Espeto especial para costela fogo de chão
Tu podes suspender a costela de praticamente qualquer jeito. Basta a costela estar homogeneamente perto do fogo, que ela vai assar e pronto!
Tem cuéra que pendura a costela numa espécie de cavalete. Tem gaudério que espeta a costela, enfim...
Mas com o auxílio de um bom espeto, preparado especialmente para este fim, o "trabalho" ficará muito mais fácil e prazeroso.
Desenhei um modelo de espeto que achei ideal para uma costela de médio a grande porte. Passei esse modelo ao serralheiro e num pealo estava pronto o espeto.
O custo do espeto, depende dos valores de mão de obra e custo do material na região do país em que se está.
Uma das perguntas que mais me fazem é:
Onde se compra este espeto?
Na verdade, será difícil tu achares pronto pra vender. Existe, mas é difícil achar.
Mas o fato é que a solução é fácil: basta imprimir o modelo abaixo e passar para um serralheiro. Qualquer serralheiro conseguirá fazer um espeto semelhante.
Veja abaixo (e utilize à vontade) o modelo que passei para o serralheiro:
Para ter mais ou menos idéia de como o espeto "articula", veja a imagem abaixo:
** Em breve, colocarei umas FOTOS dos espetos **