-24, 2011.

1. Quais são as considerações presentes na seção 1 do artigo que ajudam a entender por quê os estudos empíricos nem sempre confirmam a hipótese schumpeteriana?

2. Comente o método e os resultados obtidos pelos pesquisadores, usando elementos estudados na unidade.


8o. Estudo Dirigido [Ed.8] Sobre o texto de Mendonça, Freitas e Souza (2009)

Ed. 8 - MENDONÇA, M.A.A.; FREITAS, F.A; SOUZA, J.M. Tecnologia da informação e produtividade na indústria brasileira. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, p. 74-85, 2009.

1. O texto trata de Tecnologias da Informação (TI), qual o conceito que usam para designar este tipo de tecnologia?

2. O que é, de acordo com o texto, paradigma tecno-econômico? Encontre uma explicação para o termo paradigma, para além do que está no artigo.

3. Quais são as principais relações entre adoção de TI e produtividade, identificadas na literatura recente, de acordo com este artigo?

4. Qual evidência objetiva sustenta a afirmativa de que a adoção de tecnologias de informação aconteça em maior escala ou mais intensidade em firmas com maior capacidade financeira?

5. Quais evidências sustentam a afirmativa "a adoção de TI está fortemente associada ao nível de desenvolvimento regional brasileiro. As regiões desenvolvidas foram aquelas que apresentaram maior índice de adoção."?

6. Quais são os setores mais intensivos em conhecimento , segundo a Eurostat? A pesquisa confirmar que estes são os mais intensivos na adoção de tecnologias no Brasil? Que dados confirmam sua resposta?

7. De acordo com as informações presentes na Tabela 1 do artigo, quais empresas possuem empregados com maior produtividade?

8. Nos resultados da aplicação do modelo econométrico, qual o efeito do nível de educação formal sobre a produtividade do trabalho?

9. A adoção de TI afeta a produtividade? Qual a evidência originada do modelo econométrico que sustenta a resposta?

9o. Estudo Dirigido [Ed.9] Sobre o texto de Cardoso, Medeiros e Santo (2007)

Ed. 9 - CARDOSO, Léa Vaz; DE MEDEIROS, Josemar Xavier; DO ESPÍRITO SANTO, Ernani. Competitividade e coordenação no sistema agroindustrial exportador de mamão brasileiro: estudo de casos múltiplos. Revista de Administração, v. 42, n. 2, p. 178-191, 2007.

1. Explique com suas palavras como as estratégias adotadas pela firma adequam-se ao padrão de concorrência vigente na indústria considerada a ponto de gerar competitividade para as firmas?


10o Estudo Dirigido [Ed.10] Sobre o texto de Carvalho, Salles-Filho e Paulino (2006)

Ed. 10 - CARVALHO, S.M.P.; SALLES FILHO, S.; PAULINO, S.R. Propriedade intelectual e dinâmica de inovação na agricultura. Revista Brasileira de Inovação, v. 5, n. 2 jul/dez, p. 315-340, 2006.

1. Qual a importância da propriedade intelectual na dinâmica inovativa das firmas?

2. Diferencie conhecimento tácito de conhecimento codificado e indique, com base nos argumentos do texto, qual dos dois é mais importante para o estabelecimento e ampliação da competitividade das firmas?

3. Distinga Propriedade Industrial de Direitos de Cópia e Direitos Sui Generis. Explique por que a proteção de cultivares é um direito sui generis.

4. Explique o que é a Convenção da Diversidade Biológica.


11o Estudo Dirigido [Ed.11] Sobre o texto de Hoff et alli, 2010.

Ed. 11 - HOFF, D.N.; et. al. Percurso da difusão da inovação tecnológica no agronegócio: o caso do plantio direto no Rio Grande do Sul. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 477-502, dez., 2010.

1. Qual o papel das políticas públicas para o desenvolvimento e difusão de uma tecnologia?

2. Em que a tecnologia adotada contribuiu e contribui para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul?


12o Estudo Dirigido [Ed.12] Sobre o Texto de Campos et al. (2003)

Ed. 12 - CAMPOS, R.R. et al. Aprendizagem por interação: pequenas empresas em sistemas produtivos e inovativos locais. Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 51-66, 2003.

1. Qual a hipótese de partida do artigo? Ela é confirmada pelo estudo apresentado no artigo? Justifique sua resposta com argumentos retirados do artigo.

2. Qual o objetivo do artigo?

3. Qual é a noção de firma utilizada pelos autores e quais dos fatores fundamentais para o desenvolvimento da firma e de sua capacidade de resposta à mudança estão presentes na seção 2 do artigo?

4. Por que o enfoque de Sistema Local de Inovação é compatível com a noção de que os processos de inovação são caracterizados pelos processos de aprendizagem interativa?

5. Qual é o objetivo do quadro apresentado na página 9?

6. O que mais lhe chama atenção nos casos apresentados pelos autores na seção 3 do artigo? Você percebe aplicação do conhecimento aqui adquirido para pensar o desenvolvimento industrial da cidade onde pretende se estabelecer após a conclusão da graduação? Explique sua resposta.


13o. Estudo Dirigido [Ed.13] Sobre o Texto de Kon e Coan (2005)

Ed. 13 - KON, A.; COAN, D.C. Transformações da indústria têxtil brasileira: a transição para a modernização. Revista de Economia Mackenzie, v.3, n.3, p.11-34, 2009.

1. Que variáveis são usadas pelos autores para comprovar que a abertura comercial impôs mudanças radicais no processo produtivo da indústria têxtil, resultando na busca da inovação tecnológica representada por inovação de processo e de produto?

2. Na quarta seção do estudo, identifique:

a) Os objetivos da modernização via inovação;

b) As consequências da modernização.

3. Que elementos do modelo ECD são abordados no artigo? Organize-os de acordo com seu pertencimento a um destes itens: Condições Básicas, Políticas Públicas, Estrutura, Conduta e Desempenho.


14o. Estudo Dirigido [Ed.14] Sobre o texto de Montenegro et al. (1999, p. 161-178)

Ed. 14 - MONTENEGRO, R.S.P.; MONTEIRO FILHA, D.C.; GOMES, G.L. Indústria petroquímica brasileira: em busca de novas estratégias empresariais. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n.9, p. 161-178, mar., 1999.

O estudo setorial tem por objetivo "discutir a implementação de estratégias que pode levar a modificações estruturais na indústria petroquímica brasileira. Com base nisso, os autores encontram dois resultados. Apresente, sucintamente, os fatos que os levam a concluir:

1. Que existe no setor uma adoção de estratégias de diferenciação do produto.

2. Que existe no setor a busca por integração das cadeias industriais.




15o Estudo Dirigido [Ed.15] Sobre o texto de Azevedo e Silva (2002)

Ed. 15 - AZEVEDO, P.F.; SILVA, V.L.S. Franquias de alimentos e coordenação de cadeias agroindustriais: uma análise empírica. Revista de Administração, São Paulo v.37, n.1, p.51-62, janeiro/março, 2002.

Não será usado neste semestre.