Humpata

"A Humpata foi o núcleo da colonização «boer», iniciada em 1880 sob a administração local do alferes Artur de Paiva, que se manteria em funções até 1888, tendo ali casado com a filha do chefe da colónia «Boer», Jacquelina Botha.

Descendendo dos holandeses que se fixaram na África do Sul em 1652, a primeira colónia de 270 «boers», representada por 57 chefes de família, em que avultava a figura de Jacobus Botha, chegara à Huíla em 22 de dezembro de 1880.

Os «boers» instalaram-se primeiro nas regiões da Huíla e da Humpata, derivando em seguida para a Palanca, Caconda, Qué e Bié. 

Na Humpata, veio a fundar-se também uma colónia portuguesa, em 1883, com 41 colonos vindos da extinta colónia de Pungo-Andongo, a que se juntariam, em 1885, mais colonos madeirenses.

Esta vila manteve a sua importância militar e administrativa até que, em 2 de setembro de 1901, foi criado o distrito da Huíla, por desanexação do distrito de Moçamedes." in boletim da Câmara Municipal do Lubango.  

A marcofilia da Humpata

O primeiro selo conhecido do correio da Humpata tem uma marca manuscrita de 29-04-83. Como a localidade acabara de nascer, é evidente a não existência de qualquer marca.

selo do Jorge Cirne

 Por esta altura surge a marca administrativa da Humpata com a coroa real. São conhecidos dois ou três exemplares desta marca administrativa.

selo vendido no ebay

Em 1883 aparece um novo tipo de carimbo, de aspeto moderno, o esqueleto é constituído por dois círculos concêntricos, com o interior interrompido por duas cordas paralelas a formarem a ponte para a data, na parte superior lê-se "ESTAÇÃO POSTAL" e na parte inferior a denominação da localidade.

Novo tipo surge em 1893 que tende a generalizar-se pelas inúmeras estações de correio que as necessidades impostas do progresso vão abrindo para comodidade dos povos.

É conhecido, pelo menos, um sobrescrito datado de 1894.

Ao iniciar-se o novo século (1900) apareceu um novo modelo que iria generalizar-se por todas as estações de correio de Angola.

Sobrescrito enviado da Humpata (2-05-37) para Chicago com trânsito no Lubango, portes de 1$75 Ags.

 para cartas até 20 g., em correspondências para os países estrangeiros.

Esta marca só será substituída por outra em 1939, esqueleto A2 ornamentado por duas estrelas de cinco pontas, na parte superior a legenda "CORREIOS E TELEGRAFOS", no interior do círculo menor a legenda " ANGOLA" e na parte inferior a denominação da localidade.

Finalmente, em 1947, aparece um modelo de carimbo geral, ornamentado com duas cruzes e a legenda uniforme "C.T.T. ANGOLA"