Resumo da intervenção de Gordon Brown no TEDx:
A web está a criar uma ética global que anteriormente não se poderia manifestar porque os factos não eram visíveis?
Há 200 anos o problema era a escravatura.
Há 150 anos era como as crianças teriam acesso à educação. (Reino Unido)
Há 100 anos na maioria dos países da Europa lutava-se pelo direito ao voto.
Há 50 anos a mobilização foi pelo bem-estar e pelo Estado-Providência.
Nos últimos 50/60 anos vimos o fascismo, anti-semitismo, racismo, aphertheid, a discriminação baseada no género e na orientação sexual, serem combatidos por campanhas que mudaram o mundo.
Hoje temos problemas globais como a pobreza, as crises financeiras, as alterações climáticas, o terrorismo, que nenhum Estado pode resolver sozinho.
Somos a primeira geração a ter as ferramentas da comunicação global. A ética global pode infundir justiça e responsabilidade necessárias para que as instituições globais funcionem. Temos a consciência de que é a última oportunidade para salvar o Planeta.
Seremos capazes de criar instituições globais capazes de resolver problemas globais?
O argumento é basicamente este: Nós temos meios para criar uma verdadeira sociedade global. As instituições desta sociedade global podem ser criadas pelo nosso trabalho. A ética global pode infundir a justiça e responsabilidade necessárias para que estas instituições funcionem, mas não devíamos perder a oportunidade de, nesta geração, trabalhar em todo o mundo, para criar instituições globais para o ambiente, e para a finança, para a segurança e para o desenvolvimento, que traduzam as nossas responsabilidades para com as outras pessoas, o nosso desejo de juntar o mundo, e a nossa necessidade de resolver os problemas que todos sabemos que existem.
Para concluir o O4 bastará escrever um discurso com 300 palavras no Google Docs, imaginando como justificará perante seus filhos, daqui a 30 anos, a sua atitude de (não) promoção da ética global.