E-Tutoria

Projeto de E-Tutoria (E-Tutorierung em alemão)

Trata-se de um projeto de tutoria eletrônica no qual alunos de alemão como LE (DaF) do Brasil e/ou Alemanha recebem feedback formulado por outros alunos do Brasil e/ou Alemanha. O Projeto é coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Marques-Schäfer e realizado com o apoio das alunas-bolsistas do Projeto CALIC e CALIC-Tech. Desde 2016.1, participam também do Projeto alunos da Escola Superior de Educação de Heidelberg, Alemanha (Pädagogische Hochschule/ PH-Heidelberg) sob a orientação da Profa. Dra. Katrin Biebighäuser.

Objetivos:

O Projeto busca, através de suas diferentes Edições, oferecer a todos os alunos envolvidos mais uma oportunidade de praticar conhecimentos linguísticos, culturais e didáticos adquiridos ao longo de seus cursos de licenciatura, e contribuir para a aprendizagem autônoma fora da sala de aula, a partir de uma forma de interação autêntica e gratuita realizada com diferentes recursos tecnológicos.

Público-Alvo:

O Projeto foi criado em 2014 e conta com a participação de alunos de Graduação em Letras, Português-Alemão, da Especialização em Ensino de Alemão, da UERJ, alunos de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) da Escola Superior de Educação de Heidelberg e alunos do Instituto de Romanística, da Universidade de Gießen, Alemanha.

Como funciona:

Em cada uma de suas Edições, alunos são convidados para atuar de forma voluntária como aprendizes ou como tutores. Atividades Pedagógicas são elaboradas e propostas pelas professoras-coordenadoras e/ou pelos próprios alunos-tutores. Os participantes que atuam como alunos devem realizar as atividades e manter contato com seus respectivos tutores que, por sua vez, são responsáveis por elaborar feedbacks. Aqui apresentamos maiores informações sobre as sete (7) diferentes Edições do Projeto já realizadas até 2016.1.

História:

A foto a seguir é do grupo de aprendizes de alemão como LE da UERJ, participantes da Edição VI do Projeto que se deu via E-Mail com uma turma de alunos-tutores da PH Heidelberg. Os alunos brasileiros reuniram-se com as professoras do Projeto CALIC Gabriela Marques-Schäfer, Anelise Gondar e Roberta Stanke para refletir em grupo sobre o intercâmbio virtual, sobre suas estratégias de comunicação e correção e sobre os benefícios do Projeto como um todo para seus respectivos processos de aprendizagem.

Participantes do Projeto