Hoje é tão importante falar da cultura e tradições ciganas também no mundo espiritual. As egrégoras espirituais ciganas já estão trabalhando a todo vapor. Até bem pouco tempo atrás estavam sendo sustentadas e amparadas pela Umbanda - religião acolhedora de todas as egrégoras espirituais. Mas atualmente já encontramos as egrégoras ciganas independentes da umbanda. Já estão surgindo as tsaras gitanas - ou tendas ciganas - que atuam exclusivamente com a espiritualidade cigana, com as energias originadas dos espíritos ciganos. Vou então começar a falar aqui de algumas dessas queridas entidades.
Vamos chamar este capítulo de Ciganos de A a Z. Caso você leitor tenha conhecimento de alguma entidade espiritual cigana que não esteja mencionada aqui, por favor nos deixe saber e conhecer para podermos divulgar e apresentar à toda comunidade cigana.
Para começarmos devemos entender algumas coisas sobre as entidades ciganas:
- tendas ciganas ou tsaras gitanas: não é uma religião e sim uma atividade espiritual.
- entidades espirituais ciganas não são e nem têm nenhuma semelhança ou afinidade com exus.
Os mal entendidos começaram a ocorrer por ocasião da chegada das primeiras entidades ciganas, as quais foram acolhidas pela umbanda, e assim as pessoas entenderam de forma equivocada surgindo aí a "confusão".
A explicação para isso é que, dentro da umbanda, o povo que mais se assemelha em comportamento (por serem livres, fumarem, beberem, serem muito alegres e festeiros) são os exus. Dessa forma antes que as egrégoras ciganas estivessem formadas, os espíritos ciganos foram chegando através da umbanda pelo portal dos exus. Mas não partilham dos mesmos trabalhos nem das mesmas vibrações.
- ciganos encarnados, principalmente os que habitam/habitaram o Brasil, são de religião católica, com crença e fé em N.Sra. Aparecida.
- Nos países hibéricos ou nos países orientais a religião afro-brasileira não existe. Portanto entidades ciganas não podem pertencer a umbanda e candomblé na Espanha, nos desertos ou na Índia. Os povos hibéricos em sua maioria são católicos. Os orientais em sua maioria são islamitas, budistas ou judeus. Dessa forma as egrégoras deveriam seguir a religiosidade de seus integrantes.
- o comportamento das entidadesespirituais ciganas dentro das tsaras/tendas não deve seguir em semelhança a de exus e pomba giras.
- a energia fundamental das entidades ciganas é de intuição, e de incorporação leve. Os trabalhos espirituais sempre são voltados para a prosperidade, para a saúde e para o amor.
- entidades ciganas normalmente trabalham - incorporadas ou não - com pedras, cristais, água, vinho, frutos e flores. Utilizam a cromoterapia e os passes energéticos.
As entidades espirituais ciganas, como em qualquer outra egrégora espiritual, estão à serviço de uma espiritualidade maior.
Assim como na umbanda existem as entidades de luz, no candomblé os orixás, nas egrégoras ciganas existem os mestres ciganos espirituais. Estes mestres espirituais, por trabalharem para a prosperidade, saúde e amor, estão à serviço da Mestria. Trabalham voltados para os mestres ascencionados por utilizarem cristais, pedras e cromoterapia.
Os principais mestres ciganos espirituais são:
Entidades ciganas com Responsabilidades de Chefes de Clâs
Cigana Madalena
Cigano Igor
Cigana Sarita
Cigana Ilarim
Cigano Manolo,
Cigana Natasha
Cigana Yasmim
Cigana Dolores
9. Cigana Zoraide
As demais entidades espirituais que forem citadas neste blog não têm privilégios ou menções especiais. Devemos entender que todas as entidades ciganas são de muita luz e prosperidade. Porém será difícil conseguir falar de todos sem esquecer de algum. Portanto escolhi alguns dentre aqueles que mais vêm se apresentando para trabalho nas tsaras para fazer um breve relato sobre suas vidas e seus trabalhos.